Ataque informático resposável por Internet lenta

Grupo anti-spam colocou um alojador de sites na sua lista negra e este retaliou com um ataque que atingiu a Net pelo mundo inteiro.

hi-cybersecurityf-01360087

Uma “guerra” entre um grupo de anti-spam e uma empresa de alojamento de sites acabou por atingir uma estrutura central da rede, tornando serviços populares como o Nextflix significativamente mais lentos, assim como sítios oficiais governamentais, de bancos ou de empresas, naquele que os especialistas já apelidam do “maior ataque informático de sempre”.

Segundo a BBC, as autoridades já estão a apurar responsabilidades, depois de vários serviços de Internet terem ficado congestionados com spam [conteúdos não solicitados, enviados em massa].

A “briga” começou quando o Spamhaus, grupo anti-spam sediado em Londres e Genebra, adicionou a Cyberbunker, empresa holandesa que aloja sites, à sua “lista negra”, depois desta última só se comprometer a filtrar conteúdos alusivos a pornografia e terrorismo.

Um responsável da Spamhaus frisou ao New York Times que, depois dessa fricção, o grupo anti-spam foi alvo de um múltiplo ataque de mensagens não solicitadas que quebrou o seu serviço de proteção. O ataque acabou por tornar vários sites lentos ou mesmo inacessíveis pelo mundo.

De acordo com especialistas, o mundo foi afetado recentemente pelo maior ataque informático já registrado na história.

A empresa Cyberbunker já veio descartar-se de culpas. Mas um dos seus elementos criticou publicamente a Spamhaus.

“Ninguém deu um mandato à Spamhaus para determinar o que anda e não anda na Internet. É abuso de poder”, frisou Sven Olaf Kamphuis.

Essa semana o mundo se deparou com uma internet mais lenta. O motivo ocorreu após uma disputa entre duas empresas ao qual acabou em um ataque DDoS que impediu servidores DNS de funcionarem normalmente.

A Internet pode ter ficado mais lenta devido a um dos maiores ataque informáticos já visto, que visava um grupo europeu que vigia a rede à procura de spam (lixo eletrónico), revelaram esta quarta-feira especialistas em segurança.

Os ataque tinham como alvo o Spamhaus, um grupo de voluntários sediados em Genebra que publica listas negras de lixo eletrónico utilizado por algumas redes de filtrar e-mails indesejados e levaram a um congestionamento do ciberespaço, que pode ter afetado a Internet em geral, disse Matthew Prince, da empresa de segurança norteamericana CloudFlare.

De acordo com o Spamhaus, a investida começou na semana passada, depois do grupo colocar na sua lista negra o site de acolhimento Cyberbunker, com base na Holanda, que alegou ter sido injustamente rotulado como um refúgio para o cibercrime e o lixo eletrónico, refere a Agência France Press (AFP).

Embora a origem dos ataque não tenha sido identificada, alguns especialistas apontam o dedo ao Cyberbunker, falando numa possível coordenação com cibercriminosos do Leste Europeu.

A CloudFlare, que foi chamada ao caso pelo Spamhaus, disse que os atacantes mudaram de táticas depois da primeira camada de proteção implementada na semana passada.

«Se a internet esteve um pouco mais lenta durante os últimos dias na Europa, esta pode ser parte da razão», disse Matthew Prince, num post do seu blogue.

Um porta-voz da empresa de segurança de rede da Akamai disse à AFP que, com base nos dados publicados, «o ataque foi provavelmente o maior ataque registado».

 

 O que pensa da segurança da Internet ?

 

Não haveria forma de prever e prevenir um ataque como este ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Entrar na minha conta:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Registar a minha conta:

cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato