Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Neste artigo, aprenderemos a instalar o Oracle Database 18c no Windows 10 Enterprise para pesquisa e educação.

Antes de começarmos a instalar, precisamos conhecer os requisitos mínimos para o Oracle Database 18c.

Requisitos Mínimos de Hardware do Windows x64

Arquitetura do sistema: Procesador: AMD64 e Intel EM64T

Memória física (RAM): mínimo de 2 GB

Memória virtual (swap):

  • Se a memória física estiver entre 2 GB e 16 GB, configure a memória virtual para 1 vez o tamanho da RAM
  • Se a memória física for maior que 16 GB, configure a memória virtual para 16 GB

Espaço em disco:

  • Total de Tipo de Instalação Típica: 10 GB
  • Total de Tipos de Instalação Avançada: 10 GB

Adaptador de vídeo: 256 cores

Resolução do ecrã: mínimo de 1024 X 768

É importante saber que o Oracle Database 18c está disponível apenas para sistemas Windows de 64 bits, assim como para o Oracle 12c. Portanto, não podemos instalar o Oracle Database 18c no nosso PC se ele estiver a executar um sistema operativo Windows de 32 bits.

Além disso, o Oracle Database 18c só está disponível para o Windows 10 Professional, Enterprise e Education Editions. Isso significa que não podemos instalar o Oracle Database 18c se estivermos a utilizar o Windows 10 Home Edition.

Como mencionamos anteriormente, estaremos a instalar o Oracle Database 18c na versão Windows 10 Enterprise de 64 bits, mas se quiser instalá-lo no Windows 7 ou 8, poderá seguir estas etapas, pois o processo de instalação é o mesmo, mas primeiro verifique a compatibilidade.

Descarregar o software da OTN

Para instalar o Oracle Database 18c, temos que descarregar o software, o que podemos fazer acedendo à página do OTN:

http://www.oracle.com/technetwork/database/enterprise-edition/downloads/index.html

Aceite o contrato de licença e escolha a versão do Windows para download -> Clique no ficheiro 1

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Para descarregar os ficheiros, devemos fazer o login no site da Oracle. Se tivermos uma conta válida neste site, podemos fazer o download do software; caso contrário, podemos registrar-nos na página e criar uma conta, que é totalmente gratuita.

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Depois de preencher o nome de utilizador e a senha e clicar no botão Entrar, os ficheiros começam a ser descarregados automaticamente.

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Como podemos ver o ficheiro é compactado.

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Extraindo os ficheiros

Para prosseguir para a próxima etapa, precisamos de extrair o conteúdo do ficheiro, mas antes disso é muito importante saber que, com o Oracle 11g ou 12c somos autorizados a definir a localização do nosso diretório db_home, mas a partir do Oracle Database 18c existe um novo conceito: Instalação baseada em imagem.

Na Instalação Baseada em Imagem, o Oracle Universal Installer do 18c toma a localização do nosso ficheiro setup.exe e o atribui como seu local db_home. É por isso que antes de começarmos a extrair o conteúdo deste ficheiro, primeiro precisamos de decidir onde queremos criar o nosso diretório db_home.

De facto, nós não queremos criar nosso db_home na pasta de downloads. É por isso que primeiro criaremos uma pasta dentro da unidade C:\ e nomearemos Oracle18c .

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

O nome desta pasta não pode conter espaços.

Agora vamos extrair o conteúdo do ficheiro que acabamos de descarregar nesta pasta. Como o ficheiro tem aproximadamente 10 GB de tamanho, esse processo de extração levará algum tempo.

Antes de iniciar a instalação do Oracle Database 18c, precisamos de verificar se estamos ligados no nosso Windows como um utilizador de Administração. Se não o fizermos, devemos efetuar login no nosso Windows como um utilizador Administrativo. Não fazer isso causará um erro de instalação que interrompe todo o processo.

Instalação do Oracle Database 18c

Para iniciar a instalação do Oracle Database 18c, devemos primeiro ir à pasta Oracle18c ; por exemplo, no meu caso, C:\Oracle18c e localizar o ficheiro setup.exe.

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Clique com o botão direito do rato no ficheiro setup.exe e escolha executar como administrador.

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Depois, é-nos apresentado duas opções de instalação.

Tipos de Instalação:

A primeira é “Criar e configurar uma base de dados de instância única”. A escolha desta opção não apenas configurará um Oracle Database Server em nossa máquina, mas também criará uma base de dados inicial. Podemos escolher essa base de dados para fins de aprendizagem.

