Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Como guardar mapas completos do GoogleMaps

Provavelmente já precisou de guardar mapas completos do GoogleMaps. De facto, o O Google Maps é um dos serviços mais úteis da internet. Se tem de ir para algum lado e não sabe como lá chegar, basta procurá-lo no site para saber exactamente onde é e quais direcções deve tomar para encontrar ao local desejado.

descarregar mapas offline google maps

Foto de Element5 Digital no Pexels

 

Nestes casos, se não tem um dispositivo móvel, o que costuma fazer? A grande maioria das pessoas anotam as ruas por onde tem de passar num pedaço de papel ou pura e simplesmente imprimem a página inteira, o que dá uma visão bastante limitada do trajecto.

Saiba que existe uma maneira mais prática e simples de registar a forma de chegar ao destino desejado através do serviço de localização do Google. Com o Google Maps Saver, pode ter o mapa sempre à mão.

 

Como guardar Mapas offline

Pode parecer um exagero, mas o Google Maps Saver é uma espécie de serviço do Google em versão offline. Como assim? Simples, ele procura o local desejado e cria um ficheiro de imagem, que pode ser visualizado em qualquer altura, mesmo sem ligação à a internet.

 

guardar google maps offline no computador

Isto torna-se bastante prático, já que não é preciso estar com o trabalho de anotar todo o percurso ou imprimir uma grande quantidade de conteúdo inútil, basta apenas o mapa para que se consiga localizar. Com o Google Maps Saver “fotografa” o mapa, seja na visualização padrão do site, ou nos modos “Satélite” e “Híbrido”.

Além disso, também pode configurar a resolução do mapa e alterar o tamanho para o tamanho que melhor lhe convier. Assim pode facilmente salvar a imagem e imprimi-la num pequeno pedaço de papel ou utilizar a figura do Google Maps em grande escala. O próprio programa já possui algumas medidas prontas, mas pode inserir qualquer medida.

 

guardar google maps offline no computador

 

Outra vantagem do Google Maps Saver são as extensões. Apesar de possuir apenas cinco tipos de ficheiros (JPEG, PNG, BMP e TARGA), pode determinar a qualidade do mapa em algumas das extensões. No caso da JPEG e PNG, é possível salvá-las em alta, média e baixa qualidade.

 

guardar google maps offline no computador

Mapa: Gigante jpeg

 

Como descarregar mapas do Google Maps

A aplicação possui uma irritante marca d’água, que fica sobre a imagem que se guarda e pode atrapalhar a visualização do mapa, principalmente sobre as localidades centrais. Para removê-la, basta clicar no botão “About” (Sobre), no canto superior esquerdo e seleccionar a opção “I Agree” (Eu concordo) para concluir o registro de utilização e fazer com que esse pequeno incomodo desapareça.

guardar google maps offline no computador

 

O Google Maps Saver é uma boa ferramenta para quem precisa chegar a algum lugar, não faz ideia de onde fica e quer ter um mapa à mão para não se perder ou simplesmente quer salvar uma imagem do Google Maps.

Possui uma interface simples, que permite ao utilizador guardar a imagem com as configurações desejadas, alterando a resolução, o formato ou a aparência do mapa.

Contudo, a visualização por vezes torna-se lenta e as localidades demoram a aparecer, principalmente quando o zoom é maior. Além disso, buscas mais específicas, como algumas ruas e até mesmo cidades, não são precisas e apresentam um resultado menos rigoroso.

Download: Google Maps Saver

 

 Também já precisa de descarregar mapas do Google Maps?

De facto é uma coisas que por vezes precisamos de fazer e que, na nossa modesta opinião devia fazer parte do Google Maps. Ou seja, sempre que quisesse-mos descarregar algum mapa para depois o conseguir-mos utilizar offline, tínhamos um botão de Download que podia-mos utilizar. Mesmo que fosse necessário cumprir com alguns requisitos ou algum tipo de validação para comprovar-mos que não somos um script automático que está a tentar descarregar todo o Google maps.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

NOTIFICAR-ME
Notificar-me sobre
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Lee

Excelente ferramenta!

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.