As 10 coisas que não nos ensinam na faculdade

Décadas após décadas, o pessoal que já tem alguns anos a mais de experiência tem a impressão de que a geração atual continua a cometer os mesmos erros (e mais alguns) que as gerações anteriores e com isso deixa passar diversas oportunidades.

É importante lembrar que isto além de ser natural, continuará repetir-se por muito e muito tempo – faz parte da evolução natural – e apesar da grande massa desperdiçar as oportunidades, haverão sempre aqueles poucos que conseguirão identificar oportunidades onde a grande maioria vê problemas. Aqui vão então 10 dicas chave para aproveitar este momento de preparação, a faculdade:
 

1. A faculdade é apenas o início

Por mais difícil que aquela prova possa ser e por mais “crica” que aquele professor possa ser, nada se compara ao mercado. Na vida real as pessoas são cobradas por resultado. Enquanto na faculdade não entregar um trabalho é um pequeno deslize, na vida real as complicações podem ser muito mais complexas.
 

2. Aproveite as oportunidades

Diariamente somos “agraciados” com diversas oportunidades tanto profissionais quanto pessoais. Situações que muitos vêem problemas, outros vêem como oportunidades e estas devem ser aproveitadas. Um típico exemplo é uma apresentação em grupo. Enquanto a maioria não irá querer ir lá na frente apresentar o trabalho, alguns poucos verão isto com uma oportunidade para “treinar” apresentações.
 

3. Conheça e seja conhecido

Tão importante quanto conhecer as pessoas é ser conhecido pelas mesmas. Procure manter um networking sadio e ético. Na faculdade isto é mais fácil pois os conflitos de interesse são menores. Se envolta em iniciativas acadêmicas e se destaque. Seu próximo empregador pode ser um professor ou até mesmo o aluno do lado que pode ter achado interessante o jeito que você colocou uma determinada situação.
 

4. Não deixe as coisas para a última hora

Está iniciativa você deve seguir a vida toda. Nunca deixe as coisas para a última hora. Você pode ter que entregar seu TCC hoje e sua impressora simplesmente parar de funcionar. Procure resolver as coisas o quanto antes.
 

5. Saia da média

Se você está na média e a média é 5, então quer dizer que você está bem melhor que os que tiraram 1, mas também muito pior que os que tiraram 10. Você deve sair da média, deve procurar se destacar e isto pode ser feito de várias formar como em uma apresentação de trabalho, em uma discussão, em uma situação que exija liderança, enfim, o ponto central é que você deve sair da média, e se possível, aumentar a mesma.
 

6. Certificação é importante, mas experiência conta muito mais

Dias atrás, quanto estava discutindo sobre um programa de certificação em uma faculdade daqui da região, deixamos bem claro que a empresa iria contratar os melhores e não os certificados. Se os melhores também tiverem certificados isto seria diferencial para a contratação, mas precisávamos de “gente de resultado”. É assim que as empresas pensam, é muito bom se certificar, mas mais importante que isto é ter o conhecimento, experiência e produtividade.
 

7. Procure um estágio o mais rápido possível

A faculdade é uma excelente oportunidade para se conhecer o que existe e pode ser feito, mas “por causa da média”, infelizmente a grande maioria dos cursos não pode se dar ao luxo de se aprofundar mais. Para isso existem os estágios. No estágio você terá experiência com situações reais do dia-a-dia como por exemplo ter que entregar um sistema para um cliente em 5 dias quando é um trabalho de 10. Procure um estágio o quanto antes e aproveite o momento para aprender mais e mais.
 

8. Aprenda o que é importante para o mercado

Infelizmente os assuntos “da moda” demoram um pouco para serem incorporados aos curriculuns dos cursos. Você por acaso já viu na grade curricular de um curso de TI matérias como desenvolvimento para iPad, Sharepoint e Redes Sociais? Bom… não é porque não é ensinado que você não deve ir atrás e aprender. Conhecimentos assim podem ser o grande diferencial para uma contratação. Aliás uma das melhores contribuições das faculdades é “ensinar como aprender”.
 

9. Ouça a voz da experiência

Lembre-se que os mais velhos já passaram por diversas situações, acertaram algumas e erraram outras e aprenderam com seus erros. Procure aprender com os mais experientes pois isto pode reduzir consideravelmente sua curva de aprendizado e se tornar uma pessoa melhor pessoalmente e profissionalmente.
 

10. E talvez a mais importante: Aproveite!

Por mais difícil que a faculdade possa parecer, no futuro você sentirá saudades destes tempos perto dos desafios bem mais complexos que terá de lidar. Você não precisa ter as melhores notas, mas precisa (e deve) ser o melhor e mais preparado profissional para nas situações do dia-a-dia  e isto você conseguirá aproveitando as oportunidades.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.