Centro Nacional de Cibersegurança e PT contra o ransomware

Depois da Polícia Judiciária, é a vez de o Centro Nacional de Cibersegurança e a PT passarem a fazer parte do projeto «No More Ransom».

De acordo com um relatório apresentado em dezembro, só em 2016 pelo menos 10 mil vitímas puderam desencriptar os seus dispositivos afetados, sem pagar aos hackers, graças as ferramentas diponiblizadas.

O projeto “No More Ransom” parte de uma iniciativa da European Cybercrime Center (EC3) da Europol, da Polícia Nacional Holandesa, da Kaspersky Lab e Intel Security. O objetivo é lutar contra o ransomware, um tipo de malware que impede os utilizadores de acederem aos computadores e dispositivos móveis – a menos que seja pago um resgate.

Esta luta é feita em grande parte através de uma plataforma online lançada a julho de 2016, que já se encontra traduzida em 14 línguas e contém até à data 39 ferramentas de desencriptação que podem ser utilizadas de forma gratuita, informa o comunicado da Kaspersky.

No portal os utilizadores têm acesso a informação sobre o que é ransomware e como se podem proteger deste e podem ainda prencher um formulário para verificar se alguma das ferramentas disponiblizadas na plataforma pode ser a cura para o ransomware presente nas suas máquinas.

Fonte: Exame Informatica

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.