Como criar um canal do Youtube em 7 passos

Se está a ler este artigo, provavelmente não precisa que lhe lembrem que o conteúdo de vídeo é responsável por mais de 74% de todo o tráfego on-line. Ou então que são visto todos os dias mais de cinco biliões de vídeos do YouTube.

Provavelmente já sabe que o YouTube é uma importante ferramenta de conteúdo e está pronto para começar a aproveitar o vídeo para seu próprio negócio. Vamos tentar mostrar neste artigo como pode conseguir isso de uma forma clara e rápida.

Este artigo abordará tudo o que precisa de saber sobre o processo de criação de um canal do YouTube. Assim, ficará apto para começar a enviar os seus próprios vídeos e aumentar os seus seguidores.

1. Registar uma conta do Google (se ainda não tiver uma)

Para conseguir ver, partilhar, criar e comentar o conteúdo do YouTube, precisa de uma conta do Google.

Se não tem uma conta do Google

Aceda ao site youtube.com e clique em “fazer login” no canto superior direito. De lá, será redirecionado para uma página de login do Google. Clique em “mais opções”:

Captura de Tela de 2017-12-26 at 8.57.34 AM.png

Em seguida, clique em “criar conta”:

Captura de Tela de 2017-12-26 at 9.00.16 AM.png

A partir daí, deverá seguir algumas etapas para criar uma conta do Google. Depois de concluir essas etapas, continue com os passos abaixo.

Se já tem uma Conta do Google

Aceda ao site youtube.com e clique em “fazer login” no canto superior direito. Depois irá aparecer-lhe a mesma página de login do Google. Se tiver várias contas do Google, selecione aquela que deseja associar ao canal do YouTube.

2. Criar um novo canal no YouTube utilizando a conta do Google

Depois de configurar e fazer login na sua conta do Google, está pronto para conseguir criar um canal. Para isso, regresse novamente ao youtube.com, clique no ícone do utilizador no canto superior direito. Esse icon representa basicamente a sua conta do Google e a sua conta do YouTube. Isto porque o YouTube é de propriedade do Google. Depois de clicar no icon aparece um menu suspenso onde deve clicar em “configurações”.

Dropdown.png

Depois disso aparecerá uma página com uma visão geral da sua conta. Em seguida procure por “recursos adicionais”, e clique em “criar um novo canal”.

Como criar um canal do Youtube em 7 passos 1

Para criar o novo canal deve primeiro escolher um nome para a nova conta. Pode ser qualquer nome que quiser e não precisa de ser o mesmo nome que utilizou para criar a sua conta do Google. No entanto, recomendamos que o nome reflita a marca que o canal do YouTube irá representar.

Como criar um canal do Youtube em 7 passos 3

Depois de inserir o nome da sua nova conta/marca, talvez seja necessário verificá-la através de uma mensagem de texto ou uma chamada de voz. Se isso acontecer, insira o código que irá receber através da opção que escolheu (mensagem ou chamada).

Depois de conseguir confirmar a sua nova conta, será direcionado para o painel principal do seu canal. Chegou então o momento em que pode e deve começar a personalizar o seu novo canal.

3. Otimizar o seu canal para se descoberto mais facilmente

Vamos então começar por configurar os detalhes fundamentais para o seu novo canal. Para isso, basta que no painel do seu canal, clique em “Personalizar canal”.

Como criar um canal do Youtube em 7 passos 5

Depois de clicar em “Personalizar canal”, será direcionado para a página básica do canal, onde encontra uma roda dentada à direita, conforme mostrado abaixo.

Como criar um canal do Youtube em 7 passos 7

Clique no ícone da roda dentada e, em seguida, na seção “configurações avançadas”.

Como criar um canal do Youtube em 7 passos 9

É aqui que deve inserir algumas informações básicas sobre o seu novo canal. Informações como o país em que se está e as principais palavras-chave que ajudam as pessoas a descobrirem o seu canal. Ou seja, quando alguém pesquisar por essas palavras o Youtube supostamente irá apresentar-lhes os vídeos do seu canal. De facto, essas palavras-chave podem incluir o que é o seu canal, os problemas que ele ajuda a resolver, as pessoas e os produtos que quer destacar, o seu setor e muito mais.

Aliás, na página acima, pode escolher se deseja ou não aparecer como um canal recomendado noutras páginas da conta. É também dentro dessas configurações que pode por exemplo vincular uma conta do Google Ads. Ou então adicionar um ID de acompanhamento de propriedade do Google Analytics para acompanhar a evolução do canal. Também pode selecionar os tipos de publicidade para o seu canal para quando ele estiver pronto para promover determinados vídeos na plataforma do YouTube.

