Como escolher um computador de trabalho

Entre tantas opções no mercado, como saber qual o computador que melhor se adequa à sua empresa? Pode parecer que não, mas dependendo do tipo de serviço o computador pode afetar diretamente a produtividade do seu negócio.


As diferenças entre os computadores vão muito além do preço. As configurações de hardware definem como a máquina se irá comportar durante o trabalho.

PROCESSADOR

Se o seu trabalho utilizar mais documentos de textos, planilhas e internet então o seu processador pode ser mais econômico. Porém, se for utilizar programas gráficos, jogos ou usar planilhas mais elaboradas e vários programas abertos ao mesmo tempo, então o melhor é optar por um processador com uma frequência (clock) mais alta. Se a sua empresa precisar de muita edição de vídeo, computação científica ou cálculos de engenharia, escolha um bom processador quad-core. Não se esqueça que em termos de praticidade no dia a dia, pequenas diferenças de frequência (clock) não serão percebidas, ex: um processador de 1.6 GHz com certeza será mais lento que um de 2.6 GHz, mas a diferença entre um de 2.3 GHz e um de 2.5 GHz é quase imperceptível.

MEMÓRIA

Existe uma premissa que quanto mais memória RAM (Random Access Memory), melhor, sempre. Para ter o melhor desempenho da máquina com muitos programas abertos ao mesmo tempo, ou até mesmo dezenas de abas abertas simultaneamente no seu navegador, o mais indicado é 3 GB, no mínimo. Mais do que isso não é má ideia se houver investimento disponível. Para outros usos, o de 4 GB é a melhor opção.

DISCO RÍGIDO

Um dos componentes essenciais para o computador é o disco rígido. Além de guardar a nossa informação, ele é responsável pelo rendimento do computador e pela memória virtual. Geralmente, o ideal é um de 80GB, mas no caso de maior performance, o melhor é um disco rígido maior já que haverá necessidade de espaço livre.
A velocidade de rotação dos discos presentes na estrutura dos discos significa que quanto mais veloz for, mais rápida será a transferência de dados. Por isso quanto maior o RPM (Rotação Por Minuto) mais rápido o sistema operativo será carregado, programas serão abertos e ficheiros copiados.  As velocidades oscilam entre 5.700 RPM e 15.000 RPM nos discos mais comuns do mercado.

PLACA DE SOM

Atualmente as placas-mãe já vêm com placas de som integradas e são suficientes se quer apenas registrar os sons de seu computador. Para empresas, as placas de som mais elaboradas são luxo excessivo e desnecessário.

PESO

Para notebooks, o peso é um item que deve ser levado em conta, visto que a mobilidade é fator essencial para a escolha de uma máquina dessas. Pode parecer que não, mas no final do dia a diferença entre o peso de um notebook de 1,5 Kg e um de 2,2 KG conta bastante.

BRILHO

Telas muito brilhantes incomodam os olhos dos utilizadores e gastam a bateria inutilmente. A única situação que necessitaria uma tela realmente brilhante, algo em torno de 300 nits, é quando usada muito em ambiente externo. Caso contrário, muita luminosidade só vai atrapalhar o conforto do utilizador.

AUTONOMIA DE BATERIA

Esse é um dos principais requisitos para a escolha de um notebook. O ideal é “quanto mais melhor” novamente, mas cuidado, pois fabricantes costumam apresentar os dados da autonomia em condições ideais. Geralmente essas condições incluem o Wi-Fi desligado, brilho de apenas 25% da tela e apenas um programa rodando. O ideal é não aceitar nenhuma autonomia menor que três horas. Para descobrir a autonomia real, subtraia cerca de 20% do número relatado pelo fabricante e terá aproximadamente o tempo que a bateria realmente irá durar em suas mãos.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

2 thoughts on “Como escolher um computador de trabalho”

  1. puede alguien obtener las conversaciones q quedan en el archivo del computador sin saber la clave del usuario?

  2. hace algunos dias vi por la television a dj willi flechas….un dj colombiano…y utilizaba un programa para mezclar la musica…lo tenia en el computador pero no supe cual programa era….
    cual programa o software utilizaran los djs para mezclar?????
    AYUDENME!!!!!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.