A segunda opção é “Configurar apenas software”. Como o nome sugere, ele só irá configurar o software Oracle Server na nossa máquina. Nenhuma base de dados será criada. Precisamos de criar a base de dados manualmente e utilizar o utilitário DBCA. Escolhemos esta opção quando estamos a configurar um RAC ou a planear realizar uma atualização.

Para a nossa demonstração, vamos escolher a primeira opção, que irá configurar o software, bem como criar uma base de dados.

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Clique no botão Avançar para passar para o próximo ecrã.

Depois aparece uma janela com duas opções para as classes.

Tipos de Classes:

Desktop class: Escolhemos esta opção se estivermos a instalar num computador portátil ou de secretária. Esta opção inclui uma base de dados inicial e permite uma configuração mínima.

Server class: Escolhemos esta opção se estivermos a instalar num servidor, que a Oracle define como um sistema de produção. Esta opção permite-nos opções de configurações mais avançadas.

Selecionamos a primeira opção, Desktop class, já que vamos instalar o Oracle Database 18c no Windows 10 Enterprise 64bit.

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Clique no botão Next para ir para o próximo ecrã.

Nesta janela “Oracle Home User” o servidor Oracle irá criar quatro grupos de utilizadores do Windows.

Tipos de Utilizadores:

Conta Virtual de utilizador: Neste tipo de conta trata-se de uma instalação do Oracle Home User para Oracle Database Single Instance. A conta permite-nos instalar o Oracle Database e criar e gerir os serviços de base de dados sem senhas.

Utilizar um utilizador existente do Windows: Neste tipo de conta pode ser um utilizador local do Windows, um utilizador de domínio do Windows ou uma conta de serviços geridos do Windows (MSA). Devemos fornecer um nome de utilizador e uma senha para o utilizador local ou de domínio do Windows. Para a conta do MSA, que é uma conta de domínio gerida, só precisamos fornecer o nome de utilizador. Para uma base de dados Oracle RAC ou uma instalação do Oracle Grid Infrastructure, só podemos utilizar uma conta de utilizador de domínio do Windows.

Criar novo utilizador do Windows: Aqui, precisamos fornecer o nome de utilizador e a senha do utilizador local do Windows que queremos que o Oracle Universal Installer crie e, em seguida, confirmar a senha. O novo utilizador que é criado é negado privilégios de logon interativo para o computador com Windows. No entanto, um administrador do Windows pode gerir essa conta como outras contas do Windows.

Utilizar a conta interna do Windows: Nesse caso, nenhum nome de utilizador ou senha é necessário. A Oracle cria o Windows Services a utilizar contas internas do Windows (LocalSystem ou LocalService).

Para instalações do servidor de bases de dados, a Oracle recomenda que utilizemos uma conta de utilizador padrão do Windows (em vez de uma conta interna do Windows) como o utilizador do Oracle para aumentar a segurança.

Nesta etapa, criaremos um novo utilizador que será totalmente dedicado ao Oracle Database 18c. Selecionamos a terceira opção, “Criar um novo utilizador do Windows”.

Nome de utilizador: Oracle

Senha: <mypassword>

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Como mencionamos anteriormente, o utilizador recém-criado não recebe privilégios de logon no Windows, portanto, não fazemos login no Windows a utilizar essa conta. Vamos nomear esse utilizador como Oracle. No entanto, podemos gerir esse utilizador como qualquer outro utilizador do Windows que exista no computador.

Observe que não podemos alterar esse utilizador do Oracle Home depois que a instalação estiver concluída, portanto, tenha cuidado ao criá-lo.

Clique no botão Next.

Este passo é muito importante porque aqui vamos definir as configurações de instalação.

Escolher o local da Instalação

O Oracle Base é um diretório de nível superior para instalações de software Oracle. Podemos definir qualquer local que desejemos como o nosso Oracle Base.

O Software Location é o caminho inicial do Oracle onde os ficheiros binários do Oracle Database para esta instalação serão colocados. Antes do 18c, podiamos definir esse local do Oracle Home, mas agora, como podemos ver, o local já está definido e não podemos modificá-lo.

O instalador define o local dos ficheiros de instalação e marca-o como o local do Oracle Home. É por isso que extraímos os nossos ficheiros de instalação para um diretório separado.

