Cisco Systems em Portugal

A multinacional de origem norte-americana Cisco vai anunciar a construção de um centro mundial de investigação no concelho de Paredes.

A multinacional de origem norte-americana Cisco, líder mundial em soluções tecnológicas, prepara-se para anunciar a construção, no concelho de Paredes, de um centro mundial de investigação, desenvolvimento e produção de sensores de rede.

O anúncio foi feito na Casa de Cultura de Paredes, pelo vice-presidente para a Inovação da Cisco, Thierry Martens. O ministro da Economia, Vieira da Silva, esteve presente.

Não foi por enquanto possível apurar o montante de investimento em causa, até porque os intervenientes no processo assinaram um contrato de sigilo, mas tratar-se-á de uma empresa com um peso futuro significativo ao nível das exportações portuguesas. Um observador deste processo estima, inclusive, que este centro mundial de sensores de rede poderá ter um impacto na economia portuguesa semelhante ao que teve a fábrica de automóveis Autoeuropa aquando da sua fundação.

A Cisco obteve financiamento para o novo centro junto da banca internacional e prevê-se que a primeira mão-de-obra, com elevado grau de especialização, entre ao serviço da empresa dentro de ano e meio. A multinacional estima que a força de trabalho poderá variar entre 400 e mil postos de trabalho quando o centro de sensores de rede entrar em velocidade de cruzeiro. Trata-se do segundo maior centro da Cisco deste género, encontrando-se o primeiro em Londres. Entre o começo das negociações com a multinacional norte-americana e o arranque do funcionamento do centro de sensores de rede em Paredes terão decorrido cerca de três anos e meio.

Esta é a primeira empresa a instalar-se no chamado PlanIT Valley, uma cidade sustentável e inteligente que irá nascer em Paredes com muita ambição: prevê-se a criação de 20 a 30 mil empregos num prazo de seis a sete anos. Trata-se de um projecto com Potencial de Interesse Nacional (PIN), com um investimento previsto na ordem dos 10 mil milhões de euros.

Pelo que o jornal PÚBLICO apurou, dentro em pouco serão anunciadas mais duas empresas que irão instalar-se no PlanIT Valley, também já considerado por alguns como o Silicon Valley português. São também duas empresas de base tecnológica, uma delas britânica e outra com dimensão multinacional. Notícias recentes têm apontado nomes como McLaren, Microsoft e Siemens como algumas das empresas que seguirão ao passos da Cisco.

Numa primeira fase, o PlanIT Valley irá dispor de uma área de 37 hectares (cerca de 37 campos de futebol), sendo que a Cisco ocupará um edifício dentro deste espaço. As perspectivas de evolução global desta multinacional apontam para 40 por cento dentro dos próximos dez anos.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

2 thoughts on “Cisco Systems em Portugal”

  1. tengo un modem cisco linksys wrt110 y me da problemas con el windows 7 ultimate me da conexion a internet pero es lentisima y no se que hacer,ya he probado a reiniciar el modem y como apenas se de informatica y menos aun de redes no se que he de hacer para solventar el problema

  2. Utilizo el cliente VPNde CISCO en la empresa donde trabajo y debo configurarlo seguido, hé visto que se puede de alguna manera “exportar” la configuración o crear un archivo ya configurado con los datos que utilizo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.