Como limpar o pó de um computador

Assim como o seu carro, a sua casa e até mesmo o seu corpo, o seu computador precisa de uma boa limpeza de vez em quando para evitar a formação de poeira e superaquecimento. Limpar um PC é fácil de fazer e leva apenas cerca de 20 minutos, por isso, hoje vamos abordar como limpar efetivamente o interior do seu computador de secretária.

Este artigo mostra como limpar completamente tudo dentro da caixa do computador. Não precisa necessariamente de remover a memória RAM e a placa de vídeo se não quiser. Recomendamos que limpe o seu computador regularmente.

Com que frequência devo limpar o meu computador?

Dependendo do seu ambiente, talvez seja necessário limpar o seu computador com mais ou menos frequência. Aliás, o local onde está o computador é uma variável importante. Manter o computador no chão permite que poeira, cabelo, células da pele e partículas de carpete entrem mais facilmente. Se mantiver o seu computador acima do chão – digamos, na sua mesa – as partículas são menos propensas a entrar.

Se fuma perto do seu computador, alcatrão, cinzas e outros resíduos podem se acumular nos ventiladores do computador e em superfícies internas. Livrar o seu computador dessas coisas a cada 6 meses pode aumentar o seu desempenho.

Se é o dono de um animal de estimação com pelo que se solta, convém limpar o computador com mais frequência. O interior do seu computador é muito suscetível a pelos que bloqueiam as ventoinhas e consequentemente a ventilação.

Em suma, se mantiver o computador fora do chão, não fumar e não tiver animais de estimação, provavelmente conseguirá limpar o seu computador apenas uma vez por ano. Se tiver qualquer uma destas coisas então, convém limpar o seu computador a cada 6 ou 3 meses. E, como sempre, se o seu computador começar a ficar mais quente que o normal, abra-o para verificar se há algum acumular de poeira ou cabelo e depois limpe-o.

1 – Preparar o computador para ser limpo

Não abra o computador enquanto ele estiver ligado ou com os cabos ainda ligados. É sempre mais seguro remover todos os periféricos, como cabos USB, cabos de áudio, cabos de vídeo e, especialmente, o cabo da alimentação. Sim, manter o cabo de alimentação ligado faz com esteja ligado à protecção de terra. Por isso normalmente é permitido deixá-lo ligado enquanto estiver a trabalhar dentro do computador. Mas, mesmo uma pequena umidade do ar comprimido que vai utilizar pode causar problemas se os componentes estiverem a receber energia. Por isso, na nossa humilde opinião é melhor desligar também o cabo da corrente eléctrica.

Em seguida, leve o seu computador para uma área bem ventilada, como o seu quintal ou garagem. Isto é especialmente importante se considera que o seu computador já acumulou muita poeira e possivelmente vai explodir. Respirar toda essa poeira que se acumulou não é nada bom para a sua saúde. Por isso, se estiver num espaço fechado, a poeira só vai entrar para os seus pulmões e acomodar-se nas suas coisas, incluindo o computador que está a tentar limpar.

Se está num espaço limitado, então será boa ideia ter por perto um aspirador. Não para limpar o seu computador por dentro mas para uma limpeza rápida depois. E se está preocupado com a inalação de poeira, pode sempre arranjar uma máscara de poeira barata por menos de 5€.

2 – Reunir as ferramentas para limpar o computador

Antes de começar a abrir a caixa do seu computador, irá precisar de reunir as suas ferramentas de limpeza. É altamente recomendável não utilizar um aspirador para limpar a poeira dos componentes do computador. Isso pode criar um acumular de estática e possivelmente fritar os componentes elétricos importantes da sua placa-mãe, placa de vídeo ou outros. É apenas uma má idéia, por isso poupe-se a esta agonia e arranje uma lata de ar comprimido.

Dito isso, não se esqueça que um aspirador pode ser útil se estiver a limpar o seu computador. Ligue o aspirador e segure a mangueira perto, mas sem tocar no seu Computador. Sopre a poeira do PC na direção da mangueira do aspirador, para que o vácuo possa sugar a maior parte dessa poeira.

