Como encontrar um e-mail de phishing?

gone-phishing

Mesmo que tenha um programa informático de proteção, o phishing é uma séria ameaça. Veja como evitar esses e-mails inseguros.

Os perigos de proteção vêm em todas as formas e tamanhos.  certamente já ouviu falar de vírus, trojans, keyloggers e, mais ultimamanete, ransomware. Quer saber o que todos eles têm em conjunto? Todos podem ser a consequência do phishing.

Phishing é uma estratégia de falcatrua online, usada por marginais no mundo da informática para furtar passwords de banco e demais dados privados, usando-as de forma ilegítima. O termo phishing (pronuncia-se “fichin”) apareceu a partir da palavra em inglês “fishing”, que quer dizer “pescando”.

Os hackers usam iscas – normalmente na forma dum ficheiro ou link presumidamente lícito – para “pescar” as vítimas. E porque essa isca costuma ser espalhada por e-mail? Devido a dificuldade aos programas informáticos de proteção e antivírus identificarem o perigo, é por isso que essa estratégia ilegítima é tão perigosa.


 

Exemplos de Phishing

Dados e dados importantes podem ser violados pelo ransomware. Este código horroroso pode criptografar quase todos os ficheiros de dados – documentos do Word, planilhas do Excel e assim por diante – muitas vezes os marginais virtuais capturam essas dados e depois pedem uma quantia em dinheiro como uma alternativa para reaver os seus dados.

Normalmente os códigos maléficos entram quando o utilizador abri um anexo de e-mail – uma ação presumidamente inofensiva, mas que pode trazer sérias repercussões para a vida privado ou de organizações.

O phishing também pode resultar em roubo de identidade e até mesmo bloqueá-lo fora do o o seu telefone. Como essa ameaça chega pelo e-mail do utilizador, é difícil que os   possam bloquea-la.

É Isso que torna o ataque de phishing tão desonesto: chega como um e-mail presumidamente sem perigo, e induz  a fazer uma ação – normalmente clicando num link ou abrindo um ficheiro. E muitas vezes isso é tudo o que é preciso para o perigo se efetivar.

Enquanto muitas pessoas estão bem familiarizadas com essa prática e sabem como se proteger, eu suspeito que há muitas pessoas que ainda são vítimas. Considero-me um entendido em ataque de phishing, mas eu tive ocasionais lapsos esporádicos que quase me fizeram clicar num link burlista.


 

Como encontrar um e-mail falso

Apesar se serem seriamente inseguros os e-mail maléficos as vezes podem ser apenas encontrados. Se estiver minimamente alerta a alguns promenores, é possível identificar e parar a ação dum criminoso virtual.

1 – A má gramática e a ortografia são indícios reveladores de phishing. As grandes organizações contratam redatores técnicos qualificados (e editores) para comunicação por e-mail. Portanto desconfie de palavras digitadas erradamente, e linguagem que fogem do critério empresarial.

2 – Meu nome está a faltar. A saudação simplesmente diz: “Olá, [branco]”. Tenho certeza de que uma empresa séria se comunicaria comigo pelo nome.

3 – Outra pista forte é quando o utilizador recebe e-mails duma empresa com a qual não tem qualquer relação, ou não fez registo em o o seu website, fique atendo nesses casos, no minimo é spam.

4 – Ao receber um e-mail verifique o endereço do remetente, as vezes o endereço tem algo muito claro indicando que aquele e-mail não é de quem diz ser. Confirme o domínio, e o nome. Domínios como: “web-secure@pay1.com.br” ou algo similar é bastante suspeito.

Muitas vezes o infrator que quer aplicar um golpe por e-mail é bastante desleixado e não se atenda para promenores simples que podem ser apenas identificados.

Mas existem muitos marginais bem treinados que fazem do crime digital a a a sua profissão, e todos os seus ataques são bem desenvolvidos, fazendo com que pareçam o mais reais possíveis, como “a a sua conta foi comprometida!” ou “os correios tem uma entrega esperando por ” e-mails que são mais elaborados e com maior dificuldade de distinguir se é de fato verdadeiro ou falso.

Felizmente, é bastante fácil proteger-se contra ataques desse tipo. Conheça as formas de proteção.


 

Como evitar ser apanhado numa rede de phishing

Fique sempre Alerta. Os e-mails de phishing tentam arruinar com avisos de dados roubadas ou pior, e logo oferecer uma solução fácil se simplesmente clicar aqui. (Ou o oposto: “ ganhou um prêmio! Clique aqui para reivindicá-lo!”) Em caso de dúvida, não clique.

Em vez disso, abra o o o seu browser, aceda o website da empresa e, em seguida, faça o login normalmente para ver se há indícios de atividade fora do normal. Se estiver preocupado, altere a a sua password.

Verifique se há má ortografia e gramática. A maioria das missivas que vêm de fora dos EUA estão cheias de enganos ortográficos e gramática má. Como ressaltei atrás, as grandes organizações contratam técnicos qualificados para garantir que seus e-mails contenham linguagem sem problemas. Se está a olhar para um e-mail com essas características, é quase certeza que é falso.

Beef o o seu browser. Um clique acidental dum link de phishing não precisa significar desastre. O McAfee SiteAdvisor e a Web of Trust são complementos de browser grátis que irão avisar se o website que está prestes a visitar é suspeita de atividade maliciosa. Eles são como policias de trânsito que o detêm antes que desça uma rua perigosa.

Use o o seu telefone. Se estiver acedendo o e-mail no o o seu telefone, é provável que seja mais difícil encontrar uma tentativa de phishing.  não pode “passar o rato sobre” um link questionável, e a ecrã menor faz com que seja menos provável encontrar enganos evidentes.

Embora muitos browsers de telefone (e sistemas operativos ) sejam imunes a websites e downloads prejudiciais, ainda é bom ter cuidado ao lidar com links duvidosos.

(Claro, ainda não deve preencher um formulário que solicite a a sua password ou outras dados privados.) Os utilizadores de Android especialmente devem estar conscientes dos perigos potenciais .

Sobretudo, confie no senso comum.  não pode vencer um concurso que não entrou. O o seu banco não entrará em contato com utilizando um endereço de e-mail que jamais registou.

A Microsoft não “detectou remotamente um vírus no o o seu PC”. Conheça os indícios de alerta, pense antes de clicar, e jamais, dê a a sua password ou dados financeiras, a menos que esteja devidamente ligado à a a sua conta.

Tem outras ajudas antiphishing para partilhar? Partilhe nos comentários.

Fonte: Infotecblog

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.