Como limitar a utilização dados móveis – Datally

Em novembro da ano passado o Google publicou uma aplicação móvel Datally que tem como objectivo a economia de dados móveis. É destinada sobretudo a mercados emergentes em que os utilizadores normalmente têm cartões SIM pré-pagos e não têm acesso a planos ilimitados de dados.

A aplicação permite aos utilizadores controlarem basicamente quais as aplicações que podem utilizar o serviço de dados do seu equipamento. O resultado médio foi uma poupança de cerca de 30% na utilização de dados durante o teste piloto que fizeram na altura. Neste momento a poupança é em média 21% dos dados móveis consumidos.

O Google acaba de publicar para a aplicação Datally uma nova atualização com diversos novos recursos que ajudarão os utilizadores a reduzir ainda mais o consumo de dados.

Um dos principais recursos é a introdução de limites diários, que permitem controlar o utilização de dados por dia. Serve sobretudo para se criarem melhores hábitos em relação ao consumo de dados, para que não gaste dados acidentalmente num dia e depois fique sem mais dados disponíveis para o fim do mês.

De facto, o Google quer cada vez mais disponibilizar aos seus utilizadores dados e ferramentas sobre o seu próprio comportamento, na utilização dispositivos móveis, de forma a combater a natureza viciante dos smartphones.

A empresa tem publicado novos recursos de gestão de tempo aos seus utilizadores do sistema Android, bem como novos recursos para os ajudar a silenciar os seus telefones na altura de irem dormir.

Também tem programas para os pais limitarem o tempo que os seus filhos utilizam os ecrãs.

Embora o objectivo principal da aplicação Datally seja sobretudo a poupança de dados, qualquer um de nós  reconhece que muitas vezes é fácil sermos absorvidos pelo smartphone e perdermos mais tempo do que aquele que queremos gastar e, consequentemente, mais quantidade de dados móveis.

Outro novo recurso da aplicação Datally e a sua capacidade de ativar um modo que permite controlar a quantidade de dados que alguém gasta quando emprestas o seu telefone. É sobretudo útil em situações em que os telefones são partilhados entre os membros da família.

O recurso “Aplicações não utilizadas”, mostra-lhe as aplicações que deixou de utilizar, mas que ainda podem estar a consumir dados. O Google afirma que para muitas pessoas, 20% do consumo de dados móveis é com aplicações que utilizam dados mas que não são abertas há mais de um mês. Esta nova funcionalidade de “Aplicações não utilizadas” encontrará os culpados do consumo indevido de dados e permite-lhe desinstalá-las.

Datally_Wi-Fi_Map.max-1000x1000

Finalmente, um novo mapa Wi-Fi mostra-lhe todas as redes Wi-Fi próximas para que encontre pessoas com um bom sinal e pare de utilizar os seus dados móveis.

Embora a aplicação Datally seja utilizada para ajudar os “próximos biliões de utilizadores” a aceder ao mundo on-line, não se limita apenas aos mercados emergentes. Qualquer pessoa apreensiva com a utilização excessiva de dados pode utilizar esta ferramenta para ajustar as suas aplicações aquilo que considera aceitável.

Mais funcionalidades estão a ser planeadas para a aplicação Datally, diz o Google.

A aplicação para Android, que foi descarregada por mais 10 milhões de utilizadores, é grátis e pode ser descarregada no Google Play.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.