Existem algumas ferramentas que irá precisar para conseguir limpar eficazmente o seu computador:

  • Conjunto de chaves (fenda e extrela)
  • Lata de ar comprimido
  • Pano de limpeza
  • Fitas de amarração (opcional)
  • Tesoura (opcional)
  • Cotonetes de algodão (opcional)
  • Pasta térmica (opcional)
  • Lápis ou caneta (opcional)

Um de nossos leitores, Carlos, sugeriu utilizar-mos um pincel pequeno para varrer a poeira onde o ar comprimido simplesmente não chega. Algumas dessas ferramentas são opcionais, então estresse se não não as tiver. Nós, no informatico.pt temos que tê-las todas para conseguimos fazer um ótimo trabalho. Mas no caso da maioria dos utilizadores a ferramentas básicas são mais que suficientes.

3 – Abrir a caixa do Computador

Agora que já está numa área bem ventilada com todas as suas ferramentas reunidas, podemos iniciar o processo de preparação abrindo a caixa do seu computador. Todas as caixas de computadores são diferentes. Se nunca abriu o seu antes e está a ter problemas para o conseguir abrir, consulte o manual do seu computador ou tente procurar guias on-line especificamente sobre a abertura do seu modelo.

A caixa que estamos a utilizar neste guia é um Sigma Luna WB e, como na maioria dos casos, basta desparafusar 2 parafusos e deslizar o painel lateral para fora. Observe que, se o seu painel lateral tiver um ventilador ligado, talvez seja necessário tirar os cabos de alimentação para o conseguir desligar completamente.

Para facilitar o processo de limpeza, é melhor remover todos os componentes que possam ser facilmente removidos. A maioria dos computadores de secretária permite-lhe tirar as placas de memória RAMs, de vídeo e os discos rígidos. De facto, não precisa de fazer isso, mas pode limpá-lo com mais cuidado se o fizer.

Nesta fase recomendamos que não retire o processador do seu computador. Isto porque a pasta térmica que ele tem para transferir o calor da parte superior para a ventoinha depois também tem de ser substituída. Mas se tiver pasta térmica e quiser remover o seu processador, certifique-se de limpar bem a antiga com álcool e um pano macio. Em seguida, aplique uma nova camada de pasta térmica assim que terminar de limpar o seu computador.

De facto, a maioria das pessoas não precisa de retirar o ventilador do processador. Simplesmente não faz sentido, considerando que praticamente nenhuma poeira entra no soquete do processador. Mas se está a limpar a fundo o seu computador, porque não fazer já tudo? A escolha é sua.

4 – Limpar os componentes do Computador

Para iniciar o processo de limpeza, comece com os periféricos que acabou de remover. Pegue na lata de ar comprimido e pressione o gatilho para liberar uma boa quantidade de ar numa área com muito pó acomulado. Nas fotos anteriores estamos a limpar uma placa de vídeo antiga que nunca recebeu muita atenção. Pode verificar que tinha alguns montes de poeira acumulada em volta das portas DVI. Se estiver a limpar uma placa de vídeo com um ventilador, poderá utilizar uma caneta ou um lápis para evitar que as lâminas girem enquanto sopra o ar comprimido.

Em seguida, vamos começar a limpar o interior da caixa do seu computador. Comece por retirar qualquer partícula de poeira que possa ter encontrado dentro dos slots da memória RAM. Aponte a sua lata de ar comprimido para um slot de memória RAM, pressione o gatilho e direcione a ponta do ar por baixo do slot. Repita isso para cada slot da placa-mãe da caixa do seu computador.

Agora vamos passar para os componentes mais críticos, como por exemplo a ventoinha do seu processador e da fonte de alimentação. Mais uma vez, recomendamos que utilize uma caneta ou um lápis ao limpar as ventoinha para evitar que as lâminas girem. Depois utilize a sua lata de ar comprimido para soprar as partículas de poeira que estão soltas.

