Como evoluíram os portáteis

computador portatil

Em 30 anos a evolução dos computadores portáteis foi impressionante. Conceptualmente o formato e as funcionalidades começaram a ficar claras muito cedo mas a tecnologia existente impunha fortes limitações. Conheça como a evolução tecnológica permitiu que o conceito portátil fosse avançando ao longo dos anos.

Desde que se tornou claro que os computadores seriam fundamentais na Sociedade da Informação que se procuraram formas de tornar a tecnologia mais compacta e mais presente em qualquer lugar. A evolução das primeiras intenções de protótipos até aos dias de hoje foi muito rápida, quer em termos conceptuais que em termos de design, e é interessante recuar alguns anos apenas para perceber o quanto a tecnologia mudou.

computador portatil

Foi na década de 70 que começaram a surgir as primeiras ideias relativas à portabilidade introduzidas por Alan Kay da Xerox. No entanto, o primeiro modelo efectivo foi o Osborne 1, produzido por Adam Osborne. Uma maravilha conceptual para a época que pesava cerca de 11Kg e possuía um monitor minúsculo. Repare-se na forma como o teclado podia ser encaixado no chassis, tornando o modelo extremamente “compacto” e facilmente transportável.

computador portatil
Osborne 1

Entre 1981 e 1984 surgiu o Gavilan, que introduziu conceitos mais semelhantes aos portáteis de hoje. Em termos de design o teclado e a abertura do ecrã são praticamente idênticos. Foi também o primeiro a correr com baterias de Níquel-Cádmio com uma autonomia de 9 horas e uns fantásticos 4Kg de peso.

computador portatil
Gavilan Mobile Computer

A partir daí muitos outro modelos surgiram mas o conceito estava lançado, havendo somente constrangimentos tecnológicos que impediam a miniaturização de determinados elementos. Até há muito poucos anos, as gigantescas unidade de armazenamento móvel como os discos de 5″1/4 e depois as de 3″1/2, baterias e discos duros, limitavam a redução do tamanho e peso. À medida que a indústria foi produzindo opções práticas e económicas, os modelos foram evoluindo até ao patamar de hoje. Será muito interessante aguardar mais uns 10 anos e perceber as maravilhas tecnológicas que nos esperam.

computador portatil
Radio Shack TRS-80 Modelo 100

computador portatil
IBM Portable PC 5155

computador portatil
Compaq SLT 286

computador portatil
Macintosh Portable

computador portatil
Macintosh Powerbook 165c

computador portatil
Apple Macbook Air

computador portatil
Sony Vaio Zoom
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2009/09/evolucao_dos_computadores_portateis.html#ixzz1IIduMbGG

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.