Bad Rabbit: nova ameaça ransomware ataca Rússia, Ucrânia e Alemanha

WannaCry: o ransomware que assolou 300 mil PCs em todo o mundo tornou-se um fantasma a ser perseguido por cibercriminosos. O motivo? Replicar o “êxito” que o malware teve e tirar alguma massa extra com isso. Dessa forma, nasceu o Petya (também conhecido como NotPetya e ExPetr), que ganhou um bom fôlego, mas não repetiu o êxito do WannaCry. Neste momento, um novo ransomware está a aparecer, o Bad Rabbit.

Até o momento, o Bad Rabbit já infectou organizações e organizações na Rússia e na Ucrânia — companhias de meios de comunicação como a Interfax, Fontanka, aeroportos etc —, além da Turquia e Alemanha. Em consonância com a Kaspersky, os cibercriminosos por trás do ransomware exigem 0,05 bitcoins como pagamento para disponibilizar os ficheiros, cerca de 300€.

Não pague ransomware, por favor

Os investigadores da Kaspersky notam que o Bad Rabbit não utiliza exploits, mas infecta PCs por meio dum instalador falso do Adobe Flash. Assim que a vítima instala o ficheiro .exe falso, o PC é criptografado. Por isso, diferente do WannaCry, aqui a “culpa” recai totalmente sobre a vítima, que executa o ficheiro malicioso por conta própria.

Ainda não se sabe se, após o pagamento exigido pelo ransomware, os ficheiros são devolvidos intactos. Exatamente por isso, a máxima “não pague por ransomware”, continua a ser válida.

 

As ajudas para não ter problemas com o Bad Rabbit são as seguintes

Bloqueie execução de ficheiros c:windowsinfpub.dat e c:Windowscscc.dat
Não realize qualquer atualização de programas informáticos da Adobe, ao menos para já
Se utilizar a linha CC, Adobe Cloud, fique offline e não ative o Cloud
Desative o serviço WMI
Realize um cópia dos seus ficheiros
Se infectado, não pague. Não ajude nem incentive os cibercriminosos

Fonte: Tecmundo

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

0 thoughts on “Bad Rabbit: nova ameaça ransomware ataca Rússia, Ucrânia e Alemanha”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.