Como desbloquear a Internet no Magalhães 2

O governo preocupado com o que as crianças possam encontrar na Internet através do seu Magalhães, incluiu no pacote eescolinha um software que permite aos pais desbloquear a internet e configurar quais os sites que os seus filhos podem visitar ou quais os sites por eles proibidos. No entanto, falta um tutorial a explicar como configurar o Controle Parental, de rápida leitura e fácil compreensão, com um vocabulário mais simples e menos elaborado.

Quem é que se dá ao trabalho de ler um manual?  Assim, depois de muitos pedidos de alguns pais que pretendem alterar algumas das restrições que vêm de origem no computador Magalhães, nomeadamente adicionar sites a que as crianças possam aceder ou até mesmo desbloquear a internet.

Fiz um pequeno tutorial que explica os passos a seguir na nova versão do Magalhães 2 de 2011 com windows 7.

Ao iniciar o computador com sistema operativo Windows 7, aparece uma página inicial parecida com esta:

O programa que está apontado pela seta vermelha chama-se Parents Carefree e é ele que define as opções de segurança. Na versão 2 do Magalhães este programa pode estar oculto na barra inferior, devendo vocês clicar na seta que aparece para cima ( ^) para que visualizem o programa. Cliquem no símbolo do programa para que ele arranque.

De seguida selecionam a opção Configuração de directriz, tal como mostra a seta abaixo.

A password que deverão introduzir na nova versão Magalhães 2 com windows 7 é escolinha2010. Na versão anterior do Magalhães a password era pte2010.

Agora terão acesso á página de configuração para poderem desbloquear o acesso à internet:

Aqui poderão optar por desactivar completamente as restrições á internet, optar por uma lista de sites permitidos ou então optar por uma lista de sites proibidos.

 

Configurar Ligação à Internet

Se pretende ligar à internet com cabo de rede pela porta RJ45, no lado direito, de frente para o Portátil Magalhães. Conecte a outra extremidade no seu Router/Modem. Se ligar por cabo de rede não é necessário instalar nada. Só é necessário instalar os drivers do Router/Modem se a ligação for por USB.

De seguida, vamos configurar a ligação à net.

Configurar Ligação (IP e DNS):

Clique em:

Iniciar
Ligar a:
Mostrar Todas as Ligações
Ligação de Area Local
c/ botão direito do rato
Propriedades

Clique em:

TCP/IP
Propriedades

IP Automatico
DNS Automatico
OK
OK

 

Reparar a Ligação

Clica c/ botão direito do rato em cima da Ligação Area Local
Reparar
OK

A internet já deve funcionar.

:)

 

=================================================================

 

 Porque devemos usar o Parental Control para desbloquear a Internet?

 

=================================================================

O acesso das crianças à Internet suscita alguma preocupação aos familiares (pais e familia) e educadores/as, e o governo, através do programa eescolinha, alerta para que os responsáveis pelas mesmas crianças tomem as devidas precauções de forma a promoverem uma utilização consciente, crítica e segura da Internet. Podem fazê-lo através duma boa configuração do programa, Parents CareFree, impedindo as crianças de acederem a certos sites, ou permitindo apenas o acesso a determinados endereços.

“O computador Magalhães vem equipado com esse software, o que permite um controle parental avançado. Deste modo, os encarregados de educação podem controlar o acesso à Internet dos seus educandos, no que diz respeito aos sites a consultar e em relação ao tempo de utilização dos mesmos. O controle parental, bem gerido, torna‐se uma solução eficaz que tranquiliza os pais em relação às páginas da Web consultadas pelas suas crianças. Entre os programas de controlo parental do computador Magalhães, destacam‐se: no Sistema Windows o Parents Carefree e no Sistema Linux Caixa Mágica o Procon.”

 

Porque não se consegue aceder à Internet?

Como já aqui foi explicado, o Parental Control liga-se automaticamente no arranque do Windows, e está configurado para bloquear todos os sites, menos o site do eescolinha.gov.pt. Já referi a maneira mais prática de conseguir o acesso à net, ao desligar o programa. No entanto, esta não é a solução perfeita. Perfeito seria configurar o programa, permitindo o acesso a alguns sites apenas e bloqueando todos os outros.Como configurar o Control Parental.

 

Lista de Sites Permitidos:

Configurar o acesso à Internet com uma lista de Sites Permitidos, ou “Green List”, é a configuração mais segura para os nossos filhos acederem à internet no Magalhães. Se permitir apenas certos sites, está a fazer com que o seu filho/a aceda apenas aos sites que vovê quiser, e bloqueia o acesso a todos os outros.