4. Adicionar links e detalhes ao seu canal

De facto, existem dois elementos de personalização importantes e que devem ser sempre utilizados num novo canal do YouTube. São sobretudo os detalhes que descrevem o seu canal e os recursos visuais sobre o mesmo. Os detalhes basicamente mostram às suas visitas e, eventualmente, aos seus subscritores a finalidade do canal. Ou seja, o tipo de conteúdo de vídeo que vão encontrar publicado no seu canal. É por isso muito importante adicionar esses detalhes ao canal.

Assim para conseguir descrever correctamente o seu canal do YouTube adicione uma descrição detalhada e alguns links para outras páginas da Internet associadas à sua marca.

Consegue fazer isso facilmente no painel de personalização do seu canal, clicando no separador “Sobre”.

Como criar um canal do Youtube em 7 passos 11

Lá, será-lhe pedido para preencher alguns detalhes como por exemplo a descrição do canal. Aliás, pode sempre otimizar essa descrição com palavras-chave para melhorar a pesquisa do seu canal. Além disso pode acrescentar informações de contato e links para o seu site e páginas das redes sociais.

Pode utilizar até cinco links por exemplo com as páginas das suas redes sociais para as suas visitas poderem acompanhar o seu trabalho. Ou seja, no banner da sua página de perfil irão aparecer ícones para os links que escolher das suas redes sociais. Assim, para conseguir adicionar esses links, vá até à seção “Sobre” do seu canal do YouTube e clique em “+ Links”. Este botão irá mostrar um espaço onde pode adicionar links por exemplo das suas páginas das suas redes sociais. Servirão sobretudo para depois direcionar os utilizadores para que possam aprender e consumir mais conteúdo. Veja abaixo como pode adicionar links do seu Facebook, Twitter e site pessoal.

links-canal do youtube

Por exemplo, se colocar no banner do seu canal um link para a sua página no Facebook, irá ficar mais ou menos assim:

Como criar um canal do Youtube em 7 passos 13

O sucesso do seu canal do youtube também depende da sua personalização. Por isso, tenha sempre em conta que, o tempo que perder nesta fase, pode ser importante para o futuro de seu canal.

5. Inserir uma foto de perfil no seu canal

Quando se trata de personalizar a página do seu canal, o Google tem uma infinidade de recursos. Pode utilizar sem qualquer problema esse tipo de conteúdo, com por exemplo, a galeria de imagens e as ferramentas de edição de imagens.

Entre esses recursos visuais que deve inserir no seu canal está também a sua foto de perfil. De facto é importante ter uma porque é com ela que os utilizadores do YouTube identificam o criador de um determinado vídeo. verá essa imagem abaixo dos vídeos do YouTube na página de reprodução, conforme mostrado abaixo.

youtube-profile-photo

Se o seu canal do YouTube estiver vinculado por exemplo a uma marca então deve atualizar essa imagem na seção “Sobre” da sua Conta do Google. Tenha em atenção que esta regra também se aplica ao nome do seu canal quando utiliza uma conta para uma marca que já exista.

Quando clica em “alterar” no ícone do seu perfil irá aparecer-lhe uma mensagem semelhante a esta:

Captura de Tela de 2017-12-26 at 11.41.09 AM.png

Clique em “editar” e será direcionado para uma página semelhante à que está abaixo. Nela poderá editar as informações da sua conta, incluindo a sua foto de perfil que será mostrada no seu novo canal do YouTube.

Como criar um canal do Youtube em 7 passos 15

Aliás, recomendamos que escolha uma imagem para a foto de perfil no minimo com com as seguintes dimensões: 800×800 pixels.

6. Adicionar uma imagem ao banner

Em seguida, pode e deve adicionar a sua imagem ao banner do novo canal do Youtube. Para isso basta voltar ao seu painel de personalização e, na parte superior, irá ver a sua foto de perfil que acabou de adicionar no canto superior esquerdo. Quanto ao fundo cinza que o rodeia, pode e deve alterá-lo para alguma imagem mais sugestiva do conteudo do seu novo canal.

Para isso, basta passar o cursor sobre esse fundo cinza para aparecer um pequeno ícone com um lápis no canto superior direito. Clique nesse ícone e selecione “Editar Banner” quando essa opção aparecer, conforme mostrado abaixo.

add-banner-image-youtube

De facto, uma das coisas mais complicadas de conseguir na personalização de um canal do Youtube é criar um banner responsivo. Ou seja, um banner que corresponda às dimensões de várias experiências do utilizador, como desktop, telemóvel ou TV. Felizmente, o Google tem essa funcionalidade de edição de imagem que é muito útil. Serve para ajustar as imagens de forma a adaptá-la melhor à real dimensão de cada plataforma de visualização.

