Apple pune aplicações que abusam da lista contatos

Após o caso Cambridge Analytica, algumas organizações movimentam-se para não serem as próximas relacionadas com situações parecidas. Uma delas é a Apple, que definiu limites para as aplicações que podem aceder à sua lista de contatos.

A partir deste momento, as diretrizes da empresa deixam claro que os programadores não podem criar bases de dados e perfis a partir da lista de contatos. Além disso, não será permitido comercializar ou distribuir esses dados a outras organizações.

Os aplicações ainda podem pedir o consentimento aos utilizadores para acederem à lista, mas deverão indicar qual será a finalidade. Se por ventura surgir uma nova utilização para as dados, será necessário pedir uma nova autorização. Quem violar as novas regras, poderá ser banido da App Store.

A revisão da Apple também pode prejudicar o Onavo que é uma VPN controversa do Facebook que recolhe muitos dados dos utilizadores. Isso porque o texto promete banir os serviços que “recolhem dados das aplicações que estão instaladas no equipamento com objetivos de análise, publicidade ou marketing”.

Hoje em dia, já existem formas para impedir a recolha de dados doutras aplicações. Porém, o Onavo analisa o consumo de dados de cada plataforma, o que passará a ser proibido. A VPN do Facebook ainda está disponível na App Store, mas não seria uma surpresa se ela fosse removida.

Apesar das alterações, a Apple não poderá fazer muito a respeito dos dados que já foram obtidas pelas aplicações. A limitação é válida apenas para os dados que forem acedidos daqui para frente. Porém, pode ser uma boa altura para rever as permissões de alguns serviços que tem instalados.

Fonte: Bloomberg, Gizmodo.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.