Como Limpar e acelerar o PC com o CCleaner

Com a utilização normal do o seu PC vai acumulando ficheiros que podem ser apagados de forma segura, utilizando por exemplo o CCleaner.

Este programa gratuito da Piriform, é um dos mais conhecidos do género. para começar porque realmente funciona, limpando os ficheiros desnecessários, o ficheiro de registo do Windows, entre outras opções, deixando o PC mais leve e rápido. Depois porque é gratuito e toda a gente adora um programa gratuito.

CCleaner

O CCleaner pode, e deve, ser usado de forma regular para manter o “lixo” fora do o seu sistema operativo. Pode por exemplo definir que todas as semanas ou todos os meses corre o programa de limpeza. Quanto mais tempo deixar entre cada limpeza maior será a quantidade de “lixo” que se vai acumular no o seu PC.

Para utilizar o programa só tem de aceder ao website do CCleaner e descarregar o programa informático através do botão verde de “Free Download”. Na página a seguir é-lhe mostrada uma tabela com a comparação das diferentes versões mas a gratuita já tem boas potencialidades.

Depois de instalar e abrir o programa tem acesso a um menu do lado esquerdo onde tem as diversas opções: Cleaner, Registry, Tools, Options e Upgrade.

Neste caso simplesmente interessam as duas primeiras.

Através da opção “Cleaner” o programa vai fazer uma análise ao o seu PC e pesquisar ficheiros temporários, documentos recentes, cookies, dados obsoletos, histórico de downloads, entre outros tipos de ficheiros que podem ser apagados. Aqui pode optar por que itens que analisar e que posteriormente poderá eliminar. Quando a análise terminar é-lhe mostrado os resultados a dizer quanto espaço total é que pode disponibilizar, sendo também informado do que vai ser apagado e de quanto espaço ocupa cada um dos itens. Se estiver em consonância só tem de clicar no botão “Run Cleaner”.

A segunda opção também faz uma otimização ao o seu sistema operativo, mais propriamente ao registo do Windows. Aqui é guardada toda a informação do Windows, nomeadamente a informação dos ficheiros que abre, dos programas que tem instalados e dos que já teve, definições de sistema, etc. Com a utilização normal vai acabando por acumular aqui informação que já não tem qualquer interesse. O CCleaner vai eliminar esta informação desnecessária tornando o o seu sistema mais limpo e rápido.

Porém, devido à importância do registo do Windows para o funcionamento do sistema operativo, se não se sentir seguro não corra a ferramenta de limpeza do registo. Uma alteração errada pode deixar o Windows sem funcionar. No mínimo antes da execução faça o cópia que a ferramenta recomenda.

Neste momento já tem o o seu PC mais limpo e, possivelmente, rapidamente.

Fonte: Maistecnologia

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.