Como reparar grátis dobradiça partida de portátil – 8 passos

Como reparar grátis dobradiça partida de portátil - 8 passos 1

Se chegou até aqui talvez tenha um computador portátil com as dobradiças partidas. Provavelmente o seu portátil já não fecha corretamente porque a dobradiça entretanto soltou-se da tampa. As roscas de latão dos parafusos saíram do sítio. Partiram a caixinhas de plástico onde deviam estar dentro da tampa.

Infelizmente a reparação do portátil custa mais de 100€ porque ´necessário substituir a caixa da tampa em plástico por uma nova. No informatico.pt não recomendamos a substituição por uma usada porque muitas vezes também já vêm com mazelas. Ou seja, fica muito bonito durante uns tempos até acabar por voltar a acontecer o mesmo.

De facto, a substituição da tampa do portátil fica cara, principalmente porque já não se trata de um equipamento recente. Por isso talvez valha a pena tentar fazer uma reparação por si mesmo.

Como reparar grátis dobradiça partida de portátil - 8 passos 3Como reparar grátis dobradiça partida de portátil - 8 passos 5

>Mas porque partem as dobradiças dos portáteis?

A qualidade dos plásticos dos portáteis novos tem acompanhado a descida dos preços. Ou seja, a qualidade também tem diminuído. Por outro lado, a falta de atenção de alguns utilizadores tem resultado em acidentes, que partem e/ou danificam as dobradiças ou os apoios dos computadores. Com muita frequência chegam aos nossos serviços portáteis nessas condições.

Neste artigo vamos mostrar como pode tentar reparar as dobradiças do seu computador portátil sem gastar muito dinheiro. Ou melhor, praticamente de graça.

Etapa 1: Preparar as Ferramentas

Imagem dos itens necessários

Imagem dos itens necessários

  • Berbequim
  • Brocas
  • Serra de cortar ferro
  • Porcas de acoplamento de 3 mm
  • Parafusos curtos de 3 mm
  • Chaves de estrela
  • Alicate

Etapa 2: Perceba o que aconteceu

Imagem de determinar o que aconteceu

O diagrama anterior ilustra mais ou menos o que aconteceu com os suportes dos parafusos que prendem as dobradiças metálicas à tampa de plástico do seu portátil. Ou seja, mostra basicamente como o suporte da porca do parafuso saiu do sítio e como deveria estar.

De facto, perceber como é que a dobradiça saiu do lugar e deixou de cumprir a sua função, ajuda a tentar resolver o problema. Vamos então tentar reparar o problema de forma a que a tampa passe a abrir e a fechar normalmente sem termos de a segurar mais.

Etapa 3: Remover a moldura do monitor

Imagem de Remove Garnish

Imagem de Remove Garnish

Imagem de Remove Garnish

Agora, deve retirar a moldura da tampa do portátil que segura e tapa os cabos do monitor. O processo depende sobretudo do modelo do seu computador. Por exemplo neste portátil temos de desaparafusar 4 parafusos que estão nos cantos do ecrã. Mas antes é necessário retirar um pequeno adesivo para poder chegar aos parafusos. Depois de retirar os parafusos, basta com muito jeito soltar a moldura desencaixando-a a toda a volta do monitor.

Etapa 4: Remova os parafusos da dobradiça

Imagem de Remover os parafusos da dobradiça

Imagem de Remover os parafusos da dobradiça

Imagem de Remover os parafusos da dobradiça

Em seguida remova os parafusos da dobradiça que ainda está boa, se é que ainda tem alguma. Depois na dobradiça partida, tente retirar, por exemplo com um alicate, as porcas que estão agarradas aos parafusos.

Passo 5: Faça um furo e limpe os restos de plástico

Imagem de perfurar o buraco e limpar os restos da caixa de plástico

Imagem de perfurar o buraco e limpar os restos da caixa de plástico

Imagem de perfurar o buraco e limpar os restos da caixa de plástico

Imagem de perfurar o buraco e limpar os restos da caixa de plástico

Esta parte é a que mais custa, principalmente porque vai alterar a estética exterior do seu computador portátil. Mas ou abdica disso ou então manda substituir a tampa e paga mais de 100€.

No nosso caso, foi necessário fazer 2 furos pequenos de 3mm através da tampa do portátil. Os buracos devem ficar mesmo no centro das pequenas caixas plásticas que seguravam as porcas onde aparafusa os parafusos. De facto, precisava desses orifícios para poder inserir parafusos através da tampa para conseguir prender a dobradiça.

