Como denunciar uma pessoa no facebook quando vitima de abuso

Descubra a seguir os mecanismos correctos para saber como denunciar uma pessoa, e conseguir que retire o conteúdo do Facebook, quando se sente vitima de abuso. É provável que já tenha encontrado no Facebook alguma coisa que não gostou, ou que provavelmente estava a violar os seus Termos. Por exemplo, suponhamos que alguém publica uma foto sua que considera muito constrangedora e embaraçosa. Pode utilizar os mecanismos de denúncia do Facebook que pode encontrar junto a essa foto.Com ele pode enviar uma mensagem a essa pessoa e dizer-lhe o que essa fotografia fez-te sentir embaraçado.

Na maioria dos casos, as pessoas retiram do Facebook aquilo que os seus amigos lhes pedem. Em determinados casos como no bullying ou assédio, pode não se sentir à vontade para contactar diretamente a pessoa. Nesses casos, pode utilizar o processo de denúncia para contactar por exemplo um pai, um professor ou um amigo de confiança. Portanto, recomendamos que apenas partilhe fotos e mensagens com os contactos em que realmente confie. De qualquer maneira também tem sempre a opção de bloquear ou remover a pessoa que publicou a tua fotografia.

como remover amigo facebook

Como posso remover uma amizade do Facebook?

Para remover uma amizade ou um contato do Facebook é muito simples e basta para isso que:

  1. Aceda ao perfil dessa pessoa.
  2. Passe o cursor sobre o botão Amigos na parte superior do seu perfil.
  3. Selecione Remover Amizade.

E já está! A pessoa cuja amizade removeu não será notificada e nunca saberá que a removeu dos seus contatos de amizade.

como esconder perfil facebook

O que fazer para não verem o meu perfil de Facebook?

Se não quiser que alguém veja o seu perfil, te adicione como amigo ou te envie uma mensagem, pode bloquear essa pessoa.

 

E se a outra pessoa já tiver desativado a conta do Facebook?

Pode aceder ao seu perfil e clicar em Amigos e depois pesquisar pelo nome dessa. pessoa. Tenha em atenção que se remover uma amizade do Facebook, também será removido/a da lista de amigos dessa pessoa. De facto, se quiser voltar a ser amigo dessa pessoa, terá de a adicionar novamente como amigo.

 

Bloquear contato facebook

Mas afinal o que é bloquear e como bloqueio alguém no facebook?

Quando bloqueia alguém no facebook, essa pessoa deixará de poder realizar algumas atividades. Tal como identifica-lo na rede social ou ver as coisas que publica na sua Cronologia. Se forem seus amigos, ao bloqueá-los também remove a amizade que tem com eles. Para bloquear alguém só tem de fazer o seguinte:

  1. Clicar em  no canto superior direito de qualquer Página do Facebook.
  2. Clicar nos Atalhos de Privacidade
  3. Clicar em O que Posso Fazer para Alguém Deixar de me Incomodar?
  4. Introduz o nome da pessoa que pretende bloquear e clica em Bloquear
  5. Seleciona a pessoa específica que pretende bloquear na lista que aparece e clica novamente em Bloquear

Voltamos a lembrar que as pessoas não são notificadas quando as bloqueia. Se não conseguir encontrar alguém através deste método, tente aceder ao perfil dessa pessoa. Depois selecione Bloquear, no menu  na foto de capa dessa mesma pessoa.

 

conteudo abusivo ofensivo facebook

Como posso denunciar conteúdos inadequados ou abusivos no Facebook?

É comum depararmos-nos com conteúdo menos próprio no Facebook como nudez, discurso que incentiva o ódio, ameaças, etc. É lamentável termos de passar por essa experiência negativa no Facebook mas existem forma de mitigar esse problema. De facto se assim o entender pode denunciar tudo o que lhe seja ofensivo ou o que pense que é contrário aos padrões do Facebook. Podem ser coisas como por exemplo imagens explícitas de nudez ou então comentários que incentivem o ódio e a violência. Nesses casos pode utilizar a opção “Denunciar”, que aparece juntamente com a imagem ou o comentário, para denunciar o abuso.

como denunciar abuso facebook

Como denunciar um abuso no Facebook sem ter uma conta?

Sim, também pode denunciar alguma coisa que considere um abuso mesmo que não tenha uma conta no Facebook. Além disso, se não conseguir ver o conteúdo porque alguém o bloqueou, poderá ter de pedir a um amigo para o ajudar. Tenha em atenção que deve sempre contactar as autoridades locais caso se sinta ameaçado/a com alguma coisa que veja no Facebook. Porém, mesmo que não goste de alguma coisa no Facebook, isso pode não ser contrário aos seus Padrões. Descubra a seguir o que pode fazer para evitar todo o conteúdo de que não gosta no Facebook.

