Ataque às contas Google por Phishing por SMS

Ataque às contas Google por Phishing por SMS 1

Um novo e engenhoso ataque de phishing por SMS está a tentar apoderar-se de contas da Google, e será conveniente estar a par do mesmo para evitar cair nesta artimanha.

A maioria dos ataques de phishing conseguem ser encontrados com relativa facilidade, mas o real perigo está naqueles que conseguem convencer os utilizadores de que são reais; ou ao menos criar a incerteza de que podem ser reais e que, combinados com outros factores do momento (estar ocupado com outras coisas) sejam suficientes para fazer a pessoa tornar-se vítima destes ataques.

Neste ataque, a potencial vítima recebe uma mensagem por SMS que indica que foi pedido um reset de password à a sua conta da Google – indicando o o seu endereço de email correcto – algo que, só por si, já será suficiente para preocupar a maioria dos utilizadores; e pedindo que se responda com um STOP no caso de não se tratar dum pedido válido.

Quando a pessoa responde com o STOP, recebe de seguida outro pedido para introduzir o código de confirmação que receberá no o seu smartphone, para efectuar o suposto bloqueio do reset de password.
Ataque às contas Google por Phishing por SMS 3
Ora, por esta altura já os utilizadores mais atentos perceberão que na verdade se trata dum ataque que tenta subverter o processo de recuperação de password, transformando os passos para esse reset na própria vertente de ataque. Temos um atacante que, sabendo o endereço de email e o telefone da vítima, inicia ele próprio o processo de fazer reset da password da conta da Google, a tentar convencer a vítima a ceder-lhe o código que a Google enviará para o utilizador lícito.

Caso a pessoa envie o código, o atacante fica com o código de confirmação que lhe permitirá prosseguir com o processo de recuperação de password… o que não será nada desejável.

Importa ter especial cuidado com tudo o que se tente fazer passar por  mensagens alarmistas ou que peçam qualquer tipo de informação; e acima de tudo, formar as pessoas que potencialmente podem ser mais vulneráveis a este tipo de ataques. À medida que a nossa vida vai ficando muito mais “digital”, o acesso às nossas contas principais torna-se muito mais crítico e com efeitos potencialmente devastadores caso seja perdido.

Fonte: Abertoatedemadrugada

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.