Com criar formulários no Google

Os formulários não são propriamente novidade, mas quantos de vós já os usaram? E são tão simples que qualquer criança pode fazer um para recolher as moradas e números de telefone dos seus amigos da escola.

O primeiro passo, e o mais importante, é ter uma conta Google. Mas isso qualquer pessoa tem ou pode vir a ter. Basta aceder a este endereço e preencher os dados pedidos. Apenas uma nota, a conta que criar não necessita ser uma conta Gmail. Pode ser qualquer outro endereço de email.

Acedam então à página do Google Docs e coloquem as credenciais de acesso que definiram.

Existem 2 métodos de criar um formulário. Um através da criação de um formulário directamente e o outro através da utilização de uma folha de cálculo. Iremos usar para já o primeiro método por ser o mais simples, mas faremos referencia ao segundo mais à frente.

 

Criação de Formulário via Form

Uma vez dentro do Google Docs devem escolher a opção Novo (1º item da barra azul) e depois Form.

Com criar formulários no Google 1

É-vos aberta uma nova janela onde está o vosso formulário ainda em estado embrionário. Ai têm tudo o que necessitam para criar as vossas perguntas. É ainda possível, se bem que mais tarde, efectuar também a gestão do mesmo.

Com criar formulários no Google 3

Para já vamo-nos concentrar nas perguntas e na construção do formulário. Existem alguns campos de devem preencher pois certamente ajudarão quem vai usar o formulário a entender o que é pedido.

O primeiro é simples e de fácil compreensão. É o Título do formulário. Coloquem aqui algo útil e conciso. Este será também o nome do formulário quando este foi guardado.

O segundo campo é um pequeno texto facultativo onde podem mais uma vez escrever informações úteis para quem for preencher o formulário.

De seguida vêm as perguntas. Dentro destas é possível escolher e alterar uma grande quantidade de parâmetros.

Com criar formulários no Google 5

Temos, naturalmente, o Título da pergunta onde iremos escrever o que se pretende perguntar.

O segundo campo refere-se a um Texto de ajuda, onde podemos colocar algumas indicações sobre a resposta que se pretende para essa pergunta.

Para terminar temos o campo Tipo de pergunta, que na verdade se deveria chamar tipo de resposta, pois é aqui que definimos como vai ser possível introduzir a resposta. As hipóteses são as seguintes:

Texto – Campo de texto de uma linha apenas.
Texto de parágrafo – É idêntico à opção de cima, mas com suporte para várias linhas.
Escolha múltipla – Permite escolher uma opção de várias disponíveis, através de uma caixa de verificação.
Caixas de verificação – Dá-nos a hipótese de escolher várias respostas de uma lista.
Seleccionar a partir de uma lista – Temos a possibilidade de escolher uma resposta de uma lista.
Escala – Atribuir um valor de uma escala numérica.
Grelha – Matriz de respostas. Idêntico à Escala, mas para várias linhas.

Com criar formulários no Google 7

Podem ainda tornar a pergunta como sendo de resposta obrigatória. Basta seleccionarem a opção que fica no fim da zona de edição da pergunta. Caso o façam o formulário apenas é enviado se essa (ou essas) pergunta for preenchida.

Depois de preenchidos os dados referentes à pergunta devemos carregar no botão Concluído. Desta forma terminamos a edição dessa pergunta e podemos avançar para a seguinte.

Existem ainda 3 ícones do lado direito que nos permitem efectuar algumas tarefas:

Editar – Em qualquer altura podemos voltar a editar uma pergunta.
Duplicar – Permite duplicar a pergunta em causa.
Eliminar – Eliminar a pergunta em causa.

Com criar formulários no Google 9

Por omissão apenas 2 perguntas são colocadas. Naturalmente que se podem adicionar novas perguntas. Para isso vamos usar a barra de cima e que tem bastantes mais opções.

Adicionar item – Permite adicionar perguntas dos tipos acima enumerados ou um cabeçalho de secção. Este último permite dividir o formulário por zonas distintas.

Com criar formulários no Google 11

Acabem de construir o vosso formulário. Se lhe querem dar um ar mais distinto ou mais personalizado usem a seguinte opção da barra de cima.

Tema – É possível aplicar um tema ao seu formulário por forma a dar-lhe uma imagem mais personalizada. No entanto não é possível alterar cores ou imagens destes temas.

Com criar formulários no Google 13

Por esta altura têm o formulário pronto a ser preenchido pelos vossos inquiridos. Nada melhor que tratarem de o enviar para que comecem a recolher os dados pretendidos.