O Database File Location é o local onde os ficheiros da base de dados Oracle, como ficheiros de dados, ficheiros log, ficheiros de controlo, ficheiros de parâmetros do servidor e ficheiros de senhas, são guardados. Esses são os ficheiros mais importantes do Oracle Database. O local do ficheiro de dados padrão é “$ORACLE_BASE/oradata” para instalações de um único nó Oracle Real Application Clusters (Oracle RAC), instância única e classe de desktop. Para instalações Oracle RAC de vários nós, o local padrão está em qualquer ponto de montagem partilhado num conjunto de nós selecionado.

Neste caso nós vamos utilizar o local padrão.

Database Edition: Existem duas opções aqui. Enterprise Edition e Standard Edition

Neste caso vamos selecionar o Enterprise Edition.

Conjunto de caracteres: utilizaremos o padrão Unicode padrão.

A partir do Oracle Database 12c Release 2 (12.2), o conjunto de caracteres de uma base de dados criada a partir do modelo General Purpose/Transaction Processing ou Data Warehousing é conjunto Unicode AL32UTF8.

O que é o Unicode

Unicode é o conjunto de caracteres universal que suporta a maioria dos idiomas que existem atualmente no mundo. Ele também suporta muitos scripts históricos (alfabetos). Unicode é a codificação nativa de muitas tecnologias, incluindo Java, XML, XHTML, ECMAScript e LDAP. O Unicode é ideal para base de dados que suportam a Internet e a economia global.

Mais abaixo vão aparecer-lhe mais três campos, “Global Database Name”, “Password” e “Pluggable Database Name”, que são os mais importados. Vamos precisar deles depois para nos ligarmos à nossa base de dados. Portanto, é muito importante escrevê-los num sítio qualquer para não se esquecer.

“Global Database Name” é o nome que identifica a base de dados. Deve ser exclusivo para distinguir a base de dados de todas as outras base de dados dentro de uma rede.

De facto, o nome da base de dados global será o nome que irá servir para identificar a nossa base de dados SID. Vamos precisar disso para fazermos a ligação com a nossa base de dados quando utilizarmos ferramentas como o “Toad for Oracle”. Por padrão, é definido como ORCL.

Mas se quisermos, podemos alterar e dar qualquer outro nome. Mas lembre-se sempre que é uma boa prática escrever esse nome nalgum sitio para não se esquecer.

É normalmente composto por um nome exclusivo da base de dados (db_unique_name), um delimitador (um ponto) e um nome de domínio da base de dados (db_domain). Ou seja, basicamente o nome tem o seguinte formato: db_unique_name.db_domain.

Onde:

  • db_unique_name é o nome da base de dados. Pode conter no máximo 30 caracteres, desde que os oito primeiros caracteres sejam exclusivos. Os caracteres podem ser alfanuméricos (az, 0-9), sublinhado (_), dólar ($) e libra (#).
  • db_domain é o domínio do computador utilizado para a base de dados. Não deve conter mais de 128 caracteres; alfanumérico (az, 0-9), sublinhado (_), libra (#) e pontos (.).

Agora precisamos de inserir as senhas. Esta senha é para o privilégio de bases de dados SYS e SYSTEM, anote-a mais uma vez em algum lugar para depois se poder lembrar.

Requisitos mínimos de senha

Devemos escolher nomes de utilizador e senhas que atendam aos seguintes requisitos:

  • A senha não pode exceder 30 caracteres.
  • Não deve haver nenhum campo de senha vazio.
  • O nome de utilizador não pode ter a mesma cadeia de caracteres que uma senha.
  • A senha da conta SYS não pode ser change_on_install. (insensível a maiúsculas)

Recomendações de Senha

A Oracle recomenda as diretrizes a seguir quando for solicitada uma senha.

  • Contém pelo menos uma letra minúscula.
  • Contém pelo menos uma letra maiúscula.
  • Contém pelo menos um dígito.
  • Tem de ter pelo menos 8 caracteres de comprimento.
  • Utiliza o conjunto de caracteres da base de dados, que pode incluir os caracteres de sublinhado (_), dólar ($) e sinal de sustenido (#).
  • Não deve ser uma palavra real.

Em seguida, precisamos de verificar a opção “Create as Container database” para criar a nossa base de dados como uma base de dados de contêiner.

Pluggable Database Name: Aqui vamos ter de especificar que é o nome exclusivo para uma base de dados ligável, neste caso, utilizamos o nome padrão, orclpdb.

