Como reactivar plugins do Google Chrome

Na ultima actualização (42) o Google Chrome apareceu com algumas novidades, melhorias e correções de alguns bugs. Nesta que já é a segunda fase de uma grande mudança no browser da Google e que passa pela remoção do suporte à arquitetura NPAPI (utilizada por Java, Silverlight e tantos outros).

Plug-ins-erro-Google-Chrome

Na fase anterior os plugins tinham sido apenas bloqueados e os utilizadores podiam sempre executá-los clicando facilmente em “Executar desta vez” nos conteúdos que precisavam da utilização desses mesmos plugins.

Isto tudo porque a antiga API do Netscape é actualmente a principal responsável por alguns problemas como bloqueios, fraco desempenho, problemas de segurança, código complexo, entre outros. O objectivo do Google é conseguir que o Chrome seja ainda melhor e para isso quer utilizar tecnologias recentes como é o caso da PPAPI.

O processo de actualização não será igual em todas as plataformas. Assim, é interssante conhecer o processo para sabermos em que altura os ugins que utilizam a arquitetura NPAPI deixaram de ter suporte da Google.

 

Mac

1. A partir da versão 39 do Chrome, o mesmo passou a estar disponível somente em computadores Mac 64-bit. Consequentemente os plugins NPAPI 32-bit não funcionarão a partir da versão 39 em diante.2. Java ou outros plugins da mesma arquitetura (NPAPI) não funcionam na versão 42 do Chrome? Se estiver a usar a versão Dev ou Canary vai deparar-se com essa situação. Isso porque em ambas as versões deixou de haver suporte aos plugins que utilizam arquitetura NPAPI. No entanto tem duas alternativas:
Caso queira utilizar, é necessário instalar a versão estável e usar os plugins até o fim do suporte (Setembro deste ano).
Ou ativar uma flag para a permissão da execução de plugins NPAPI.

 

Linux

3. Não oferece mais suporte para NPAPI desde a versão 35 do Chrome.
Saying Goodbye to Our Old Friend NPAPI

 

Chromebooks

4. Não oferece suporte para NPAPI e obviamente não oferecerá.

 

Windows

5. Em setembro deste ano a Google irá remover completamente o suporte a plugins de arquitetura NPAPI do Windows, incluindo extensões que utilizam a arquitetura na Chrome Web Store.6. Em Abril o NPAPI será “desativado por padrão” e serão “despublicadas” extensões que exijam suporte à NPAPI.

No entanto pode ativar o suporte a NPAPI via flag (chrome://flags/#enable-npapi) ou no caso das empresas, via “politica de grupo”. Lembro que esta ‘substituição’ é recoemndada apenas para utilizadores avançados, sendo uma espécie de suporte nesta fase de transição da tecnologia enquanto os fornecedores de plugins ainda estejam a trabalhar na transição.
 

Como reativar?

Se por alguma razão precisar de utilizar os plugins: Java, Silverlight, Unity, Facebook Video ou outros explicamos a seguir como o deve fazer. No entanto esteja consciente que se trata de uma solução temporária já que no futuro será completamente removida. A Google recomenda que os utilizadores contactem os programadores dos  plugins que utilizam.

 

Utilizadores particulares

1. Digite: chrome://flags/#enable-npapi na barra de endereços e pressione Enter.

2. Na página que aparecer, por baixo do primeiro item (Ativar NPAPI) clique em Ativar.3. Será mostrada uma barra inferior, clique em Reiniciar agora.

Se por alguma razão este procedimento não funcionar, vá até ao topo da página e no lado direito clique no botão Redefinir tudo o padrão, reinicie o Chrome e repita novamente o processo.
 

Administrador de Sistemas

1. Aceda a este artigo da Central de Ajuda do Google Chrome.

2.1. Escolha o Modelo de Politica que deseja utilizar e faça o download (geralmente ADM).

3.1. Configure o modelo que escolheu seguindo as instruções do artigo.

4. Para finalizar o processo no Editor de Política do Grupo local, em ▼ Configuração do Computador├  ▼ Modelos Administrativos├ ▼ Modelos Administrativos Clássicos (ADM)▼ Google▼Google Chrome.

Agora no ecrã do lado direito, procure a politica: “Especifica uma lista de plug-ins ativados“.

2015-04-15_22-07-12 (1)

5. Agora basta configurar a politica, selecione Activado/Habilitado e em seguida clique em Mostrar. Digite o nome do Plugin na listae e clique em Ok, Aplicar, Ok.

2015-04-15_22-22-10 (1)
Está feito!
Lembro que não se trata de uma solução permanente, é apenas temporária. A partir de setembro deixará de funcionar. A única maneira de continuar a utilizar os plugins é não atualizar o Chrome para a versão 45 (em setembro) ou utilizar outro browser que tenha suporte para os seus plugins.

Qualquer dúvida ou problemas deixe um comentário.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.