Cientistas criam tecnologia que lê a nossa mente

Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts criaram um equipamento que lê a mente humana, sendo capaz de fazer várias ações humanas tendo como base os nossos pensamentos.

Este é o primeiro equipamento que é capaz de, literalmente, ler mentes. Trata-se dum fone capaz de ler a mente humana, uma ideia desenvolvida no MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, com o objetivo de tornar menos constrangedores os contactos com interfaces como a Siri, da Apple.

O AlterEgo é portanto um mecanismo que transcreve o que os utilizadores pensam sem ser necessário verbalizar, através dum sistema de elétrodos conectados à pele .

De acordo com o Diário de Informações, o equipamento é preso por cima da orelha e usado ao redor da mandíbula e do queixo. Quatro elétrodos entram em contacto com a pele e são os responsáveis por captar os indícios neuromusculares que são acionados cada vez que um individuo pensa.

isto torna-se possível graças à subvocalização , uma prática inerente aos seres humanos que traduz-se em “falar palavras” simplesmente na nossa cabeça, sem dizê-las em voz alta.

Duma forma prática, quando um utilizador fala consigo mesmo, a inteligência artificial presente no equipamento descodifica tanto indícios como palavras específicas, verbalizando-as não em voz alta, mas num PC.
 mente
Arnav Kapur , o jovem que liderou a criação do sistema no Media Lab do MIT, explicou ao website da faculdade que a ideia dos investigadores era “ter uma plataforma de computação interna, que juntasse humanos a máquinas e que proporcionasse uma extensão da nossa própria cognição “.

Num teste realizado com 10 pessoas, durante 15 minutos, o AlterEgo conseguiu uma média de 92% de precisão na transcrição do que cada um dos participantes pensava, passando com distinção no teste.

O objetivo passa por tornar a comunicação com interfaces como a Siri, da Apple, menos constrangedora, permitindo que interfaces deste tipo comuniquem com os utilizadores de forma silenciosa.

Fonte: ZAP

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[4 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.