Como mapear a cobertura Wireless

Quem já não suporta mais perder a sua ligação Wi-Fi ou desconfia que a rede que utiliza em casa não funciona correctamente deve usar o Ekahau HeatMapper que é uma boa solução para esses problemas.

O que se destaca no programa é a forma visual como nos mostra os pontos de acesso disponíveis, permite ao utilizador escolher a melhor localização para utilizar a rede.

O software também é uma boa ferramenta para detectar problemas nas redes sem fios, verifica se a senha de protecção está devidamente configurada ou se algum router está a influenciar a força do sinal. O utilizador deve incluir manualmente o mapa de localização da rede no programa.

Uma das principais dificuldades de que utiliza ligações Wi-Fi é encontrar pontos de acesso confiáveis em ambientes públicos. Alguns pontos ditos “gratuitos” cobram pela senha de acesso, e não bastando, é muito fácil perder a ligação por nos termos distanciado demais do router disponível.

O Ekahau HeatMapper resolve-lhe esse problema, ao mostrar a lista completa dos pontos de acesso disponíveis na proximidade. O software não se restringe apenas a mostrar as ligações disponíveis através de uma lista, cria também um mapa que mostra a localização do utilizador e a força de cada um dos sinais.

Desta forma, o programa serve como um verdadeiro GPS que indica os pontos de acesso disponíveis nas proximidades, permitindo que o utilizador evite problemas como interferências ou perca a conexão por se distanciar demais da origem. Ainda é possível verificar se a rede utilizada foi configurada corretamente e se há algum acesso não autorizado por outras pessoas.

O Ekahau HeatMapper serve como uma fonte confiável para detectar qualquer problema de configuração numa rede caseira. Além de verificar se as senhas de segurança foram configuradas de forma correta, o programa detecta a velocidade máxima disponível ou se há outros sinais que interferem no desempenho do aparelho utilizado.

Normalmente, o programa simplesmente mostra as redes disponíveis no formato de uma mancha, indicando seu alcance e o ponto de origem. Para facilitar o processo, o HeatMapper permite importar imagens com a planta de casas ou escritórios, que são utilizadas como plano de fundo para dar uma indicação mais precisa dos sinais disponíveis.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.