Como fazer download dos dados pessoais do Google

Já pode descarregar os seus dados de qualquer serviço da Google, associados à sua conta. É bom saber que se precisarmos dos nossos ficheiros de volta, ou se simplesmente os quisermos guardar num disco externo, por exemplo, não será difícil em consegui-lo.

angry birds go

Uma vez que o Google tantas vezes criticou o Facebook por este se apoderar dos dados dos seus utilizadores e não permitindo a sua fácil recolha para ficheiro ou transferência para outros serviços, é apenas lógico que aproveite isso mesmo para se diferenciar deles.

Por isso, o Google tem agora o Google Takeout, um serviço que promete libertar os dados dos utilizadores de qualquer tirania disponibilizando-os em formatos abertos que podem descarregar, tudo a partir de um único local.

Por exemplo vídeos que tenha posto no youtube, fotografias do picasa e google+, contactos, ficheiros do drive, etc.

Segundo a Google, o Takeout é um novo serviço que deverá ser usado por todos os utilizadores que pretendam exportar de forma rápida os dados que têm alojados nos seus diferentes serviços. Actualmente era já possível fazer essa exportação, mas obrigava a que fosse feita serviço a serviço e de forma manual.

O Takeout, apesar de ainda não cobrir todos os serviços da Google, permite que numa única interface tenham acesso a esses dados. A exportação é feita de forma a que os dados possam ser usados de forma independente e em formatos abertos.

Existe a possibilidade de a exportação ser feita em bloco – todos os serviços – ou de forma selectiva e aí os utilizadores podem escolher de que serviços pretendem exportar os seus dados.

O Google Takeout é a resposta da Google a uma velha questão inerente à Internet. De que forma podem os utilizadores terem acesso aos seus dados quando pretendem terminar a utilização de um serviço. Na maioria dos casos o utilizador deixa de ter acesso a esses dados e ficam perdidos para sempre. No caso da Google, todos os que pretendam deixar os seus serviços, têm assim essa tarefa facilitada com o Takeout.

Actualmente o Google Takeout suporta que os utilizadores exportem os seus dados dos seguintes serviços:

A Google indicou ainda que pretende nos próximos tempos adicionar ao Takeout outros serviços seus. Vejam abaixo o que a Google tem a dizer sobre o Takeout.

A disponibilização do Google Takeout no mesmo dia em que apresentou a sua nova rede social não foi feita inocente. A Google tem sido uma das mais fervorosas apoiantes da possibilidade dos utilizadores removerem os seus dados dos serviços web onde estão registados e onde os alojam.

Ao darem essa possibilidade aos seus utilizadores, estão a criar uma base para que outros serviços possam seguir o seu exemplo e ficam ilibados de qualquer acusação que possa vir a ser feita no futuro.

Ficou agora mais simples retirarem os vossos dados da Google, usando este serviço que vos ajudará a fazê-lo. Testem o Google Takeout e se pretenderem abandonar os serviços da Google esta é a forma mais simples de guardarem os vossos dados.

Homepage: Google Takeout

Alguns dos serviços:

Google Orkut

Google Gmail

Picasa

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.