Cartão microSD da SanDisk especial para correr aplicações

SanDisk apresentou esta semana o Cartão ultra microSDXC UHS-I de 400 GB , que não é apenas o cartão microSD com maior capacidade do mundo, mas um cartão em que os smartphones, tablets ou laptops podem executar aplicações mais rapidamente.

De acordo com a SanDisk, o micro SDcard atinge UHS Speed ​​Class 1 – o melhor desempenho disponível actualmente para um cartão microSD e que permite o rápido carregamento e execução de aplicações.

“O que isso significa para os utilizadores é que, em teoria, eles não serão mais limitados a ter apenas aplicações na memória principal do dispositivo”, disse Jack Gold, analista principal da J. Gold Associates. “Muitos utilizadores enchem essa memória e agora têm uma opção, se o dispositivo o suportar, para expandir consideravelmente a quantidade de aplicações que podem utilizar no seu dispositivo. Isto é equivalente a colocar uma unidade USB no seu computador e executar aplicações a partir dela.”

O novo cartão ultra microSD pode conter até 40 horas de vídeo Full HD e possui velocidades de transferência de dados de até 100MBps. Com 100MBps, o novo cartão microSD da SanDisk também pode mover até 1.200 fotos por minuto.

“O fato é que a maioria das memórias flash é bastante lenta e o desempenho necessário para guardar uma imagem (pense nos atrasos que sente quando a sua câmara guarda uma imagem numa versão mais antigas de cartões flash) “, disse Gold.

Isto também significa que o flash será mais caro, pelo menos inicialmente, disse Gold. A memória mais rápida é mais cara de produzir do que dispositivos antigos que são produzidos em massa.

Só este ano, os utilizadores de dispositivos móveis instalarão mais de 150 biliões de aplicações em todo o mundo por ano, o que requer uma tonelada de memória em todos os nossos dispositivos, de acordo com Jeff Janukowicz, vice-presidente de pesquisa da IDC.

O problema com o SD no passado foi que, embora fosse aceitável para o armazenamento de vídeo e áudio (e outros tipos) de ficheiros, realmente não era rápido o suficiente para dar aos utilizadores que querem executar aplicações diretamente do cartão, o desempenho necessário para torná-lo numa solução aceitável.

No ano passado, a SD Association introduziu um novo “App Performance Class” de cartões de memória SD destinados a permitir que dispositivos móveis executem aplicações diretamente de um slot de expansão.

A especificação da Classe de Desempenho de aplicações da Associação SD (também conhecida como A1) foi a primeira e a mais básica, permitindo que os cartões de memória SD exibissem o “símbolo A1” para atender ou exceder 1.500 operações de entrada / saída de leitura aleatória por segundo (IOPS), 500 escreva IOPS e desempenho sequencial sustentado de pelo menos 10MBps. Os níveis de desempenho foram considerados pelos fabricantes de dispositivos móveis como os níveis mínimos necessários para a execução de aplicações de forma aceitável.

Os requisitos vieram do lançamento do Google de Marshmallow do Android em 2015, que adicionou suporte para aplicações executados a partir de um cartão SD. O símbolo da classe App Performance Class “A1” fornece aos fabricantes de produtos uma maneira de comunicar os requisitos da aplicação antes de os utilizadores comprarem um cartão de memória SD.

“Pense que a sua unidade de disco rigido do seu computador é desacelerada por um fator de 5 ou 10 vezes e pense o que isso fará à experiência que tem com uma aplicação na sua máquina”, disse Gold. “Portanto, a nova classe de aplicações define alguns requisitos de velocidade mínima para ler e escrever que recebem os dispositivos de memória de classe mais novos para a velocidade necessária para alcançar uma resposta razoável de leitura / gravação de aplicações.

“Claro, isso exige que tenha um dispositivo que tenha a velocidade necessária no barramento do leitor SD para utilizar este sistema. o que não contece com dispositivos antigos e/ou de baixo custo”, acrescentou Gold.

O cartão ultra-microSDXC UHS-I de 400 GB da SanDisk possui uma garantia limitada de 10 anos e estará disponível na SanDisk.com e em outros grandes retalhistas por um preço estimado de US $ 250 .

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.