Como a HP mede os rendimentos das impressoras?

Para todas as impressoras Deskjet, Photosmart e Officejet e todas as “All in Ones” vendidas desde Julho de 2005, a HP publica dados de rendimento de páginas com base na norma da indústria para medição de rendimentos de tinteiros (ISO/IEC 24711).(Para obter os rendimentos de impressora a laser, consulte Produções de páginas LaserJet

De acordo com as directrizes de teste da norma ISO 24711, é impresso um conjunto normal de páginas 8,5×11 continuamente até o tinteiro ficar esgotado.Por vários motivos, estas condições de teste podem não reflectir a utilização diária.Os rendimentos de páginas da norma ISO devem ser, portanto, utilizados apenas como referência inicial no âmbito da comparação e não para prever o rendimento real que conseguirá obter com a sua impressora e tinteiro HP. O rendimento real varia consideravelmente com base no conteúdo das páginas impressas, na frequência de impressão, na tinta utilizada na configuração da impressora e noutros factores, conforme abordado abaixo.

As cinco páginas da norma ISO apresentadas abaixo são constituídas por uma mistura de texto e gráficos e uma mistura de preto e de cor.

O rendimento real pode variar de acordo com a quantidade do conteúdo da página.Os documentos mais “densos”, como os documentos de texto abaixo, podem produzir menos páginas do que a norma ISO, enquanto que páginas menos densas, como o gráfico da organização abaixo, produzem mais páginas do que a norma.Uma impressão que utilize principalmente uma cor pode provocar rendimentos inferiores para essa cor e rendimentos superiores para cores pouco utilizadas.O rendimento que obterá depende do conteúdo impresso.

A HP tem uma norma de rendimento individual para impressão de fotografias. Consulte Rendimento fotográfico Inkjet para obter mais informações.

Alguns utilizadores de impressoras a jacto de tinta imprimem algumas páginas em simultâneo e chegam a passar horas, por vezes dias, entre os trabalhos de impressão.Com este tipo de impressão de arranque/paragem, as impressoras de jacto de tinta utilizam alguma tinta para manter os bocais limpos e a tinta a sair suavemente.Este procedimento é decisivo para manter as boas condições de funcionamento da impressora e garantir que continuará a obter a mesma excelente qualidade de impressão que a impressora proporcionava quando era nova.Contudo, pode fazer com que os rendimentos sejam inferiores do que se imprimir o mesmo conteúdo continuamente.

Algumas impressoras de jacto de tinta da HP utilizam tinta dos primeiros tinteiros instalados para o arranque da impressora. Esta utilização de tinta única não é incluída no teste ISO 24711 e pode exercer impacto no rendimento até do primeiro tinteiro.Além disso, algumas impressoras de jacto de tinta da HP incluem um “tinteiro introdutório” na caixa da impressora, que pode imprimir menos do que um tinteiro de substituição da HP.A embalagem das impressoras da HP indica se são incluídos tinteiros introdutórios com a impressora.

Para obter mais informações sobre a utilização de tinta das impressoras de jacto de tinta da HP, consulte a <Como é utilizada a funcionalidade tinta.

 

Metodologia de testes de rendimento de páginas a jacto de tinta

A HP publica dados de produção de páginas com base na norma ISO para medição do rendimento dos tinteiros (ISO/IEC 24711):

O teste é baseado num conjunto de cinco páginas impressas de forma consecutiva, até que o tinteiro chegue ao fim da vida útil. Determina-se que um tinteiro chegou ao fim da vida útil quando as páginas de teste ficam desvanecidas ou, em algumas impressoras, quando a impressora pára automaticamente devido à detecção de falta de tinta.

Para ter em conta as variações que possam ocorrer, é testado um mínimo de 3 tinteiros de cada tipo em 3 impressoras.

O testo ISO não tem em conta a tinta utilizada no procedimento de arranque da impressora.A norma especifica que, após a conclusão do arranque inicial da impressora, os tinteiros têm de ser removidos e substituídos por novos tinteiros antes da medição do rendimento.

Estão disponíveis detalhes das normas de impressão ISO/IEC em www.iso.org/jtc1/sc28.

 

O que é a ISO?

A ISO (International Organization for Standardization) é a maior organização do mundo responsável pelo desenvolvimento e publicação de Normas Internacionais.

A ISO é uma rede de institutos nacionais de normas, pertencentes a 157 países, com um membro por país, com um Secretariado Central em Genebra, Suíça, que coordena o sistema.

A ISO é uma organização não-governamental que estabelece uma ponte entre o público e os sectores privados. Por um lado, muitos dos seus institutos membros fazem parte da estrutura governamental dos respectivos países, ou detêm um mandato atribuído pelo respectivo governo. Por outro lado, os outros membros têm as suas raízes exclusivamente no sector privado, tendo sido estabelecidas por parcerias nacionais de associações da indústria.

