As criptomoedas matam, diz Bill Gates

Bill Gates

As criptomoedas “estão a matar directamente pessoas”, diz o fundador da Microsoft, Bill Gates, referindo-se à forma como as moedas digitais como a bitcoin são usadas para comprar drogas como opiáceos sintéticos.

De acordo com Bill Gates, o anonimato garantido nas transacções com as criptomoedas possibilita que sejam usadas para financiar o terrorismo e lavar dinheiro . O comentário foi criado durante um ask me anything no Reddit.

“ A principal característica das criptomoedas é o o seu anonimato . Não acho que seja algo positivo. É bom que um governo seja capaz de identificar movimentos de lavagem de dinheiro, ataque fiscal e financiamento do terrorismo”, afirmou.

“Actualmente, as criptomoedas estão a ser usadas para comprar fentanil e outras drogas. É uma tecnologia que causa directamente mortes . E acho que as ondas especulativas em torno destas moedas são muito arriscadas para quem entra aposta nelas”, afirmou o fundador da Microsoft.

As criptomoedas, que só existem virtualmente, são códigos digitais armazenados em “carteiras digitais” num telemóvel ou PC. Cada transacção é mantida num registo público, a blockchain , o que impede que alguém gaste uma moeda que não seja a sua.

Para obter estas moedas, é possível comprá-las com dinheiro a pessoas ou organizações que lançam as suas próprias moedas virtuais, recebendo pagamentos por produtos ou serviços, ou realizando uma actividade conhecida como mineração , que traduz-se em validar transacções com criptomoedas.

O valor destas moedas deriva da disposição das pessoas em trocá-las por bens e serviços reais. A a sua valorização atual levou diversos governos em todo o mundo a olhar com mais atenção para o o seu impacto na economia e na vida dos cidadãos.

Ainda que a tecnologia blockchain, na qual são baseadas, seja alvo de elogios frequentes, há preocupações quanto aos seus efeitos económicos e ligações ao crime digital – nomeadamente em lavagem de dinheiro. O Tesouro britânico investiga actualmente, por exemplo, as repercussões do utilização destas moedas.

Críticas e roubo
Gates não é o primeiro a censurar as criptomoedas e a especulação em torno delas. O investidor Warren Buffet também já afirmou que esta excitação “acabará mal”.  Também Steve Wozniak , co-fundador da Apple, mostrou esta semana que teve sete bitcoins que foram roubadas numa operação .

“Alguém as comprou com um cartão de crédito falso, e depois cancelou o pagamento. Foi assim, simples”, explicou numa entrevista na Índia. Naquele momento, aquelas sete bitcoins valiam menos de 5000 dólares. Hoje, o o seu valor superaria os 70 mil .

“A blockchain identifica quem tem uma bitcoin, mas isso não quer dizer que não possa haver fraudes”, acrescentou Wozniak – que porém tinha atrás, em outubro de 2017, sustentado que as bitcoins são mais rentáveis que ouro ou prata .

(dr) Bill Gates

Os comentários de Bill Gates no Reddit não foram bem recebidos por quem participava no debate.

Também Bill Gates nem sempre proferiu palavras duras contra a bitcoin. Em 2014, em entrevista à Bloomberg, afirmou que a criptomoeda era “melhor do que dinheiro”. Neste momento, porém, o empresário defende que, ao contrário do dinheiro, as criptomoedas podem ser usadas remotamente, o que dificulta o o seu controlo.

Os comentários de Gates no Reddit não foram bem recebidos por quem participava no ask me anything. Alguns criticaram o milionário, a dizer que está mal informado sobre a tecnologia e que precisa de estudar melhor a questão. Outros acusam Gates de estar a tentar influenciar o mercado com as suas críticas .

O fundador da Microsoft criticou também duramente outras tecnologias que considera demasiado arriscadas. Gates sustenta, por exemplo, que o Hyperloop, sistema ultraveloz de transporte com cápsulas que Elon Musk está a desenvolver, “não é um conceito que faça muito sentido, porque é complexo torná-lo seguro”.

Gates vê com bons olhos outras coisas , como a automatização , que “está a impulsionar a indústria desde a Revolução Industrial”, mas prevê tempos turbulentos para a economia global. De acordo com Bill Gates, apesar de não ser possível prever quando ocorrerá, “ é certo” que haverá outra crise financeira ” como a de 2008.

Fonte: ZAP

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.