Como criar um canal do Youtube em 7 passos 17

Fonte: Google

Se precisar de ajuda pode consultar o vídeo a seguir que é muito claro na forma de conseguir adaptar a sua imagem ao sistema de banner do Youtube:

 

 

Precisa de um pouco de inspiração? Consulte este artigo com alguns dos melhores banners do YouTube que encontramos.

Assim, como pode ver nos recursos acima, as dimensões mínimas para sua imagem de banner do YouTube são 1546 x 423. De facto, esse tamanho impede que os textos e as imagens mais relevantes da sua imagem de banner saiam do fora ecrã. Isso quer seja um ecrã de uma área de trabalho de um computador fixo, de um portátil ou de um dispositivo móvel. A largura máxima da sua imagem de banner é 2560 x 423, e o tamanho do ficheiro não deve exceder os 6MB .

7. Adicionar vídeos e otimiza-los para pesquisa

Mas otimizar o seu canal para ser mais facilmente encontrado é apenas o começo da jornada que tem pela frente. Depois de começar a adicionar vídeos, deve otimizá-los para a pesquisa. Ou seja, deve ajustá-los de forma a ajudar os utilizadores a conseguirem encontrar o seu conteúdo.

Mas isso vai muito além de dar aos seus vídeos títulos precisos, claros e concisos, apesar disso ser importante. Mais abaixo, descrevemos algumas das coisas mais importantes para otimizar o seu canal do YouTube.

Título

Quando procuramos vídeos, uma das primeiras coisas a que nossos olhos são atraídos é o título. Isso é o que determina se o espectador clicará ou não para ver o vídeo. Ou seja, o título não deve ser apenas convincente mas também deve ser um título claro e conciso.

Descrição

A quantidade de caracteres que utiliza na descrição do seu video não deve ultrapassar os 1.000. Lembre-se de que o seu espectador quer apenas ver um vídeo, não quer ler muito texto. Além disso, o YouTube mostra apenas as primeiras duas ou três linhas de texto. Essas linhas chegam a cerca de 100 caracteres, portanto, utilize uma descrição apenas com as informações mais importantes.

Etiquetas ou Tags

A utilização de etiquetas ou tags não permite apenas que os espectadores saibam de que trata o seu vídeo. Essas etiquetas também servem para informar o YouTube com o conteúdo e o contexto de seu vídeo, isto de acordo com o Backlinko. Dessa forma, o YouTube pode associar o seu vídeo a vídeos semelhantes, o que pode ampliar o alcance do seu conteúdo. No entanto tenha sempre uma abordagem cautelosa na utilização das etiquetas, tal como faz com o título. Ou seja, utilize apenas etiquetas que se adequem ao seu vídeo. Nunca utilize etiquetas enganosas porque nunca iram gerar mais visualizações. Na verdade, o Google pode penalizá-lo por isso.

Categorias

A escolha de uma categoria é outra maneira de agrupar os seus vídeos com o conteúdo semelhante que existe no YouTube. Mas de facto isso pode não ser tão simples quanto parece. A Academia de criadores do YouTube sugere que os profissionais de marketing pensem bem no que funciona melhor para cada categoria. As categorias devem ser escolhidas tendo em conta perguntas como:

  • Quem são os principais criadores de conteúdo da categoria? Por que é que são conhecidos e o que fazem bem?
  • Existem padrões entre o público de canais semelhantes dentro de uma determinada categoria?
  • Os vídeos de uma categoria semelhante têm qualidades de partilha, como valor de produção, tamanho ou formato?

Conclusões

E é isto, tudo o que precisa de saber para criar e manter um canal do Youtube de sucesso. Ou seja, ao seguir este tutorial passo a passo consegue oficialmente criar um canal do YouTube. Além disso também já sabe como otimizar o seu conteúdo para conseguir ter mais visitas e subscritores. Para mais informações sobre como aproveitar melhor o YouTube para marketing contacte-nos.

 

Como criar um canal do Youtube em 7 passos
Como criar um canal do Youtube em 7 passos 19

Se está a ler este artigo, provavelmente não precisa que lhe lembrem que o conteúdo de vídeo é responsável por mais de 74% de todo o tráfego on-line. Ou en

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.