Enviar este formulário por email – Dá-nos a hipotese de submeter o formulário por email para os endereços pretendidos.

Com criar formulários no Google 15

Após a recolha dos dados podem aceder a eles de duas formas: ou voltando a esta página ou através da folha de cálculo que irá ser automaticamente preenchida.

Ver respostas – Durante o preenchimento do formulário podemos acompanhar as respostas colocadas através desta opção. As hipóteses são:

Resumo – É-vos apresentado um resumo, passo a redundância, dos dados preenchidos pelos utilizadores. Caso usem resposta de tipo diferente de Texto ou Texto de parágrafoos dados são apresentados em forma de gráficos.
Através de uma folha de cálculo< – Apresentada através uma folha de calculo em que cada linha representa as respostas dadas por cada um dos inquiridos e as colunas representam as perguntas colocadas. Com criar formulários no Google 17

As restantes opções da barra de topo são as seguintes:

Mais acções

Incorporar – Código html que permite incorporar este formulário numa página web.
Editar confirmação – Alterar o texto apresentado após a submissão do formulário.

Com criar formulários no Google 19

Guardar (ou Guardado) – Salvar as alterações efectuadas. Se a auto-gravação tiver sido aplicada aparecerá Guardado e não permitirá agir.

Com criar formulários no Google 21

E pronto o vosso formulário já deve estar a ser alimentado. Caso não pretendam enviar o formulário através da opção de email disponibilizada e pretenderem remeter o link de forma mais personalizada, podem fazê-lo. Para isso basta copiarem o link que aparece no final da página do formulário e colocarem no email o texto que pretenderem.

Com criar formulários no Google 23

Mas não ficamos por aqui. Até porque é conveniente tratar ou, pelo menos, ver os dados recolhidos. E ainda tenho de vos explicar como criar um formulário a partir de uma folha de cálculo.

 

Criação de Formulário via folha de cálculo

Passemos então à parte da criação de um formulário tendo por base uma folha de cálculo.

Criem por isso uma nova folha de cálculo. Novo e depois Spreadsheet.

Com criar formulários no Google 25

É-vos aberta uma nova janela. Ai têm uma versão reduzida (e diferente até certo ponto) de uma folha de cálculo Excel (Microsoft) ou Calc (OpenOffice).

Iniciem a criação das perguntas preenchendo a 1ª linha da folha (a que fica destacada). Escrevam aqui as perguntas que pretendem, uma por coluna. O resto tratamos mais à frente.  Depois deste passo tratado vamos afinar o formulário.

A opção que nos interessa está do lado direito da barra de funções e chama-se, como não podia deixar de ser, Formulário. A única opção disponível é Criar um formulário.

Com criar formulários no Google 27

Agora é-nos apresentada a mesma janela de formulário que tenho vindo a descrever acima. O processo é exactamente o mesmo, com a excepção das perguntas já estarem preenchidas, tendo por base a 1ª linha da folha de cálculo.

 

Gestão do Formulário

Nesta parte aconselho que façam dentro da folha de cálculo. Para isso, na página do Google Docs (após login, entenda-se) devem escolher o vosso formulário (lado direito onde têm todos os vossos documentos).

É aberta uma folha de cálculo com as respostas dadas. Mais uma vez entra o menu Formulário e que agora tem muitas mais opções disponíveis. Reparem que depois de Formulário têm, entre parêntesis, o numero de questionários já respondidos.

Com criar formulários no Google 29

Editar formulário – Envia-vos para a página de edição do formulário, já várias vezes falada.
Enviar formulário – Envio do formulário para os destinatários através do Google.
Ir para formulário em directo – Visualização do formulário e de como vai ser visto.
Incorporar formulário numa página web – Mostra o código html que pode ser incorporado numa página web.
Mostrar resumo das respostas – Mostra um resumo das respostas já recebidas.
A aceitar respostas – Indica se o formulário está activo e a aceitar respostas. Deve ser usada para parar a recepção de respostas.
Enviar email a todos os destinatários – Esta opção apenas está disponível se o formulário estiver sido enviado pelo Google Docs.
Eliminar formulário – Elimina o formulário mas não remove as respostas recebidas.

O mais importante nesta parte é que têm acesso aos dados preenchidos por quem preencheu o formulário. Relembro que cada linha representa uma submissão de um formulário e que cada uma das colunas representam uma pergunta.

E termina por aqui este guia. Espero que tenha sido de fácil compreensão e que vos possa ajudar.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.