Aliás, também pode utilizar um cotonete para conseguir limpar melhor as ventoinhas, esfregando-o contra as lâminas para agarrar as partículas de poeira. É um pouco chato de se fazer, mas no final irá conseguir um resultado bom com uma ventoinha limpa.

De facto, o fundo da caixa do seu computador, terá acumulação de poeira. Assim, pode começar já por soprar a maior quantidade de poeira com o seu ar comprimido. Se ainda houver poeira presa na caixa, então pode utilizar um pano úmido para a conseguir limpar completamente. Mas verifique sempre se o seu pano não está molhado, mas apenas úmido. Repita este passo para todos os cantos da caixa do seu computador.

Por fim, não se esqueça de limpar também outras ventoinhas, portas ou componentes que o seu computador possa ter.

O seu computador tem uma ventoinha muito importante para o seu arrefecimento? Então, não tenha medo de utilizar um cotonete com um pouco de álcool isopropílico para limpar as suas lâminas. Depois tente girar a ventoinha para garantir que as lâminas se movem livremente depois da limpeza. Se não o fizerem, provavelmente é melhor substituir essa ventoinha.

5 – Organizar os Cabos do Computador (Opcional)

O próximo passo é opcional mas muito recomendado especialmente para computadores personalizados. Ao contrário dos computadores que vêm assemblados de fábrica, os personalizados muitas vezes não vêm com um tipo de cabeamento bem ajustado e que se encaixa perfeitamente. A melhor maneira de tornar a sua caixa mais segura e organizada é usar fitas de amarração zip. Aliás, ninguém gostaria que a ventoinha do processador ou qualquer outra ventoinha parasse. Principalmente por causa de algum cabo que não estava devidamente organizado ou arrumado.

Para começar, precisa de um pacote de fitas de amarração zip. De facto, não importa o tamanho ou cor que possam ter. O importante é consigam segurar eficazmente os seus cabos no sítio de forma organizada. No nosso caso estamos a utilizar fitas de 4 polegadas.

Assim, comece por desligar todos os cabos que precisam de ser organizados e amarrados. Certifique-se de anotar como é que eles estão ligados. Se calhar o melhor é tirar umas fotos antes para sua referência depois quando os quiser voltar a ligar.

Depois, quando tiver um cabo ou um conjunto de cabos agrupados ao seu gosto, enrole à volta uma fita de amarração e passe a ponta fina pelo fecho para a prender. Depois, puxe a ponta fina da fita até não conseguir apertar mais. Pegue na sua tesoura e corte o excesso da ponta da fita que sobrou.

Repita este passo para o maior número de cabos possível. Depois pode arrumalos de forma a reduzir a sua visibilidade e dar uma aparência mais limpa às vísceras do seu computador. Aliás, a arrumação dos cabos também pode interferir na eficacia do sistema de refrigeração do seu computador. Por isso tente manter sempre tudo limpo e organizado possível, isto se quer ter um computador com um bom desempenho.

6 – O Antes de o Depois de limpar o Computador

Finalmente volte a ligar todos os seus cabos novamente nos soquetes corretos. Tem dúvidas e já não se lembre dos sítios correctos? Ok, então é melhor consultar as fotografias que tirou de antes. Assim evitará fazer asneiras e ligar um cabo no sítio errado. Lembre-se também de voltar a colocar todos os periféricos que retirou antes da limpeza. Como por exemplo a placa gráfica e as placas de memória RAM.

Conclusões

Resumindo, depois desta limpeza, o seu computador irá ficar tão limpo quanto era quando era novo. Conseguirá livrar o seu computador da poeira, cabelo, partículas de pele e muito mais. Os seus cabos já devem estar bem organizados e afastados das ventoinhas e outros componentes mais sensíveis. Por isso, se estava a ter problemas de aquecimento com o seu computador, irá começar a notar que conseguiu resolver isso eficazmente. E não se esqueça de voltar a limpar o seu computador a cada 3 a 6 meses para conseguir manter o seu desempenho!

Já teve de limpar um computador muito sujo ?

Conte-nos a sua experiência e como fez para o limpar …

post_title
post_excerpt
Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:
cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato