Apple patenteia método de carregamento através do router Wi-Fi

O futuro, segundo a Apple, deve ter menos carregadores e docking stations do que atualmente. A empresa liderada por Tim Cook conseguiu esta semana o registo de uma patente para a tecnologia que vai permitir construir routers domésticos com capacidade de carregar equipamentos, sem qualquer fio.

O documento foi apresentado em outubro de 2015, mas só agora o departamento que gere as patentes nos EUA deu luz verde. O router irá usar antenas para duas frequências e dupla polarização para localizar os dispositivos, focar aí o sinal e transferir energia numa série de frequências, incluindo rede celular (700 a 2700 MHz), Wi-Fi (2,4 a 5 GHz) e ondas milimétricas (de 10 a 400 GHz), noticia a ZDNet. A Apple não revelou se está a desenvolver um router capaz de fornecer Wi-Fi gigabit e energia em simultâneo.

A Universidade de Washington tinha desenvolvido um projeto com um conceito semelhante, mas, durante os testes, a equipa percebeu que a emissão de sinal de Wi-Fi não é constante e contínua e, quando esta para, a voltagem cai e o sensor perde capacidade para voltar a funcionar corretamente.

Há várias empresas a trabalhar em sistemas semelhantes, mas a entrada da Apple pode acelerar o processo e dinamizar o segmento, embora ainda não haja datas concretas sobre a chegada de um produto ao mercado.

Fonte: Exame Informatica

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.