Como desfragmentar os discos automaticamente

Mesmo nos sistemas operativos mais antigos a Microsoft oferecia ferramentas para a manutenção do computador, como a desfragmentação de discos. O problema é que nem todos os utilizadores usam ou nem se quer sabem da existência deste recurso, que serve para melhorar o desempenho do sistema. A pensar nisso, foi desenvolvida uma forma para activar a desfragmentação  automaticamente.

Desfragmentar o disco é uma tarefa necessária para se manter o sistema de ficheiros do computador rápido e eficiente. Basicamente, esta ferramenta é responsável por organizar os dados no Disco Rígido e permitir que o sistema encontre as informações de que precisa mais rapidamente, o que diminui por exemplo o tempo de espera sempre que executa um programa.

Portanto, se o seu computador anda lento ultimamente, poderá melhorar o seu desempenho desfragmentando o disco.

Existem muitos programas que fazem a desfragmentação de forma eficiente. Porém, mesmo sabendo dos seus benefícios, as pessoas acabam por se esquecer de realizar essa tarefa.

Como desfragmentar o disco automaticamente?

Para não se preocupar mais com a desfragmentação, o próprio Windows tem uma ferramenta que permite programar a desfragmentação do disco de forma simples. Assim, é possível programar um dia uma hora para que o sistema faça essa tarefa por si periodicamente.

1. Abra o menu Iniciar do Windows e escreva “desfr” (ou “defrag”, se o windows for em inglês). Com ist0, a ferramenta de que precisamos aparecerá na lista acima. Clique nessa opção para abrir o Desfragmentador de Disco;

2. Com a ferramenta aberta, verifique se o agendamento está programado. Se estiver desactivada, clique no botão “Configurar agenda…”, como mostra a imagem abaixo;

3. Em seguida, uma janela surgirá para que possamos activar e modificar o agendamento do Desfragmentador de Disco do Windows. Para isso, selecione a opção “Executar seguindo um agendamento (recomendado)” (1) . Logo abaixo dessa caixa de opções, selecione um horário para que o sistema faça a desfragmentação;

Lembre-se de que para utilizar o recurso de forma satisfatória, é recomendável desligar todos os programas que estão abertos, tais como Messenger, downloads, players de áudio/vídeo, etc. Portanto, seleccione um dia e uma hora em que o computador esteja ligado, mas inactivo;

Caso o disco rígido tenha partições ou o computador possuiu mais que um instalado, clique em “Seleccionar discos…” (2);

4. Na janela que aparecer, selecione os discos que deseja desfragmentar. Se habitualmente costuma instalar discos amovíveis, como pendrives e Discos portáteis, seleccione a opção “Desfragmentar discos automaticamente”. Assim, o sistema identifica o volume e faz  a desfragmentação mesmo nos dispositivos amovíveis;

Com tantos problemas e coisas para resolver, acabamos por nos esquecer das tarefas mais importantes de manutenção do computador. Por isso para desfragmentar o disco, existem ferramentas que nos ajudam a realizar essa tarefa por nós. Por isso, verifique se o computador possui o agendamento activado e deixe de se preocupar com isso.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

2 thoughts on “Como desfragmentar os discos automaticamente”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.