Apple afirma que iCloud não foi comprometida, mas você deve alterar a sua password já

A segurança da iCloud está de novo em causa, após um grupo de hackers Londrinos (Turkish Crime Family) ter exigido um resgate para não colocar online os detalhes dos utilizadoresque possuem. A Apple nega que os seus servidores tenham sido hackeados, mas a história é mais complicada que isso.

Segundo a Apple, os dados roubados serão do hack ao LinkedIn em 2012. O grupo de hackers forneceu entretanto um grupo de dados de utilizador ao siteZDNET, que confirmou tratarem-se de passwords legítimas.

No entanto, do grupo de 54 pessoas, o site só conseguiu chegar a um grupo mais restrito de indivíduos ainda registados no iMessage, dos quais dez confirmaram a veracidade das passwords. Estas teriam cerca de 5 anos e estavam em utilização desde o início das contas.

Portanto, nesta fase o que é possível assumir é que os servidores da iCloud não foram comprometidos. No entanto, a fuga poderá ter acontecido alguns anos, ou por outras vias, já que pelo menos três utilizadores não indicaram ter usado os mesmos dados para mais nenhuma conta.

A teoria mais provável é que as passwords comprometidas possam se comuns a outros serviços ou redes sociais que, ao serem comprometidos, permitiam ao grupo chegar aos dados da iCloud. Este é um dado comum: as passwords são frequentemente recicladas entre serviços e ao fim de algum tempo sem utilização.

A Apple não estará, então, a mentir quanto aos servidores não terem sido hackeados. Apesar disso, poderão existir muitas contas da iCloud comprometidas por outros métodos. Para um grupo dedicado não é difícil pegar numa password e começar a injectá-la noutros serviços até encontrar aqueles onde ela funciona.

Esta é uma verdade tanto para a iCloud, quanto para qualquer outro serviço. Por isso, mesmo que a iCloud esteja segura, quem tem uma password com já algum tempo poderá pensar em a alterar. É de facto recomendado que o faça o quanto antes.

Nos serviços que disponham de autenticação de dois factores, é igualmente útil que adiram ao processo.

Fonte: Tekgenius.pt

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.