Como abrir o Magalhães

Provavelmente já sentiu a necessidade de abrir o seu computador Magalhães. De facto, o computador Magalhães foi pensado para resistir a quedas e agressões físicas que podem acontecer num ambiente escolar. No entanto, os pedidos de reparações de Magalhães continuam a chegar aos centros de assistência informática.

Quer seja por causa da substituição do ecrã partido, reparação/substituição do disco rígido, motherboard ou bateria. Ou então por causa de algum problema no software que precisa por vezes de um reposição completa dos sistemas operativos.

Por isso, se está com algum tipo de problema de hardware no seu computador Magalhães e precisa de o abrir para tentar resolver o assunto, veja a seguir como o pode fazer.

Criamos um tutorial com os passos a seguir para abrir o seu computador Magalhães. Como não é um processo muito simples, juntamos um video no final do artigo que possivelmente ajudará.

Como abrir o computador Magalhães

Antes de começar a esventrar o seu computador Magalhães, tenha em atenção o seguinte. Este artigo tem apenas a intenção de ajudar. Ou seja, se acha que não tem conhecimentos suficientes para o fazer , se calhar é melhor pedir ajuda a um técnico especializado. Isto é apenas um aviso que não nos responsabilizamos por danos causados por quem siga este tutorial e danifique o seu Magalhães. Outra coisa, recomendamos que leia este artigo na totalidade antes de começar a trabalhar.

 

  • Retirar a “capa” (pano azul) e a bateria do computador
  • Desaparafusar e retirar os vários parafusos que vai encontrar
  • Retirar a pequena tampa de acesso as placas de memoria e ao disco rígido
  • Retirar o disco e os fios da antena wireless
  • Retirar mais dois parafusos.
  • Retirar o parafuso da placa wireless
  • Retirar a memória RAM
  • Virar o portátil ao contrário e abrir o monitor
  • Procurar 2 pequenas patilhas no teclado
  • Meter uma chave de fendas fina e carregar nessas duas patilhas para levantar o teclado
  • Ter cuidado com a fita flex que liga o teclado porque é muito fina e pode romper-se
  • Procurar mais 2 parafusos e retira-los
  • Retirar uma pequena fita preta que tem num o buraco
  • Levantar ligeiramente com uma chave fina o plástico que cobre os leds da bateria
  • Fechar o monitor e retirar o plástico
  • Procurar mais 5 parafusos e retira-los
  • Retire as duas fichas que pertencem ao monitor
  • Retirar as duas “fitas” que ligam o touchpad à placa
  • Levantar a carcaça com cuidado e soltar mais uma ficha pequena
  • Procurar os dois parafusos da “pega”e retirá-los

E pronto, já tem o seu Magalhães com os componentes de fora…

 

Mas se calhar é melhor ver antes o video a seguir para perceber melhor como deve desmontar com segurança o seu computador Magalhães sem danificar nenhum componente.

Onde encontrar peças para o computador Magalhães

Sim, é cada vez mais dificil encontrar peças para conseguirmos reparar e manter vivo o nosso tão querido Magalhães. O que normalmente recomendamos, visto que no fabricante é quase impossível, e tentarem procurar no OLX. è a maneira mais fácil e barata de conseguir aquele  disco que já não se fabrica ou o monitor que dificilmente vai conseguir encontrar novo.

 

Conclusões:

Assim como com outro qualquer computador utilizado por um quadro superior de uma empresa, o Magalhães permite criar e consultar documentos e aceder ao mundo da Internet. Ou seja, oferece a possibilidade de pesquisar, partilhar, interagir e comunicar. De facto é um equipamento que possui todos os componentes de software e hardware comuns a qualquer computador. Por isso, o Magalhães também precisa de uma assistência informática “à séria” quando se encontra avariado.

 

Qualquer duvida sobre o Magalhães, estou cá para ajudar

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

28 respostas

  1. As imagens desapareceram deste tutorial. É possível recolocá-las ou enviá-las para mim já que consigo perceber qual é o número de cada uma? Muitíssimo grato antecipadamente

  2. Eu ja vi esse video obrigado de qq forma mas a minha duvida é mesmo caso eu compre um disco novo a fita que liga o disco a motherboard ja vem com o novo disco ou terá que se aproveitar do disco anterior?E caso se aproveite a fita como retira-la sem estragar de forma a que se coloque em um novo disco duro para o Magalhães.Obrigado.

