Como fazer reset à password da BIOS do Portátil

Descrevemos a seguir, o funcionamento do sistema de segurança através de password da BIOS existente actualmente nos portáteis.  A maioria dos fabricantes de hardware tem usado um mecanismos simples para fazer o reset à password da BIOS. A seguir, mostramos como usar um gerador de password online para desbloquear a BIOS do seu portátil.

Quando um computador portátil está bloqueado com uma password na BIOS, a password é guardada na sua FlashROM, que é um chip na placa-mãe do portátil que também contém o código para o funcionamento da BIOS e outras definições como, timings de memória, por exemplo.

Na maioria das marcas, após digitar uma password inválida pela terceira vez, surge uma dramática mensagem “System Disabled”.

É apenas mais uma táctica de intimidação.

Quando desligar o computador da corrente eléctrica e o voltar a reiniciar, vai ver que funciona como dantes.

A partir dessa mensagem que contnuma senha de verificação (também chamado de “hash”), podem-se descobrir passwords válidas através do método de brute-forcing.

Trata-se de um mecanismo que existe nos portáteis e que poupa trabalho aos fabricantes, que com base nessa “hash” que é mostrada na mensagem, geram uma password mestre para os clientes.

Essa password mestra é normalmente uma sequência de números gerados aleatoriamente.

Alguns fabricantes optam por guardar a password em texto simples na FlashROM, e em vez de ser mostrada uma senha de verificação, é  mostrada ao utilizador uma versão criptografada da password original.

Outros fabricantes optaram por obter a password mestra a partir do número de série do equipamento.

De qualquer maneira, a solução que iremos apresentar pode ser utilizada para obter passwords válidas protegidas por qualquer um dos métodos.

 

Método 1: Password Mestra (recomendado)

Alguns fabricantes implementaram ainda medidas para confundir e esconder o hash do utilizador final.

Por exemplo, alguns portáteis FSI exigem que seja insira três passwords especiais para que seja mostrado o hash (por exemplo, ” 3hqgo3 jqw534 0qww294e ” ).

Alguns portáteis HP / Compaq só mostram o hash se a tecla F2 ou F12 foi pressionado antes de se digitar uma password inválida pela última vez.

Dependendo do “formato” do número/código hash (por exemplo, se apenas números ou letras os números e letras são usadas, se contém traços, etc), a solução a seguir proposta apresentará varias password mestra.

É basicamente uma questão de tentar todos as password mestra para encontrar o que se adequa ao seu portátil.

Trata-se de uma solução online, por isso pode usar outro computador para obter a sua password mestra.

 

Solução: http://resetbios.com/

 se ainda não apareceu o código “hash” insira varias vezes uma senha qualquer;
certifique-se que lê correctamente cada letra (por exemplo, número ‘ 1 ‘ em vês da letra ‘L’) do hash que aparece no seu ecrã;
digite esse código no site acima;
reinicie o portátil;
quando aparecer para colocar a password da BIOS digite a password que o site gerou.

Graças a Вячеслав Бачериков os scripts do dogber1.blogspot.pt foram convertidos para javascript para que possa calcular as passwords mestra online.

Não se esqueça de fazer uma doação no site “Donate” para que este serviço se mantenha gratuito por muitos e bons anos.

Deve também estar consciente que alguns fabricantes usam esquemas diferentes para passwords mestras que exigem manipulação de hardware para serem repostas – entre eles estão, por exemplo IBM / Lenovo.

Se achar que o seu portátil não mostra um “hash” ou a solução que apresentamos não funcionam por qualquer motivo, tente:

utilizar um teclado USB para digitar a password para evitar possíveis defeitos do teclado embutido,
executar cmospwd para remover a password se ainda pode iniciar a máquina,
substituir o BIOS usando os procedimentos de recuperação de emergência.

 

Método 2: Reinstalar a BIOS

Normalmente, a reinstalação da BIOS é activada pressionando a uma determinada combinação de teclas enquanto liga a máquina.

Também precisará de um cartão de memória ou pen USB que contenha o código binário da BIOS (disponível normalmente no site do fabricante).

Os detalhes da recuperação dependem muito do modelo e fabricante do portátil.

Além disso, esteja ciente que ao reinstalar a BIOS pode transformar irremediavelmente o seu portátil num tijolo. Deve ser feito apenas como última alternativa.

 

Método 3: Reset por Hardware

Alguns modelos mais antigos de portáteis têm manuais de serviço que especificam a localização de um jumper/solda que pode ser configurado para remover a password.

 

Conclusão:

Se nenhum dos métodos acima funcionar, use o suporte técnico do fabricante.

Por favor, entenda que a nossa motivação para engenharia reversa vem apenas de um interesse pessoal.

Não nos responsabilizamos por danos causados no seu equipamento e não responderemos a pedidos de recuperação de password para modelos específicos.

 

 Conseguiu recuperar a sua password ?

Deixe pf um comentário…

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Como fazer reset à password da BIOS do Portátil”

  1. hola tengo un computador portatil de modelo N82J de marca ASUS es nuevo y al ponerle una pelicula no reproduce sonido pero el video si ayudenme si es que le hace falta algun software diganme donde lo descargo . gracias

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.