Desta forma, a ISO possibilita um consenso no que diz respeito às soluções que correspondam tanto aos requisitos das empresas como às necessidades mais amplas da sociedade. Para obter mais informações sobre a ISO, consultewww.iso.orgNon-HP site.

 

Como a HP apresenta os dados relativos ao rendimento de páginas

A HP publica números de rendimento de páginas específicos para cada tinteiro recomendado para cada impressora a jacto de tinta. De uma forma geral, este rendimento corresponde ao rendimento da norma ISO. A maior excepção é relativa aos tinteiros utilizados principalmente para impressão fotográfica, para os quais a HP publica o rendimento fotográfico (consulte a Rendimento fotográfico Inkjet)

Para impressoras seleccionadas que tenham tinteiros de cores individuais, a HP publica um rendimento de páginas composto de 3 cores. O rendimento composto é baseado na metodologia de relatórios ISO 24711, que proporciona um rendimento de relatório médio para os tinteiros Ciano, Magenta e Amarelo. O preto é reportado em separado como rendimento individual.

A maioria dos tinteiros de jacto de tinta da HP podem ser utilizados por mais do que um modelo de impressora, pelo que os rendimentos de um determinado tinteiro podem variar consoante a impressora, embora esta diferença seja normalmente reduzida. De uma forma geral, a HP determina os rendimentos de referência dos tinteiros com base no rendimento da primeira impressora disponibilizada que utilize esse tinteiro.Desta forma, o rendimento de referência do tinteiro pode ser divergente do rendimento publicado para esse tinteiro na sua impressora. Os rendimentos dos tinteiros de jacto de tinta da HP são sempre indicados em termos de rendimentos individuais e não compostos. No exemplo apresentado abaixo, a Deskjet 6540 foi a impressora utilizada para determinar os rendimentos de referência dos tinteiros 94 e 95.

Número Referência do Tinteiro Deskjet 6540 Deskjet 6620 Photosmart B8350 Officejet H470
94 480 480 490 480 500
95 330 330 330 310 330

Apesar de os rendimentos serem reportados para os tinteiros individuais, o teste propriamente dito é efectuado com todos os tinteiros instalados. As impressoras de jacto de tinta utilizam normalmente tinta de mais do que um tinteiro ao imprimir texto e gráficos.ConsulteRendimento fotográfico Inkjet para obter mais informações.Em muitos casos, as impressoras HP permitem utilizar mais do que um tipo de tinteiro numa determinada bancada de impressora, pelo que é possível usar combinações de tinteiros diferentes.Nestas circunstâncias, o rendimento de um tinteiro pode ser afectado pela escolha dos outros tinteiros para a impressora. As associações de tinteiros específicos para cada um dos nossos rendimentos de impressora estão incluídas no nosso website de Impressora HP: Média de páginas impressas.

Algumas impressoras e tinteiros mais antigos da HP, e os tinteiros utilizados principalmente para gráficos de grande formato, não têm rendimentos de páginas.

 

Como a HP exibe os dados do volume de tinta

A informação sobre o volume (mililitros) de tinta destina-se a complementar a informação de rendimento de página publicada. Para os cartuchos de tinta e as impressoras compatíveis Deskjet, Photosmart e Officejet introduzidas desde Julho de 2005, a informação sobre o volume de tinta baseia-se no volume de tinta contido no cartucho na altura da sua fabricação em vez do volume de tinta extraído. Para os cartuchos a jato de tinta utilizados em impressoras introduzidas antes de Julho de 2005, a informação sobre o volume de tinta baseia-se no volume de tinta extraído. Para os cartuchos utilizados para uso comercial e industrial, tais como DesignJet, a informação sobre o volume de tinta também se baseia no volume de tinta extraído. A HP não recomenda o uso do volume de tinta como única base de comparação entre as impressoras utilizando diferentes tipos de cartuchos. Diferentes sistemas de impressão poderão utilizar a tinta de forma muito diferente (ver Como é utilizada a funcionalidade tinta para mais detalhes). Comparar os sistemas de impressão apenas com base no volume de tinta poderá ser inadequado. Os clientes poderão achar o volume de tinta, junto com o rendimento de página, uma base de comparação útil.

 

Recomendação da HP

Os clientes devem ter em conta que a média de páginas produzidas é, apenas, uma das partes do custo de impressão total, e que factores como a qualidade, fiabilidade, produtividade e eficiência também influenciam esse custo. Produtos que funcionem de forma fiável permitem, em última análise, economizar tempo e dinheiro. Ao escolher uma impressora a jacto de tinta, avalie correctamente as suas necessidades individuais de impressão.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.