  3. ok, está tudo como mencionado no manual…

    Agora perguntava, se poderem ajudar é claro…

    Tenho uma USB partida da parte de dentro, já vi que os contactos da USB, o pins internos não estão em curto…

    Como tenho outra USB pouco importa arranjar aquela…

    O problema: o magalhães não arranca, foi sempre o o sei problema, pensei por estar a USB partido podia estar em curto não está…

    Então, quando carrego no botão para ligar, liga mas, fica sempre com o logo tipo do magalhães no ecrã… e não faz mais nada… nem mesmo carregando em mais teclas…

    A unica “solução” é desligar e voltar a ligar e carregar na tecla DEL, ai aparece o post onde tenho:

    F12 if you whant to boot from the network

    F11 for BBS POPUP

    The MCH is operating with DDR2 533/CL4 in Single Channel 1 Mode

    Initializing USB Controllers…

    É isto que aparece, será possível me ajudarem o porque de não iniciar o magalhães, por favor…

    Obrigado e fica para quem tenha o mesmo problema….

    Cumprimentos!!

  4. só um reparo, faltou mensionar aqui no manual ,quero dizer no meu caso tinha,

    para soltar a parte de cima do magalhães, além do parafusos aqui mancionados, há mais um que liberta a tampa superior do aparelho, que é o parafuso que está de parte de baixo, que aperta a placa cinzenta, onde está a placa do wireless, só visivel depois de retirar a memória…

    Então o parafuso que falo é o que está apertar a placa de arrefecimento do processador, de cor cinza… está perto da placa do wireless….

    depois sai logo a placa superior…

    As minhas desculpa, não sei se devia mas, achei ser importante, mencionar…

    Obrigado.

    Cumprimentos

  5. As mais sinceras DESCULPAS, mas agora deu para ver “o gato com rabo de fora”

    Faltavam 2 parafusos aqui endicados no exelente manual, que estão tapado por um autocolante de cor branca por baixo, como está endicado aqui no manual…

    Uma vez mais, OBRIGADO, e as mais sinceras desculpa pelo descuido, e MUITO mesmo MUITO obrigado, além de exelente manual, ajuda também o é, 100% profissional.

    Obrigado.

    Cumprimentos

    E atenção aos “escondidos” parafusos atrás do autocolante de cor branca, atrás…

    Obrigado!

  6. com todo o gosto, mas como posso enviar as fotos, já estão recolhidas…

    O grande problema, é que após desapertar o 5 parafusos, como indicado aqui no manual, não tem mais parafuso algum para retirar, seja da parte de cima seja na parte de baixo, não tem mais nada, os 5 parafusos já estão fora e nada, já fiz força à mão, até com chave mas sempre com cuidado, e nada dá ideia de estar ainda preso, mas a onde se já não tem parafuso algum a segurar, penso eu…

    Obrigado uma vez mais, como posso enviar as fotos?

    Cumprimentos!

  7. Em primeiro lugar, parabéns e obrigado pela elaboração e contribuição para com todos, ao ajudar e criar este “manual”, obrigado.

    A minha pergunta: depois ter tirado os parafusos todos, a GRANDE DIFICULDADE É: o monitor n sai do lugar… mesmo depois ter tirado os parafusos, n sai por nada, parece estar preso por alguma coisa, mas os parafusos já estão todos mesmo todos removidos, após ter seguido este tuturial… será que poderias ajudar como se solta ou puxa-se o monitor do lugar?

    Obrigado e abraços.

  8. Tenho dificuldades em tirar a carcaça.

    Algum truque?

    Ja tou a fazer tanta força que ainda parto alguma coisa :(

    Obrigado de antemao

    Fernando

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo:

Brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Agendar

serviços informaticos ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato
x Logo: Shield
Este Site é Protegido Por
Shield