Cabos USB 3.0 podem alimentar portáteis

Cabos USB 3.0 podem alimentar portáteis. A tecnologia USB 3.0, sendo a versão mais recente da especificação USB, é mais rápido do que o USB 2.0 consegue oferecer.

Afinal, dispositivos compatíveis com o USB 3.0 podem atingir velocidades de até 5 Gbps, e o futuro poderá trazer taxas de transferência de energia capazes de atingir os 100 watts de energia.

Faz todo o sentido que a especificação USB 3.0 ainda esteja em evolução, e a versão da próxima geração do USB 3.0 poderá em breve chegar aos 100 watts da actual “capacidade” de 4,5 watts.

A norma será capaz de oferecer meia dúzia de perfis, disponibilizando diferentes quantidades de energia, dependendo do que um dispositivo necessita.

Os perfis vão variar dos 5V/2A, e atingir os 100 Watts de potência a 12V ou 20V e 5A, que, em teoria, é mais do que suficiente para alimentar um portátil.

Desde o aparecimento da tecnologia USB em 1994 e, desde então, várias revisões e melhorias foram implantadas. As mais populares são as versões 1.1 e 2.0, a primeira (1.1) permite alcançar, no máximo, taxas de transmissão de 12 Mb/s, enquanto que a segunda(2.0) pode oferecer até 480 Mb/s.

Em Novembro de 2008 são anunciadas as especifições para a revisão 3.0 e, tem como principal característica, a capacidade de oferecer taxas de transferência de dados de até 4,8 Gb/s (gigabits por segundo).

USB 2.0 3.0
Velocidade 480Mb/s 4,8Gb/s
Corrente 500mA 900mA
Plug and Play(1) Sim Sim
Hot-swappable(2) Sim Sim
Compatibilidade(3) Sim Sim

(1)Permite ligar e usar.
(2)Permite ligar e desligar dispositivos sem necessidade de desligar o dispositivo.
(3)Compatibilidade com versões USB anteriores.

Ligações dos Cabos USB 3.0 A

Os conetores e tomadas USB 3.0 são parecidos com os 2.0 mas não são iguais. Os cabos da tecnologia USB 3.0 são compostos por nove fios e os cabos USB 2.0 utilizam 4. As fichas (conetores) USB 3.0 têm contatos para os fios adicionais. Se, um dispositivo USB 2.0 for ligado a uma tomada USB 3.0, usará apenas os contatos frontais do conetor.

SuperSpeed standard A pinout

conetor USB 3.0 A
USB 3.0 A

USB 3.0 A Standard Plug
1 VBUS Red pinout USB 3.0 A
2 D- White
3 D+ Green
4 GND Black
5 StdA_SSRX- Blue
6 StdA_SSRX+ Yellow
7 GND_DRAIN GROUND
8 StdA_SSTX- Purple
9 StdA_SSTX+ Orange
Shell Shield Connector Shell

USB 3.0 A ligação periferico

SuperSpeed standard B pinout

conetor USB 3.0 B

USB 3.0 B

USB 3.0 B Standard Plug
1 VBUS Red pinout USB 3.0 B
2 D- White
3 D+ Green
4 GND Black
5 StdA_SSRX- Blue
6 StdA_SSRX+ Yellow
7 GND_DRAIN GROUND
8 StdA_SSTX- Purple
9 StdA_SSTX+ Orange
Shell Shield Connector Shell

USB 3.0 B ligação periferico

Por isso, dentro de pouco tempo, um simples Cabo USB vai ser suficiente para não só ligar o nosso disco rígido como também carregar a bateria do nosso portátil.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

4 thoughts on “Cabos USB 3.0 podem alimentar portáteis”

  1. Veran esque estoy ahorrando y me la pienso comprar

    rocesador Intel core i7-3770 a 3.90 GHz- Placa base Gigabyte con tecnologia USB 3.0 y chipset intel 277- Windows 8- 8 gigas de ram- disco duro de 2 terabytes- Tarjeta grafica Nvidia geforce gtx650 2gb DDR5Monitor 1920x1080p

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.