Como repor os drivers depois de uma atualização

Provavelmente já precisou de repor os driver porque dispositivo deixou de funcionar depois de uma actualização. É possível corrigir falhas no dispositivo após uma atualização de drivers mediante uma reposição, mas muitos utilizadores ficam desorientados para realizar o procedimento. No informatico.pt costumamos ajudar à distância, desde de que dispositivo com problemas não seja a placa de rede.

 

drivermax atualizar drivers atualizações

 

O que são os drivers do computador

 

Um driver de dispositivo ou driver de hardware é um grupo de ficheiros que permitem que um ou mais dispositivos de hardware se comuniquem com o sistema operativo do computador. Sem drivers, o computador não seria capaz de enviar e receber dados corretamente para dispositivos de hardware, como uma impressora.

Os sistemas operativos de hoje têm muitos drivers genéricos que permitem que o hardware funcione num nível básico sem a necessidade de drivers ou software. No entanto, se esse dispositivo tiver recursos desconhecidos para o sistema operativo, ele não funcionará sem drivers. Por exemplo, pode ligar qualquer teclado a um computador e esperar que ele funcione. No entanto, se esse teclado tiver botões ou recursos especiais, ele não funcionará até que os drivers sejam instalados.

Os drivers genéricos do sistema operativo podem não ser atualizados com a mesma frequência que os drivers de um fabricante de hardware ou de computador.

Se o driver apropriado não estiver instalado, o dispositivo poderá não funcionar corretamente. Para os utilizadores do Microsoft Windows, um conflito de drivers ou um erro pode ser visto no Gestor de dispositivos com uma marca amarela ou vermelha. Se forem encontrados problemas ou conflitos com um driver, o fabricante do computador ou o hardware lança uma atualização de driver para corrigir os problemas.

 

instalar drivers repor restaurar

Foto de Soonios Pro no Pexels

 

Porque os drivers deixam de funcionar

 

As atualizações de drivers são essenciais para a saúde do PC. As novas versões dos drivers costumam corrigir erros das versões anteriores, maximizar a compatibilidade com o sistema e otimizar o funcionamento dos dispositivos de hardware.

No entanto, algumas atualizações podem provocar falhas de funcionamento que precisem ser revertidas pelos utilizadores. Nestes casos, é comum sentir-se frustrado frente aos problemas que se apresentam e a necessidade de levar a cabo um procedimento que pode ser longo e difícil segundo o nível de conhecimentos informáticos de cada utilizador.

A solução é simples: voltar a utilizar a versão anterior dos drivers atualizados, processo conhecido como reposição de drivers. No entanto, a execução pode complicar-se quando existem múltiplos drivers em questão. O utilizador pode optar por testar sua paciência e fazer isso por meio do Windows ou contar com um programa especializado na gestão de drivers como DriverMax. Leia mais abaixo sobre as opções para realizar o procedimento.

 

Repor Drivers de um ponto de restauro do sistema

 

Mais que somente uma restauração dos drivers, trata-se de uma restauração de todos os ajustes do sistema. Com somente dois cliques, DriverMax realiza uma restauração completa na qual o dispositivo volta a ter as configurações que tinha no momento que salvou a última cópia de segurança do sistema.

Os backups são criados automaticamente de forma predefinida nas versões mais recentes do Windows ao instalar um novo app, driver ou atualização do sistema, mas também podem ser criados manualmente. O DriverMax também cria backups automaticamente quando um driver é atualizado.

A restauração não afeta ficheiros pessoais, somente os programas e aplicações, drivers e atualizações do sistema posteriores ao ponto de restauro.

 

 

 

Repor drivers de um backup criado anteriormente

 

Existem muitos programas que oferecem a opção de criar um backup dos drivers. Em alguns deles, é necessário procurar o ficheiro de backup. No entanto, no DriverMax basta selecionar a opção e na mesma interface aparecerá uma lista de backups que foram guardados de forma manual ou automática. A seguir, o utilizador precisa apenas de selecionar o backup desejado e clicar em “Carregar”.

 

Repor drivers utilizando uma reposição de driver

 

No caso de um único driver, e que o utilizador saiba qual, basta aceder às suas propriedades e clicar em “Reverter ao driver anterior…”. Portanto, não é necessário nenhum programa adicional. No entanto, frequentemente há mais de um driver que precisa ser revertido. Neste caso, o DriverMax também procura automaticamente os drivers passíveis de serem revertidos e lista-os para que o processo possa ser executado num só clique.

 

Repor drivers utilizando um já descarregado

 

Esta opção somente se aplica aos utilizadores que descarregaram novos drivers com um gestor de drivers como o DriverMax. O programa armazena todos os downloads anteriores, o que também permite voltar para uma versão anterior.

Os utilizadores que queiram descarregar o software para gerirem os controladores podem fazê-lo gratuitamente no site oficial do DriverMax. O software é completamente compatível com todas as versões do Windows, seja de 32 ou 64 bits, e conta com uma versão grátis sem limite de tempo com algumas prestações limitadas com relação a versão PRO.

 

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Informatico.pt

0

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo:

Brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Agendar

serviços informaticos ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato
x Logo: Shield
Este Site é Protegido Por
Shield