Como bloqueador a publicidade do Facebook

De facto não durou nem dois dias. O Facebook anunciou recentemente que iria tomar medidas para continuar a mostrar publicidade aos utilizadores mesmo para aqueles que utilizam bloqueadores. Mas a comunidade já encontrou uma forma de burlar a imposição da rede social. Com apenas uma actualização nos filtros, os utilizadores podem evitar os anúncios no Feed de Notícias e na barra lateral do Facebook.facebook-bloqueador-adblock

Por motivos óbvios, o Facebook não tinha revelado exactamente como passaria por cima dos bloqueadores de anúncios. Pelos vistos, o Facebook removeu códigos que denunciavam explicitamente que um determinado elemento da página era propaganda. Seria como se os anúncios no Feed de Notícias fossem apenas uma publicação normal de um amigo, impedindo que o bloqueador detectasse a publicidade.

No entanto, passados 2 dias o Adblock Plus anunciou que o seu filtro EasyList, também utilizado por outros bloqueadores, foi actualizado para impedir a exibição das publicidade do Facebook. O código para desbloquear o bloqueador de publicidade do Facebook cabe num tweet:

facebook.com##DIV[id^="substream_"] ._5jmm[data-dedupekey][data-cursor][data-xt][data-xt-vimpr="1"][data-ftr="1"][data-fte="1"]

É claro que o Facebook poderá encontrar outras formas de impedir a acção dos bloqueadores. Ainda assim, o Adblock Plus diz que isto é o jogo do gato e do rato: “É possível que o Facebook crie algum código para tornar o filtro inútil a qualquer momento. Se isso acontecer, a comunidade de bloqueio de anúncios provavelmente vai encontrar outra solução, e ai o Facebook vai ter de tentar contornar essa situação novamente”.

facebook-bloqueador-publicidade-adblockQuando o Facebook anunciou a medida, decidiu apontar “certas empresas” de bloqueadores como que tentaram fazer um acordo financeiro para colocar a rede social na lista de anúncios permitidos. A Eyeo, responsável pelo Adblock Plus, é uma das que cobra para desbloquear publicidade: segundo o Financial Times, ela pede 30% da receita dos anúncios que não seriam exibidos. Google, Microsoft e Amazon têm acordos com o Adblock Plus.

“Para este jogo do gato e do rato, parece que desta vez o rato ganhou”, diz o Adblock Plus. Parece que teremos novos capítulos em breve.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.