Ataque informático resposável por Internet lenta

Grupo anti-spam colocou um alojador de sites na sua lista negra e este retaliou com um ataque que atingiu a Net pelo mundo inteiro.

hi-cybersecurityf-01360087

Uma “guerra” entre um grupo de anti-spam e uma empresa de alojamento de sites acabou por atingir uma estrutura central da rede, tornando serviços populares como o Nextflix significativamente mais lentos, assim como sítios oficiais governamentais, de bancos ou de empresas, naquele que os especialistas já apelidam do “maior ataque informático de sempre”.

Segundo a BBC, as autoridades já estão a apurar responsabilidades, depois de vários serviços de Internet terem ficado congestionados com spam [conteúdos não solicitados, enviados em massa].

A “briga” começou quando o Spamhaus, grupo anti-spam sediado em Londres e Genebra, adicionou a Cyberbunker, empresa holandesa que aloja sites, à sua “lista negra”, depois desta última só se comprometer a filtrar conteúdos alusivos a pornografia e terrorismo.

Um responsável da Spamhaus frisou ao New York Times que, depois dessa fricção, o grupo anti-spam foi alvo de um múltiplo ataque de mensagens não solicitadas que quebrou o seu serviço de proteção. O ataque acabou por tornar vários sites lentos ou mesmo inacessíveis pelo mundo.

De acordo com especialistas, o mundo foi afetado recentemente pelo maior ataque informático já registrado na história.

A empresa Cyberbunker já veio descartar-se de culpas. Mas um dos seus elementos criticou publicamente a Spamhaus.

“Ninguém deu um mandato à Spamhaus para determinar o que anda e não anda na Internet. É abuso de poder”, frisou Sven Olaf Kamphuis.

Essa semana o mundo se deparou com uma internet mais lenta. O motivo ocorreu após uma disputa entre duas empresas ao qual acabou em um ataque DDoS que impediu servidores DNS de funcionarem normalmente.

A Internet pode ter ficado mais lenta devido a um dos maiores ataque informáticos já visto, que visava um grupo europeu que vigia a rede à procura de spam (lixo eletrónico), revelaram esta quarta-feira especialistas em segurança.

Os ataque tinham como alvo o Spamhaus, um grupo de voluntários sediados em Genebra que publica listas negras de lixo eletrónico utilizado por algumas redes de filtrar e-mails indesejados e levaram a um congestionamento do ciberespaço, que pode ter afetado a Internet em geral, disse Matthew Prince, da empresa de segurança norteamericana CloudFlare.

De acordo com o Spamhaus, a investida começou na semana passada, depois do grupo colocar na sua lista negra o site de acolhimento Cyberbunker, com base na Holanda, que alegou ter sido injustamente rotulado como um refúgio para o cibercrime e o lixo eletrónico, refere a Agência France Press (AFP).

Embora a origem dos ataque não tenha sido identificada, alguns especialistas apontam o dedo ao Cyberbunker, falando numa possível coordenação com cibercriminosos do Leste Europeu.

A CloudFlare, que foi chamada ao caso pelo Spamhaus, disse que os atacantes mudaram de táticas depois da primeira camada de proteção implementada na semana passada.

«Se a internet esteve um pouco mais lenta durante os últimos dias na Europa, esta pode ser parte da razão», disse Matthew Prince, num post do seu blogue.

Um porta-voz da empresa de segurança de rede da Akamai disse à AFP que, com base nos dados publicados, «o ataque foi provavelmente o maior ataque registado».

 

 O que pensa da segurança da Internet ?

 

Não haveria forma de prever e prevenir um ataque como este ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

3 thoughts on “Ataque informático resposável por Internet lenta”

  1. Hola
    Llevo tomandome la pildora yasmin21 desde hace mas de un ano siempre me las tomo a mi hora y las relaciones que tengo con mi pareja son exporadicas pero hara algo de una ano un tio mio se murio de cancer en el estomago y desde alli me afetado bastante por que cada mes que siento cosas raras en la barriga y me pongo a pensar que
    estoy embarazada mi novio esta super agobiado no se que hacer este mes me vino mi regla normal y empeze las pastas el sabado y estoy pensando ya lo mismo hasta siento nauseas la barriga hinchada y acidez no se ¿ si puedo estar embarazada? Ayuda por favor

  2. Hola, yo se que ser Hacker no es algo tan fácil, no es cosa de picar un botón y listo, es invertir tiempo, conocimiento y esfuerzo, ser curioso e imaginativo (lo cual lo tengo), mi problema, la vdd es que soy algo flojo.

    Me gustaría saber como puedo iniciarme en el Hacking, alguien recomienda algún sitio, blog o libro (de redes, programación o algo así para romper paradigmas como ¿quien se ha llevado mi queso? para administración XD). Soy un switcher y tengo una macbook pro con Mac OS 10.6.4, antes era usuario de windows y durante poco tiempo fue un usuario linux, como muchos supondran durante varios años fui usuario Windows ahora probe que mas habia y me gusto lo que encontre.

    ¿por que saber de Hacking?, por que tmb soy informatico formal, y considero que la mejor manera de saber protegerse es saber como nos pueden atacar.

    Saludos y gracias por su tiempo

  3. hola a todos como estan?, necesito esa informacion COMPLETA, para un trabajo de investigacion de histori, por favorr, cuales son los paises MAS afectados por la deuda externa en general??
    5 etrellaaas y 10 ptooosss!
    miil grax..

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.