Colisões que o Autopilot da Tesla não evita

A Tesla anuncia o seu Autopilot como sendo mais seguro que um condutor humano, e já temos visto casos em que o sistema é capaz de evitar acidentes que seriam difíceis de evitar se o carro estivesse a ser conduzido manualmente; mas isso não invalida que noutros casos o sistema seja assustadoramente ineficaz.

Uma empresa de testes britânica pôs o Autopilot da Tesla à prova para relembrar que não se deve confiar demasiado nestes sistemas semi-autónomos, demonstrando como um Tesla pode colidir violentamente com um veículo parado na estrada.

A situação ocorre quando o Tesla com o Autopilot segue um veículo, e depois este muda para outra por revelando um automóvel parado (ou outro objecto). Antes de mais importa relembrar que esta situação é precisamente mencionada pela Tesla como sendo um dos casos em que o Autopilot não funciona devidamente; assim como nos casos de veículos parados na berma; e que cabe ao utilizador estar permanentemente alerta e pronto para retomar o controlo da viatura.

O problema é que essa informação não é transmitida pela Tesla de forma tão evidente como a ideia de que o o seu Autopilot é realmente capaz de conduzir o carro, ultimamente a fazer com que muitos condutores (por a sua responsabilidade, é certo) optem por confiar demasiado no sistema. É algo que certamente não fariam se em vez de “Autopilot” o sistema se chamasse “lane-assist” ou algo que fosse mais adequado às suas reais capacidades.

Em abono da Tesla, a empresa tem criado alterações para desincentivar os abusos por vezes cometidos pelos condutores, e neste momento até já exige que mantenham as mãos no volante com muito maior assiduidade. Mas com tudo isto, aumenta ainda mais a curiosidade para saber quais serão as capacidades de condução 100% autónoma prometidas para Agosto.

 

Fonte: Aberto até de Madrugada

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.