As redes sociais isolam-nos cada vez mais

Antigamente quando uma pessoa vivia isolada, não fazia amigos… era chamada de “bicho do monte”. Hoje surgiu um novo “bicho do monte”, aquele que não larga a Internet, mais precisamente as redes sociais que cada vez mais nos tornam anti-sociais.

As redes sociais isolam-nos cada vez mais 1

Isto é o que acreditam os psicólogos do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), que dizem que a constante comunicação nas redes sociais está a acabar com o contacto pessoal entre os seres humanos.

A psicóloga Sherry Turkle afirma que o sacrifício das conversas reais tem sérias consequências nas nossas relações e emoções. A possibilidade de poder mexer nas mensagens enviadas via SMS, email ou em redes sociais, por exemplo, é uma forma de nos proteger e mostrar apenas o que queremos ser.

Dislike.

Ela acredita que as conversas em redes sociais são artificiais se comparadas às reais. “Quando a conversa é em tempo real não conseguimos controlar o que vamos dizer”, afirma. Assim, mostramos quem realmente somos, e não quem queremos ser.

Isso cria uma situação que nos tornará mais exigentes com a tecnologia do que com os outros. Segundo Turkle, a longo prazo a tecnologia vai criar um programa parecido com o Siri que vai oferecer “companhia sem as exigências da amizade”. Ou seja, não precisaremos mais dos amigos reais – teremos um programa que fará quase a mesma coisa.

E o que fazer para acabar com isso? A psicóloga não acredita que voltar à era pré-smartphones seja a solução. Em vez disso, Turkle acha que devemos tomar consciência da forma como nos relacionamos com a tecnologia e criar alguns espaços em que deixamos ps nossos dispositivos fora, para nos comunicarmos como antigamente.

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato