Como Limpar e acelerar o PC com o CCleaner

Com a utilização normal do o seu PC vai acumulando ficheiros que podem ser apagados de forma segura, utilizando por exemplo o CCleaner.

Este programa gratuito da Piriform, é um dos mais conhecidos do género. para começar porque realmente funciona, limpando os ficheiros desnecessários, o ficheiro de registo do Windows, entre outras opções, deixando o PC mais leve e rápido. Depois porque é gratuito e toda a gente adora um programa gratuito.

CCleaner

O CCleaner pode, e deve, ser usado de forma regular para manter o “lixo” fora do o seu sistema operativo. Pode por exemplo definir que todas as semanas ou todos os meses corre o programa de limpeza. Quanto mais tempo deixar entre cada limpeza maior será a quantidade de “lixo” que se vai acumular no o seu PC.

Para utilizar o programa só tem de aceder ao website do CCleaner e descarregar o programa informático através do botão verde de “Free Download”. Na página a seguir é-lhe mostrada uma tabela com a comparação das diferentes versões mas a gratuita já tem boas potencialidades.

Depois de instalar e abrir o programa tem acesso a um menu do lado esquerdo onde tem as diversas opções: Cleaner, Registry, Tools, Options e Upgrade.

Neste caso simplesmente interessam as duas primeiras.

Através da opção “Cleaner” o programa vai fazer uma análise ao o seu PC e pesquisar ficheiros temporários, documentos recentes, cookies, dados obsoletos, histórico de downloads, entre outros tipos de ficheiros que podem ser apagados. Aqui pode optar por que itens que analisar e que posteriormente poderá eliminar. Quando a análise terminar é-lhe mostrado os resultados a dizer quanto espaço total é que pode disponibilizar, sendo também informado do que vai ser apagado e de quanto espaço ocupa cada um dos itens. Se estiver em consonância só tem de clicar no botão “Run Cleaner”.

A segunda opção também faz uma otimização ao o seu sistema operativo, mais propriamente ao registo do Windows. Aqui é guardada toda a informação do Windows, nomeadamente a informação dos ficheiros que abre, dos programas que tem instalados e dos que já teve, definições de sistema, etc. Com a utilização normal vai acabando por acumular aqui informação que já não tem qualquer interesse. O CCleaner vai eliminar esta informação desnecessária tornando o o seu sistema mais limpo e rápido.

Porém, devido à importância do registo do Windows para o funcionamento do sistema operativo, se não se sentir seguro não corra a ferramenta de limpeza do registo. Uma alteração errada pode deixar o Windows sem funcionar. No mínimo antes da execução faça o cópia que a ferramenta recomenda.

Neste momento já tem o o seu PC mais limpo e, possivelmente, rapidamente.

Fonte: Maistecnologia

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.