Atenção: decoberto novo virus do Facebook

A criminalidade está a aumentar, principalmente a praticada através  da Internet. Nos últimos tempos, são muitas as noticias que têm sido publicadas e que dão conta da prática de crimes praticados no mundo online..

Atenção: decoberto novo virus do Facebook 1

São usados todos o meios ao alcance dos criminosos onde o alvo principal é a banca online mas o engodo começa nos mais ingenuos serviços que podem fazer parte das rotinas sociais dos utilizadores. Um dos mais recentes iscos chama-se If I Die e chega ao utilizador na forma de uma aplicação do Facebook, infectando as máquinas dos utilizadores mais incautos.

Atenção: decoberto novo virus do Facebook 3

Os utilizadores recebem um e-mail no qual  lhes é oferecido a possibilidade de descarregar uma aplicação para o Facebook chamada “If I die” que permite deixar uma mensagem para os seus seres queridos para que o oiçam depois da sua morte.

Contudo, se os utlizadores descarregarem o ficheiro em anexo que está no e-mail, o que provavelmente morrerá será o seu computador, já que será vítima de um ataque combinado que inclui uma infecção de um keylogger e um backdoor.

Atenção: decoberto novo virus do Facebook 5

O primeiro encarregar-se-á de roubar todas as palavras-passe que o utilizador introduza no seu computador, passando-as depois ao criador do malware para que possa aceder a contas bancárias, correio electrónico, página do Facebook, etc. do utilizador infectado.

O backdoor, por seu lado, abre uma porta no equipamento e permite ao ciber-criminoso tomar o controlo do mesmo, permitindo-lhe utilizá-lo com fins maliciosos e, inclusive, tirar fotografias através da webcam se o equipamento tiver uma instalada.

Finalmente, um terceiro componente descarrega no equipamento um falso ecrã do jogo online Steam com o intuito de, se o utilizador tiver conta neste jogo, roubar-lhe também as chaves de acesso.

“Este ataque combinado é muito perigoso já que deixa toda a informação do utilizador ao alcance da mão dos “ciberdelinquentes”, de maneira a que estes possam aceder à suas contas, roubar a sua identidade, roubar dinheiro, etc.”, explica Jocelyn Otero Ovalle, Directora de Marketing da BitDefender para Espanha e Portugal, adicionando: “o mais curioso é que os ciberdelinquentes elegeram como isco uma aplicação que existe na realidade. Seguramente para se aproveitarem da sua popularidade.”

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.