Burótica – sabe o que é?

Burótica é o ramo das Tecnologias da informática e comunicação que se, ocupa do funcionamento de um escritório, em todas as suas vertentes e em todas as suas capacidades.

Burótica é o conjunto de meios e métodos aplicados às actividades de escritório que tratam informaticamente informações escritas, visuais ou sonoras.

O termo “ Burótica ” apareceu pela primeira vez em 1976 (como tradução da expressão inglesa “Office automation” ), num discurso de Louis Naugès, intitulado “Os sistemas numéricos de informação ”.

Oficialmente, começou a fazer parte da língua francesa, por deliberação da Comissão de Terminologia Informática, a 22 de Dezembro de 1991.

Trata-se de conceber, adaptar e utilizar meios informáticos, devidamente articulados, em escritórios de instituições ou empresas.

Actua no tratamento da informação com que essas instituições necessitam de trabalhar; para tal, podem necessitar de montar redes de computadores, instalar e articular o software necessário para a manipulação da informação em questão, utilizar modems, faxes ou modem-faxes para trocar informação com o exterior.

A Burótica é a aplicação de equipamentos informáticos em ambientes de escritório, com vista à realização das tarefas típicas desses ambientes, como a organização de dados, o processamento de texto, a reprodução de documentos, a transmissão e recepção de informação sob diversas formas e a execução de tarefas associadas à Gestão.

A Burótica recorre vulgarmente às redes de computadores e utiliza software apropriado às suas finalidades

O objectivo da Burótica é fornecer elementos que simplifiquem, melhorem e automatizem a organização das actividades de uma empresa ou grupo de pessoas (gestão de dados administrativos, sincronização de reuniões, etc).

Já que a organização de uma empresa hoje depende cada vez mais da comunicação, a Burótica não pode significar uma simples tomada de notas manuscritas, mas sim compreender as seguintes actividades :

  1. troca de informações
  2. gestão de documentos administrativos
  3. manipulação de dados numéricos
  4. planificação e gestão de agenda
  5. processamento de texto
  6. uma tabela de cálculo
  7. instrumento de apresentação (power point)
  8. uma base de dados
  9. agenda

 

Exemplos de aplicações Burótica:

Descubra a seguir alguns exemplos de aplicações consideradas de burótica e utilizadas por milhares de utilizadores em todo o mundo:

  1. AppleWorks
  2. Corel WordPerfect
  3. IBM/Lotus SmartSuite
  4. Microsoft Office
  5. Sun StarOffice
  6. OpenOffice (“software” livre)

 

Sabia o que era a Burótica ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[3.7 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

2 thoughts on “Burótica – sabe o que é?”

  1. atravez de la internet uno encuentra muchas redes sociales, como hacer para confiar en los amigos, teniendo en cuenta que no tengo muchos, soy desconfiado.
    uno nunca cabe con certesa lo que ahy al otro lado del computador, pero cuando ya con el tiempo se va entablando una relacion, como hacer para no desconfiar de una persona???

  2. Ya cree otra cuenta, pero no puedo acceder desde mi computador, aparentemente tiene mi “IP adress” o algo así.

    ¿Se puede hacer algo al respecto?

    ¿Que tal si reinstalo internet explorer? ¿O si le pido a las empresas publicas que me den otra conexión o algo así?

    Gracias.
    Perdón, formule mal la pregunta; no es que desbaneen mi cuenta. Sino que puedad acceder a otra cuenta desde mi computador.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.