Cabos USB 3.0 podem alimentar portáteis

Cabos USB 3.0 podem alimentar portáteis. A tecnologia USB 3.0, sendo a versão mais recente da especificação USB, é mais rápido do que o USB 2.0 consegue oferecer.

Cabos USB 3.0 podem alimentar portáteis 1

Afinal, dispositivos compatíveis com o USB 3.0 podem atingir velocidades de até 5 Gbps, e o futuro poderá trazer taxas de transferência de energia capazes de atingir os 100 watts de energia.

Faz todo o sentido que a especificação USB 3.0 ainda esteja em evolução, e a versão da próxima geração do USB 3.0 poderá em breve chegar aos 100 watts da actual “capacidade” de 4,5 watts.

A norma será capaz de oferecer meia dúzia de perfis, disponibilizando diferentes quantidades de energia, dependendo do que um dispositivo necessita.

Cabos USB 3.0 podem alimentar portáteis 3

Os perfis vão variar dos 5V/2A, e atingir os 100 Watts de potência a 12V ou 20V e 5A, que, em teoria, é mais do que suficiente para alimentar um portátil.

Desde o aparecimento da tecnologia USB em 1994 e, desde então, várias revisões e melhorias foram implantadas. As mais populares são as versões 1.1 e 2.0, a primeira (1.1) permite alcançar, no máximo, taxas de transmissão de 12 Mb/s, enquanto que a segunda(2.0) pode oferecer até 480 Mb/s.

Em Novembro de 2008 são anunciadas as especifições para a revisão 3.0 e, tem como principal característica, a capacidade de oferecer taxas de transferência de dados de até 4,8 Gb/s (gigabits por segundo).

USB2.03.0
Velocidade480Mb/s4,8Gb/s
Corrente500mA900mA
Plug and Play(1)SimSim
Hot-swappable(2)SimSim
Compatibilidade(3)SimSim

(1)Permite ligar e usar.
(2)Permite ligar e desligar dispositivos sem necessidade de desligar o dispositivo.
(3)Compatibilidade com versões USB anteriores.

Ligações dos Cabos USB 3.0 A

Os conetores e tomadas USB 3.0 são parecidos com os 2.0 mas não são iguais. Os cabos da tecnologia USB 3.0 são compostos por nove fios e os cabos USB 2.0 utilizam 4. As fichas (conetores) USB 3.0 têm contatos para os fios adicionais. Se, um dispositivo USB 2.0 for ligado a uma tomada USB 3.0, usará apenas os contatos frontais do conetor.

SuperSpeed standard A pinout

conetor USB 3.0 A
USB 3.0 A

USB 3.0 A StandardPlug
1VBUSRedpinout USB 3.0 A
2D-White
3D+Green
4GNDBlack
5StdA_SSRX-Blue
6StdA_SSRX+Yellow
7GND_DRAINGROUND
8StdA_SSTX-Purple
9StdA_SSTX+Orange
ShellShieldConnector Shell

USB 3.0 A ligação periferico

SuperSpeed standard B pinout

conetor USB 3.0 B

USB 3.0 B

USB 3.0 B StandardPlug
1VBUSRedpinout USB 3.0 B
2D-White
3D+Green
4GNDBlack
5StdA_SSRX-Blue
6StdA_SSRX+Yellow
7GND_DRAINGROUND
8StdA_SSTX-Purple
9StdA_SSTX+Orange
ShellShieldConnector Shell

USB 3.0 B ligação periferico

Por isso, dentro de pouco tempo, um simples Cabo USB vai ser suficiente para não só ligar o nosso disco rígido como também carregar a bateria do nosso portátil.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

4 respostas

  1. Veran esque estoy ahorrando y me la pienso comprar

    rocesador Intel core i7-3770 a 3.90 GHz- Placa base Gigabyte con tecnologia USB 3.0 y chipset intel 277- Windows 8- 8 gigas de ram- disco duro de 2 terabytes- Tarjeta grafica Nvidia geforce gtx650 2gb DDR5Monitor 1920x1080p

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.