Pode adicionar os sites permitidos, um a um. Siga estes passos:

Clique com o botão direito do rato no icone “P” na cor verde, que está em baixo ao lado do relogio
Configuração de Directriz
Palavra Passe: pte2010
Enter
Configuração Base
Editar
Lista de Sites Permitidos
Site: Escreva o site que deseja adicionar, ex: google.pt (não precisa escrever www)
Aplicar
OK

Repita o processo e adicione todos os sites que entender adicionar, ou aqueles que deseja que os seus filhos acedam.

 

Lista de Sites Proibidos:

Esta é a lista de sites com acesso proibido, ou “Black List”. Caso queira que o seu filho/a aceda a todos os sites, menos a determinados endereços que você deseja proibir, então esta opção é a mais indicada. Como adicionar um site à lista de sites bloqueados?

Clique com o botão direito do rato no “P” verde, que está ao lado do relogio
Configuração de Directriz
Palavra Passe: pte2010
Enter
Configuração Base
Editar
Lista de Sites Proibidos
Site. Digita o endereço do site que deseja proibir, ex: xvideos.com
Adicionar
Aplicar
OK

Repete o processo para todos os sites que deseja bloquear.

 

Lista de Aplicações Proibidas:

Se reparar, o Windows Live Messenger, e o Windows Live Mail, estão bloqueados. São duas das aplicações que vêm bloqueadas por defeito. Se não quiser desbloquear estas aplicações, e que os seus filhos não tenham acesso ao MSN, então esta é a configuração desejada. Se por outro lado, quer dar acesso aos mesmos, o procedimento é o seguinte:

O mesmo procedimento, até às Configurações Base do Parent`s Care Free :

Configuração Base
Lista de Aplicações Proibidas
Clica na Aplicação que pretende remover da lista
Remover
Deseja Remover?
Sim
Aplicar
OK

Repete o processo se quiser remover o Live Mail da Lista. Caso queira acrescentar outra apicação à lista de aplicações bloqueadas, siga os mesmos passos, até à “Lista de Aplicações Proibidas”. E em vez de “Remover”, clique em “Adicionar”. Escolha o caminho da aplicação, que normalmente está na pasta “Programas”, em C: (C:Programas). Veja se tem o ficheiro executável e escolha esse ficheiro.

Pode ver o exemplo da aplicação Live Mail, que está em:

C:ProgramasWindows LiveMailwlmail.exe

Todas as outras aplicações que pretenda bloquear estão na pasta C:Programas.

 

Como alterar a Password do Parental Control:

Para os leitores que não gostam de estar sempre a colocar a password pte2010, sempre que pretender ligar a internet ao Magalhaes, ou para os que pretendam alterar a mesma, pois os filhos já a descobriram, este é o procedimento:

Clique com o botão direito do rato no “P” verde
Definições
pte2010
Em “Modificar Palavra-Passe”, digite uma nova e confirme de seguida
Nova Palavra-Passe
Confirmar
OK

Atenção, que ao mudar a palavra passe, deve usar uma password que se lembre depois. Já vi leitores que se esqueceram da nova palavra-passe e depois têm de desinstalar o programa e volta a instalar para conseguir aceder à Internet. Aponte a nova palavra-passe num papel de forma a não se esquecer da mesma, ou use uma que já memorizou.Caso se tenha esquecido, existe a possibilidade de levar o ID esclusivo do software de cada Magalhaes, clicando em “Recuperação de Palavra Passe”. Pode obter esse ID clicando nesse botão e levando esse número ao Administrador da Directriz Escolar para recuperar a palavra-passe do ID exclusivo desse software. Não sei até que ponto está recuperação funciona, pois ainda nenhum leitor aqui dixou algum comentário nesse sentido.

 

Como evitar ter de escrever a pass sempre que liga à net:

Para evitar estar a colocar a password sempre que deseja aceder à internet, sugiro que configure o acesso à Internet no Parents CareFree, seleccionando a opção “Bloquear Apenas os Sites Proibidos”. Desta forma, consegue aceder a todos, escusando de estar a colocar a pass, sempre que o seu filho deseja aceder à net no Magalhaes.Pode ver o histórico mais tarde, e adicionar mais sites, conforme o seu filho/a for navegando …

Se tiver alguma questão que queira colocar sobre o bloqueio do acesso à internet, ou sobre a configuração do Control Parental no Magalhães, deixe comentario que respondo em seguida.

 

Conseguiu desbloquear a internet?

Conte-nos a sua experiência.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.