Cloud: empresas adotam IaaS para inovar

De acordo com a Oracle, dois terços das empresas inquiridas (66%) revelaram que já estão a utilizar o IaaS de alguma forma e que este contribui para facilitar a inovação. O mesmo número de inquiridos adiantou que a migração para o IaaS permitiu encurtar significativamente o tempo de disponibilização das novas aplicações ou/e serviços. Adicionalmente, 64% afirmou que o IaaS contribuiu para reduzir os atuais custos de manutenção de forma muito substancial e 59% dos inquiridos acredita que as empresas que não investem em IaaS cada vez se debatem com maiores dificuldades para conseguirem acompanhar o ritmo diário que é exigido pelo mundo empresarial.

O estudo também revela que os utilizadores que já experimentaram o IaaS estão duas vezes mais inclinados a acreditar que este pode oferecer níveis de desempenho de topo no que diz respeito à disponibilidade, ao tempo de atividade e à velocidade, do que os inquiridos que nunca o utilizaram. Ainda que alguns receiem que a migração para o IaaS possa ser complicada, 64% dos utilizadores que já experimentou o IaaS referem que a transição foi bem mais fácil do que esperado.

A maioria dos inquiridos está de acordo no que diz respeito ao papel fulcral que o IaaS irá ter dentro de 3 anos: 44% revela que irá operar a totalidade ou a maioria das suas infraestruturas de TI dos seus negócios em IaaS. Apenas 10% dos inquiridos afirmou acreditar que o IaaS irá ter papel diminuto ou nulo no seu negócio dentro de 3 anos.

“Na adoção da cloud sempre houve um desfasamento entre as perceções e a realidade. A cloud continua a ser algo relativamente desconhecido para a maioria das empresas e por isso continua a haver algumas perceções totalmente ultrapassadas sobre este novo paradigma. Em simultâneo, as empresas que enveredaram pela adoção do IaaS testemunham elevados níveis de satisfação e sucesso, estão a alcançar poupanças muito significativas, a reduzir a complexidade das TI e tornaram-se capazes de imprimir um novo impulso à inovação nos seus negócios. Os resistentes à adoção precisam de desafiar as falsas perceções que os paralisam porque quanto mais tempo deixam passar mais são ultrapassados pelos seus concorrentes que já o fizeram”, revela Hugo Abreu, country manager da Oracle Portugal.

Fonte: ITinsight

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registo

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.