 

facebook incomodar mensagens comentarios

O que devo fazer se alguém me incomodar com mensagens no Facebook?

De facto, se alguém lhe enviar uma mensagem no Facebook que o incomode, pode sempre:

  1. Bloquear as mensagens dessa pessoa. Essa pessoa deixará de a/o poder contactar.  Não conseguirá enviar-lhe mensagens ou ligar-lhe pelo Messenger do Facebook
  2. Denunciar uma mensagem ameaçadora. Para poder denunciar uma conversa secreta, siga por favor estas instruções.
  3. Ignorar a conversa. É a coisa mais fácil de fazer, no entanto, nem sempre é possível.
  4. Eliminar a conversa. Esta ação não elimina a conversa da caixa de entrada dessa pessoa. Se pretender denunciar a conversa, tire uma imagem do seu ecrã antes de a eliminar.
  5. Bloquear a pessoa no Facebook. Consulte aqui o que acontece quando bloqueia alguém no Facebook.

Além disto também pode denunciar a conta do Facebook dessa pessoa. Isto claro, se achar que essa pessoa está a utilizar uma conta falsa ou a fazer-se passar por si ou por outra pessoa.

 

Vitima facebook

O que devo fazer se estiver a ser vítima de algém no Facebook?

O Facebook felizmente tem mecanismos de defesa contra ataques de bullying, assédio ou agressão por parte de alguém. Consoante a gravidade da situação pode escolher uma das ferramentas que o Facebook disponibiliza para te ajudar a lidar com bullying e assédio:

  1. Remove a amizade com essa pessoa. Apenas os seus amigos do Facebook o/a podem contactar através do chat do Facebook ou publicar na sua cronologia.
  2. Bloqueia essa pessoa. Evita que a pessoa o/a adicione como amigo/a e que veja os conteúdos que partilha na sua cronologia.
  3. Denuncia a pessoa ou o conteúdo abusivo que a pessoa publicou.

 

Agressão facebook o que fazer

O que deve e não deve fazer em relação a uma agressão no Facebook.

A melhor proteção contra uma agressão ou um ataque pessoal é aprender a reconhecê-lo e saber como o parar. Por isso deixamos a seguir algumas dicas uteis que pode usar quando alguém o está a incomodar pelo Facebook:

  1. Não responda nem retalie. A maioria dos agressores está à procura de uma reação, por isso, não responda aos ataques.
  2. Não mantenha a situação em segredo. Contacte alguém em quem confie, como um amigo próximo, um familiar, um psicólogo ou um professor. Ele vai dar-te certamente a ajuda e o apoio de que precisa.
  3. Documente e guarde tudo. Se alguém tiver publicado alguma coisa de que não goste, podes imprimir ou tirar uma imagem de captura de ecrã do mesmo. Será útil caso precise de o usar ou partilhar mais tarde com alguém em quem confie.

Se achar que está numa situação de perigo iminente, contacte imediatamente as autoridades locais. Pode também visitar o Centro de Prevenção de Bullying do Facebook. Nesse centro de ajuda pode encontrar mais informações, ferramentas e recursos.

 

perfil pagina falso facebook

Posso denunciar uma conta ou página falsa do Facebook?

Se encontrou alguém que se está a fazer passar por si ou por outra pessoa pode denunciar essa situação ao Facebook. Como é natural, as contas e as Páginas de pessoas que se fazem passar por outras pessoas não são permitidas no Facebook. Não é muito provável que tenha encontrado uma conta de alguém que se está a fazer passar por si. De fato é mais comum encontrar páginas e contas de alguém que se está a fazer passar por alguém que você conhece.

Alguns exemplos disso são as figuras pública como celebridades e políticos. Nestes casos recomendamos que contacte rapidamente o Facebook. Pode denunciar contas que estão potencialmente a fazer-se passar por alguém, quer você tenha ou não uma conta do Facebook. Se pretender denunciar uma conta por usurpação de identidade, primeiro esclareça se está a denunciar um perfil ou uma Página.

denunciar abusos facebook

Como denunciar um perfil ou uma conta  falsa do Facebook?

Se pretende denunciar um perfil ou uma conta do Facebook basta fazer o seguinte:

  1. Aceda ao perfil da conta de usurpação de identidade;

Se não o conseguires encontrar, experimente pesquisar o nome utilizado no perfil ou pergunte aos teus amigos se lhe podem enviar uma ligação que o/a direcione para o mesmo.