Lembre-se sobretudo que é um processo irreversível e por isso, se o decidir executar, certifique-se que é feito com todo o cuidado. Principalmente se não retirou o monitor da tampa e está a utilizar ferramentas como berbequim e afins. Não nos responsabilizamos por qualquer dano que possa inadvertidamente causar ao seu computador.

Mas vamos regressar à reparação. Se já abriu os buracos então para terminar esta etapa certifique-se que os buracos estão bem limpos. Ou seja, não têm rebarbas de plástico que podem atrapalhar na altura de colocar a porca de acoplamento e os parafusos.

Etapa 6: Instale a Porca de Acoplamento

Imagem de instalar porca de acoplamento

Imagem de instalar porca de acoplamento

Imagem de instalar porca de acoplamento

Imagem de instalar porca de acoplamento

Agora temos de preparar a porca de acoplamento de 3 mm cortando-a com uma serra para fazer os espaçadores de rosca de forma a substituir o invólucro ou caixas de plástico que partiram. Para isso basta apenas cortar a porca com o mesmo comprimento dessas pequenas caixas originais. Ou seja, no meu caso, cerca de 6 mm de comprimento.

Em seguida utilize um parafuso, também de 3 mm, para conseguir prender a porca de acoplamento à tampa do portátil. Esse parafuso não deve ultrapassar metade do comprimento da porca de acoplamento. Isto porque precisamos de algum espaço do outro lado da porca de acoplamento para conseguimos depois aparafusar as dobradiças.

Assim, depois de colocar as 2 porcas e aparafusar os 2 parafusos ficará com duas cabeças de parafuso na tampa do seu portátil. Pode ver no esboço da imagem anterior a visão lateral de como as porcas de acoplamento devem ser presas à tampa.

Passo 7: Volte a aparafusar a dobradiça

Imagem de Recolocar a dobradiça

Imagem de Recolocar a dobradiça

A fase pior já passou, agora é só voltar a colocar as dobradiças do seu portátil do sítio de onde nunca deveriam ter saído. Nesta reparação utilizamos uns parafusos e porcas de acoplamento de 3 mm. De facto eram um pouco maiores do que os parafusos originais. Por isso, tivemos de alargar um pouco os orifícios nas dobradiças para que os parafusos de 3 mm pudessem caber.

O esboço da última imagem mostra basicamente como ficou a montagem final da reparação das dobradiças.

Depois de voltar a aparafusar as dobradiças da tampa do monitor do seu portátil volte a encaixar e a aparafusar a moldura do monitor e a reparação está concluída.

Etapa 8: Disfrute do seu portátil

reparar dobradiça partida portátil

reparar dobradiça partida portátil

Pronto, a reparação está concluída. Por isso, se tudo correu bem, já irá conseguir voltar a abrir e fechar a tampa do seu computador portátil.

Sim, já não precisa de o segurar com muito cuidado quando o tenta abrir para conseguir trabalhar ou se divertir.

A única coisa que agora eventualmente o podem incomodar é o facto de existirem duas cabeças de parafusos na tampa do seu portátil.

Mas se isso o incomoda demais, para disfarçar pode sempre colocar um pedaço de fita isoladora preta nos parafusos. Ou então se achar suficiente pintá-los apenas da cor da tampa do seu portátil.

Se acha que este tutorial não foi suficiente então descubra no video a seguir mais alguma técnicas que pode utiliza para conseguir reparar eficazmente as dobradiças partidas dos seu portátil.

https://www.youtube.com/watch?v=bEW6Tw9T8cg

 

Conclusões:

O processo pode parecer fácil mas reconhecemos que para quem não está habituado a estas andanças, requer algum cuidado e engenho.

Por isso desejamos-lhe boa sorte com a sua reparação e esperamos que também funcione consigo. Caso contrário, pode sempre contactar-nos no informatico.pt.

Teremos todo o gosto em o tentar ajudar a reparar as dobradiças do seu portátil que teimam em não se dobrar…

Fonte: www.instructables.com

Como reparar grátis dobradiça partida de portátil - 8 passos
Como reparar grátis dobradiça partida de portátil - 8 passos 28

Se chegou até aqui talvez tenha um computador portátil com as dobradiças partidas. Provavelmente o seu portátil já não fecha corretamente porque a dobradiç

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato