Cérebro voador ajuda astronautas na Estação Espacial

Cérebro voador ajuda astronautas na Estação Espacial 1

A equipa da Estação Espacial Internacional vai vencer brevemente um novo membro – que chega para ajudar e animar os astronautas e cientistas que ali vivem e trabalham.

Chama-se CIMON, Crew Interactive Mobile Companion , e é uma impressão em 3D de metal e plástico descrito pelos seus criadores como um “cérebro voador”.

O CIMON é fruto dos esforços conjuntos da Airbus e IBM, e funciona com inteligência artificial. O o seu corpo esférico é autónomo e pode “flutuar” no ambiente de microgravidade da estação espacial. Tem um ecrã que pode mostrar dados necessários ao trabalho dos astronautas, ou apenas um rosto simpático.

Esta será a primeira missão de I.A. na EEI, e poderá ajudar a equipa a solucionar problemas durante o trabalho de rotina, analisando e mostrando dados úteis. Mas a rede neuronal do CIMON pode mesmo dar um passo de gigante em frente e funcionar também como um amigo aos astronautas .

O CIMON, que pesa 5 quilos, está a ser treinado pelo astronauta Alexander Gerst , da Agência Espacial Europeia, que esteve em missão na EEI entre maio e novembro de 2014. Gerst deverá voltar para a estação com CIMON em outubro de 2018.

O sistema começou a ser criado em 2016 por uma equipa de 50 técnicos da Airbus e da IBM. Desde logo, tem sido alimentado com dados sobre a EEI, para que consiga orientar-se e mover-se de forma livre na estação, e tem aprendido a conhecer melhor o o seu companheiro astronauta, através de fotografias e amostras de voz.

Assim que o CIMON estiver no espaço, deverá interagir com os astronautas numa série de tarefas, que vão desde trabalhar com cristais a solucionar um cubo mágico . Numa das suas missões irá funcionar como câmara de filmar numa experiência médica.

Esperamos simplesmente que o CIMON seja mais similar com um tamagotchi sofisticado e útil, do que com HAL 9000, o PC I.A . de 2001, uma Odisseia no Espaço – até porque, contou um dia Arthur C. Clarke, as iniciais do famigerado PC foram escolhidas por serem as três letras imediatamente antes de I, B e M.

Cérebro voador ajuda astronautas na Estação Espacial 3

I’m sorry, Dave. I’m afraid I can’t do that.

Fonte: ZAP

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.