  1. Na foto de capa, clique e selecione Denunciar;
  2. Siga as instruções no ecrã relativas à usurpação de identidade para enviar a sua denúncia.

 

Como fazer uma denuncia sem ter uma conta no facebook?

Não tem uma conta no Facebook e quer denunciar alguém que se está a fazer passar por si ou por outra pessoa que conhece?

Se o que pretende é denunciar um perfil falso que está no Facebook então deve fazer o seguinte:

  1. Deve preencher já este formulário que o facebook disponibiliza para o efeito.

Se o que pretende é denunciar uma Página do Facebook que se está a fazer passar por uma figura pública então deve fazer o seguinte:

  1. Deve preencher já este formulário que o Facebook disponibiliza para o efeito.

Se a conta, que se está a fazer passar por alguém, estiver apenas no Messenger então pode fazer o seguinte:

  1. Deve aceder aqui para descobrir a forma correta para denunciar essa pessoa.

Se por outro lado quer denunciar uma usurpação de identidade no Instagram então deve fazer o seguinte:

Deve utilizar o Centro de Ajuda do Instagram para encontrar a forma correta de o fazer.

 

O que colocar na denuncia

Como denunciar conteúdo que não tenha acesso no Facebook?

Pode acontecer queres denunciar algum tipo de conteúdo que não tem acesso porque alguém o bloqueou. Nesses casos poderá ter de pedir a um amigo para o/a ajudar. O amigo utilizará a sua própria conta para denunciar o conteúdo. Basta que para isso escolha a opção Denunciar junto da publicação, fotografia ou comentário do Facebook.

 

O que devo colocar na denúncia do Facebook?

Tenha em atenção que o Facebook não pode tomar medidas relativamente à sua denúncia se não encontrar o conteúdo em questão. Forneça-lhes tantos detalhes quanto possível na sua denúncia. Deve incluir ligações e imagens de captura de ecrã com o conteúdo que estás a denunciar. Tudo o que poder acrescentar, que possa ser útil para o Facebook identificar o problema, pode ser importante para o resolver rapidamente. Para poderes fazer uma denúncia pode preencher este formulário.

 

O que acontece quando denuncio alguma coisa no Facebook?

Quando denuncia alguma coisa o Facebook revê e elimina tudo o que não segue os seus Padrões. O Facebook garante sempre que a sua denúncia é completamente anónima. Tanto o seu nome como os seus dados pessoais são confidenciais caso o facebook contacte a outra pessoa. Mas tenha em atenção que denunciar alguma coisa no Facebook não garante a sua eliminação. Por isso pode encontrar muita coisa que não gosta mas que não desrespeita os Termos do Facebook.

 

Como consultar ou cancelar uma denúncia no Facebook?

Acabou de denunciar alguma coisa que não está de acordo com os Padrões do Facebook? Então pode verificar facilmente o estado da sua denúncia a partir da seguinte Caixa de Entrada de Suporte. Mas tenha em atenção que só você pode ver a sua Caixa de Entrada de Suporte. Portanto, a partir dessa página, pode:

  1. Clicar em qualquer denúncia para obter mais informações sobre as políticas do Facebook;
  2. Cancelar uma denúncia ao clicar na denúncia que pretende cancelar e ao selecionar Cancelar Denúncia;
  3. Ver quando o facebook toma medidas de acordo com a sua denúncia e a decisão que ele tomou.

Porém, só pode cancelar a sua denúncia se o Facebook ainda não a tiver analisado.

 

Conclusões sobre como lidar com os abusos no Facebook

Recomendamos que consulte sempre os Padrões do Facebook para confirmar as suas diretrizes. Especialmente as que estão relacionadas com o conteúdo que é ou não permitido na rede social. Além disso existem mais algumas ferramentas que podem ser úteis para lidar com algumas situações de abuso:

  1. Enviar uma mensagem à pessoa responsável pela publicação;
  2. Remover a amizade com essa pessoa, eliminando-a da sua lista de amigos;
  3. Bloquear essa pessoa, impedindo-a de a/o contactar;
  4. Denunciar a pessoa, se o seu comportamento for abusivo;
  5. Utilizar as definições de privacidade.

 

Se continuar com dúvidas consulte por favor o Centro de Segurança Familiar do Facebook.

Será útil para obter mais informações sobre segurança, ferramentas e recursos.

Se gostou no artigo ou precisa de ajuda para lidar com algum tipo de ajuda no facebook contacte-nos ou deixe um comentário.

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.