Chrome recebe plugin de proteção da Microsoft

Chrome recebe plugin de proteção da Microsoft 1

A guerra de browsers entre a Microsoft e a Google ganhou um novo e inesperado episódio.

A Microsoft lançou uma extensão para o Google Chrome denominada Windows Defender Browser Protection. A extensão é gratuita e, como o nome indica, é uma extensão de proteção. O objectivo é proteger os utilizadores “contra ameaças online, como o phishing ou websites maléficos.” A Microsoft colocou na extensão as funcionalidade de protecção em tempo real que estão incluídas no o seu browser, Edge.

O Google Chrome não é um browser despido de funcionalidades de proteção. O Chrome já possui à partida algumas das funcionalidades que a Microsoft colocou nesta extensão, como avisar os utilizadores quando entram num website malicioso ou quando clickam num link que poderá transferir conteúdo virulento para o PC. Ainda assim, a Microsoft afirma-se enquanto “superior” em termos de proteção. A Microsoft apoia-se, por exemplo, num relatório da firma de proteção NSS Labs que diz que o browser Edge bloqueia 99% dos ataques de phishing. O Chrome, de acordo com o mesmo relatório, simplesmente bloqueou 87% das instrusões.

A Microsoft diz logo que esta extensão dá “melhor protecção” aos utilizadores.

O browser Edge está longe de ser um êxito

A Microsoft tem criado esforços no sentido de tornar o o seu browser mais apelativo, mas os dados de utilização da StatCounter indicam que os esforços têm sido em vão. Nos últimos dados disponíveis (referentes a Dezembro de 2017), o Google Chrome permanecia o browser mais usado pelos internautas: 64,72% das pessoas utilizavam Chrome. Em de acordo com lugar, aparecia o Firefox com 12,21%. O novo browser da Microsoft surge simplesmente em quinto lugar, com uns modestos 4,18%. Apesar de ter sido entretanto descontinuado, o browser antigo da Microsoft continua a ser mais usado do que o novo, com 7,71%. Assim sendo, ainda resto muito trabalho à Microsoft para tentar competir de igual para igual com os competidores neste nicho de mercado.

O Windows Defender da Microsoft tem-se revelado um êxito tão grande no computador que muitas pessoas e companhias que montam PCs já não consideram essencial instalar um anti-vírus dedicado.

O programa lida de forma eficaz com a eliminação de programa informático malicioso, mas a Microsoft quer adotar uma abordagem mais ativa no que diz respeito à defesa dos sistemas. O Windows Defender vai chegar ao browser de internet da Google, o Chrome, na forma duma extensão que tem por objetivo oferecer uma camada adicional de proteção, especialmente contra ataques de phishing.

A Microsoft estima que o Google Chrome é capaz de simplesmente proteger os seus utilizadores de 87% dos ataques de phishing por defeito, ao passo que o browser da Microsoft, o Edge, é capaz de proteger os seus utilizadores de 99% das tentativas.

Chrome recebe plugin de proteção da Microsoft 3

Esta nova extensão para o Chrome vai equiparar o browser da Google ao da Microsoft em termos de proteção de ataques de phishing, e a Microsoft parece estar interessada em oferecer a mesma extensão para o Firefox, que tem uma taxa de proteção de simplesmente 70%.

Se quiseres adicionar a extensão ao teu Google Chrome, tanto em computador‘s Windows como no Mac, podes obtê-la gratuitamente aqui – a Microsoft vai atualizar a a sua lista de URL’s de phishing, fortalecendo a a sua proteção ao longo do tempo.

Fontes: Fortune e StatCounter

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.