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Clique no botão Next.

Na próxima etapa, o Oracle Universal Installer (OUI) verificará os pré-requisitos, como a compatibilidade de hardware. Se tudo correr bem, podemos instalá-lo, mas se houver algum erro, o OUI mostrará os erros no ecrã seguinte. Mas, como podemos ver a seguir, não temos erros!

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Agora, clique no botão Instalar e a instalação do Oracle Database 18c será iniciada.

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Como o Oracle Database 18c é um software muito robusto, esta instalação levará algum tempo dependendo do nosso hardware.

A instalação está concluída.

Nesta instalação, não obtemos DBCA para criação de bases de dados, como fizemos com o Oracle 12c ou 11g. O novo Oracle Database 18c Universal Installer simplificou o processo.

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

A última coisa que precisamos fazer é copiar e guardar o link: https://localhost:5500/em

Este é o link para o Oracle Database 18c Enterprise Manager.

Agora já temos o Oracle Database 18c instalado na nossa máquina.

Como ligar-se à base de dados Oracle 18c com o Toad for Oracle

Abrimos a ferramenta “Toad for Oracle” e aparece-nos a janela de Login.

Utilizador/Esquema: SYS ou SYSTEM

Senha: <my_password>

Selecione o separador TNS: Database: ORACLR_CONNECTION_DATA

Ou pode selecionar o separador Direto:

Host: localhost

Porta: 1521

SID: orcl

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Agora, já podemos ver os objetos no nosso novo Oracle Database 18c.

Como instalar a base de dados Oracle no Windows

Conclusão

Chegamos ao final deste tutorial, onde aprendemos a instalar o Oracle Database 18c num ambiente Windows.

post_title
Como instalar a base de dados Oracle no Windows 1

post_excerpt

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

10 Responses

  1. Just desire to say your article is as surprising.

    The clearness in your post is just nice and
    i could assume you are an expert on this
    subject. Well with your permission allow me to grab your
    RSS feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the rewarding work.

  2. Boa Tarde,
    Quero iniciar-me em Oracle, estou a tentar instalar uma BD oracle numa Maquina Virtual Windows 8, no entanto não sei quais dos ficheiros fazer download na página do Oracle

    Oracle Database 11g Release 2 (11.2.0.1.0) for Microsoft Windows (x64)
    win64_11gR2_database_1of2.zip (1,213,501,989 bytes) (cksum – 3906682109)
    win64_11gR2_database_2of2.zip (1,007,988,954 bytes) (cksum – 1232608515)
    Possui 2 ficheiros preciso de instalar os 2?

    Preciso instalar o Client? Ou basta até só instalar o Client?
    Oracle Database 11g Release 2 Client (11.2.0.1.0) for Microsoft Windows (x64)
    win64_11gR2_client.zip (615,698,264 bytes) (cksum – 2947608743)

  3. Como se llama la paqueteria de ORACLE donde por medio de la web puedo empezar a diseñar formularios y todo lo relacionado se que es oracle 11g
    pero como se llama o cual es la direccion de el programa completo oracle + la interface de programación gracias

  4. Hola, pues eso, quisiera saber cual es la distro de linux en la que resulta mas facil instalar oracle 11g enterprise.. Y si pueden darme un link que les haya servido para instalarlo, seria genial!!

    Desde ya, muchas gracias!

  5. Boa tarde, em relação a licença em que momento ela é habilitada, no caso de uma instalação ja feita, onde posso incluir a licença para ficar legalizada?

    se puder me reponder no email: eduardo_jst@yahoo.com.br

    eu agradeço

  6. Ola, parabéns pelo artigo. São pessoas como você que fazem a diferença no quesito de transmissão de conhecimento. Você poderia me enviar por email o artigo com as figuras? (gmatuck@gmail.com).
    Obrigado.

  7. Amigo, será que pode me enviar o artigo por email ou acertar as imagens que não estão aparecendo?
    abraçoo

  8. Muito bom seu tutorial no entanto em algumas partes não consigo visualizar algumas img poderia me enviar este seu tutorial via email, fico no aguardo estou no segundo ano de Engenharia da computação e estou com dificuldades para instalar o Oracle apenas para fins didatico.

    Atencisoamente

    Augusto

  9. Parabéns amigo! Excelente artigo! Foi uma revisão quase que completa sobre a configuração do Oracle no Windows…
    Grande abraço..
    att
    FÁBIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS
Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato