Renomear, apagar ou mover ficheiros/pastas em utilização

Unlocker é uma extensão para o Windows Explorer (gestor de ficheiros do Windows) que facilita algumas tarefas relacionadas com ficheiros e pastas bloqueados pelo computador.

Com esta pequena aplicação, será acrescentada uma nova opção ao menu de contexto do Windows (acedido quando se clica com o botão direito do rato). A opção nova chama-se “Unlocker” e ao clicar sobre ela é possível aceder a novas opções dos seus ficheiros e pastas.

 

Pra que serve?

Muitas vezes queremos apagar um ficheiro ou uma pasta, e ao tentar fazê-lo, surge uma mensagem a avisar que não é possível, porque está a ser usado por outra pessoa ou por algum programa aberto, mesmo depois de termos fechado todos os programas.

É para isso que serve o Unlocker, ele é capaz de apagar ficheiros bloqueados pela utilização de outros softwares ou utilizadore.

Isto significa que nunca mais será preciso reiniciar o computador ou mesmo aceder ao Gestor de Tarefas para encerrar os processos dos programas ainda em execução no seu computador.

Basta clicar com o botão direito do rato, seleccionar a opção “Unlocker” e depois escolher o que deseja fazer com aquele ficheiro em específico.

Pressionar “OK” e pronto, o ficheiro ou pasta será removido por completo (inclusive da Reciclagem) do seu Computador.

 

Outros Recursos

Apesar do objectivo principal do programa ser a sua capacidade de excluir qualquer coisa, mesmo que bloqueada, também é capaz de realizar outras duas operações normalmente impossíveis de serem realizadas em ficheiros bloqueados: renomear e mover.

Renomear ficheiros

A mesma situação descrita anteriormente, para quando se deseja apagar um ficheiro, serve também para momentos em que é preciso alterar a sua localização ou o nome.

Então, ao invés da opção “Apagar”, selecionamos “Renomear” para mudar o nome de um ficheiro e “Mover” para escolher um novo local para o colocar.

Simplesmente isso. Alguns cliques e pouco tempo depois, teremos excluído definitivamente, alterado o nome ou o local de qualquer ficheiro e/ou pasta no nosso computador, mesmo que estejam bloqueados (independente do motivo).

 

Precauções

Apesar da grande funcionalidade do Unlocker, è necessário tomar algumas precauções quanto à sua utilização indiscriminada.

É importante ressaltar que um ficheiro apagado através deste aplicativo não pode ser recuperado da Reciclagem, porque o mesmo é apagado definitivamente, ou seja, não vai para a Reciclagem.

Para o recuperar, será necessário utilizar um software específico e mesmo assim não significa que o processo seja realizado com sucesso.

Além disso, devemos ficar atentos aos atalhos e outras aplicações que necessitem do caminho de um determinado ficheiro (como ficheiros de áudio e imagem em reprodutores e editores), pois ao alterarmos o nome ou então a localização de um determinado ficheiro, o seu endereço também é alterado, portanto devemos ficar atentos.

 

Atenção

No processo de instalação deve ter-se também o cuidado de não instalar as opções “Atalho enviar para” e “eBay shortcuts”.

Desmarque as opções para não instalar adwares



Clique para baixar Unlocker
Download

Importante

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.