Chat do Steam reformulado e semelhante ao Discord

steam chat
Ao longo dos anos vimos muitas melhorias sendo feitas no Steam, mas uma parte que jamais recebeu muita atenção da empresa foi o chat do serviço. Oferecendo simplesmente o básico, isso fez com que boa parte dos utilizadores recorressem a programas externos para se comunicarem, com o Discord tendo se tornado o queridinho de muita gente.

Ciente de que precisava tomar uma posição, a Valve disponibilizou uma versão beta do Steam que traz uma imenso reformulação no sistema de chat e com ela, quem está acostumado a utilizar o Discord se sentirá em casa.  Como as alterações são muitas, o ideal é dar uma olhada nesta página publicada por eles, mas vou tentar resumir os pontos principais.

Começando pela lista de amigos, neste momento ela pode ser separada por grupos, pelos jogos que as pessoas estão jogando e até mostrar aqueles que estão dividindo uma partida. Além disso, o sistema passou a mostrar dados mais detalhadas sobre o que essas pessoas estão a fazer, como por exemplo se elas estão no menu do jogo ou já dentro duma partida, cabendo às desenvolvedoras definir o que poderá ser exibido.

Passando portanto para o chat, neste momento ele permitirá que imagens, vídeos, áudios, tweets e qualquer outro tipo de meios de comunicação seja mostrado nas conversas. Adicionar amigos ao bate-papo também tornou-se mais fácil e assim como existe no Discord, tornou-se possível a criação de grupos e canais permanentes. Eu até criei um para o Meio Bit Jogos e quem quiser participar, é necessário aceder este link.

A Valve diz ainda que o novo sistema possibilita uma qualidade de voz muito superior a o que tínhamos antes e que todas as conversas são criptografadas, passando pelos servidores da empresa e não de modo direto entre os clientes. Isso garante que o IP dos utilizadores permaneçam privados e ataques de rede se tornem mais difíceis de acontecer. Por fim, diversas melhorias foram feitas na proteção, com o chat por voz seguindo a WebRTC.

O mais interessante porém é como isso poderá incentivar a criação de comunidades, algo que o Discord tem realizado com bastante êxito ultimamente e neste momento o Steam acena como um grande concorrente. É verdade que muitas melhorias ainda precisam ser feitas, como o suporte a bots e a oportunidade de darmos cargos aos membros dos grupos. Além disso,  para já simplesmente aqueles que participarem do beta do Steam podem utilizar o novo chat, mas acredite quando eu digo vale a pena aderir.

 

Fonte: Meio Bit

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.