Codigo do programa que levou o Homem à Lua

codigo homem lua

A missão que levou as missões Apollo até à Lua contou com a ajuda de computadores, mas eram computadores que nada têm a ver com os de hoje. Ainda assim, os mais curiosos passam a poder espreitar o programa do Apollo Guidance Computer, assim fazendo uma verdadeira viagem no tempo até ao pináculo da tecnologia… na década de 60.O Apollo Guidance Computer (AGC) ajudou-nos a chegar à Lua, mas é um pouco assustador relembrar que estamos a falar de uma computador com um PCU que trabalhava a 2MHz e tinha uma capacidade de memória que se media em kilobytes – basicamente, milhares de vezes menos potente que o CPU que se poderá esconder dentro de um qualquer frigorífico ou máquina de lavar actual.
margaret-hamilton-mit-apollo-code_0[Margaret Hamilton, directora do software junto a este programa]
Mas, na altura, era tecnologia de ponta, que obrigou a inventar algumas das coisas que hoje consideramos banais (ou obsoletas, na maior parte dos casos).

Quanto à programação em si, não esperem facilidades, pois foi feita em Assembly – linguagem que se traduz directamente para código máquina, e que hoje já raramente é usada (quase sempre apenas para efeitos de optimização de alguns pequenos segmentos de código, mas até isso sendo uma excepção, pois na maior parte dos casos os compiladores terão mais capacidade para optimizar o código para os complexos CPUs multi-core da actualidade.)

codigoO código fonte fica agora disponível para todos no GitHub, e não faltam pequenas pérolas nos comentários que demonstram que, mesmo com mais de meio século de diferença… os programadores continuam a deixar as suas marcas bem pessoais nos projectos em que trabalham. :)

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.