Aplicações portuguesas para Windows 8

Aplicações para o novo Windows 8 são desenvolvidas para tirarem proveito da nova interface de utilização, que é uma das mudanças mais radicais trazidas pelo novo sistema. Em Portugal, empresas como a EDP, a Caixa Geral de Depósitos, o BES, o Continente, a Brisa e o Meo já desenvolveram aplicações.

apps1-540x301

Também os media estão presentes na loja do Windows – é o caso do PÚBLICO, da “RTP”, da revista “Sábado”, da “TVI” e do “Record”. Há também aplicações criadas por programadores individuais.

Ao todo, “são dezenas” de aplicações portuguesas disponíveis para o dia do lançamento, adiantou na apresentação a responsável pelo Windows em Portugal, Rita Santos, que não conseguia especificar números, sendo esperadas mais aplicações ao longo das próximas semanas.

Com o lançamento do novo Windows 8 a Microsoft quer “reinventar” a forma de utilizar o computador, mas também entrar definitivamente na era das aplicações, que já se mostrou um conceito vencedor para equipamentos móveis e que contagia os PCs pela facilidade de pesquisa e instalação do software.

O interesse em dinamizar o ecossistema de aplicações fez com que a Microsoft Portugal colocasse um ênfase especial no incentivo e apoio a parceiros para desenvolverem aplicações compatíveis com o novo sistema operativo.

O modelo das aplicações compradas em lojas online, por valores normalmente reduzidos ou em “modo gratuito”, pode mesmo a ditar o fim da era do software em pacote como o conhecemos nas últimas décadas e a Microsoft não quer ficar de fora desta nova revolução. Sobretudo porque com o Windows RT nada pode ser instalado nos tablets sem passar pela loja oficial.

Neste cenário, a Windows Store é o centro de toda a ação. Quem já tem o novo sistema operativo instalado pode (e deve) recorrer à loja para “artilhar” o ambiente de trabalho à sua maneira, e entre as milhares de opções começam a surgir um número interessantes de aplicações portuguesas, numa oferta que já é significativa.

O resultado mede-se em mais de uma dezena de aplicações que agora se estreiam na Windows Store, e que colocam à disposição dos utilizadores portugueses um conjunto de funcionalidades e conteúdos que pode causar “ciúmes” em alguns mercados. Foi esse mesmo o comentário de Philipe Rogge, o novo diretor geral interino da Microsoft, que garante ter mostrado as aplicações aos seus colegas da Bélgica, perguntando porque não conseguiam fazer o mesmo no país.

As aplicações portuguesas estiveram em destaque no lançamento do sistema operativo na sede da Microsoft Portugal, apontamos as mais relevantes, que podem fazer a diferença na utilização diária de um computador e/ou tablet Windows 8.

Entre as aplicações para gerir as finanças pessoais existem várias ofertas, desde o acesso à conta da CGD ou do BES à gestão da tesouraria de uma empresa com o InvoiceXpress. Qualquer uma das aplicações já tinha versões para outras plataformas móveis, mas tiram partido do interface do Windows 8 para apresentação da informação e partilha de dados.

A app Caixadirecta foi desenvolvida pela Innovagency e permite o acesso a consultas, transferências, pagamentos e operações com cartões, mas também faz a ligação ao gestor online de finanças e o PAP (estímulo e facilitação da poupança). Com o Windows 8 a aplicação integra partilha da informação e pesquisa no Bing.

O BES também tem as sua aplicação de homebanking no Windows Store – e garante que foi a primeira de uma instituição financeira a ser aprovada. O BES Finanças Pessoais permite aos clientes do banco fazer a gestão do seu orçamento familiar, acompanhando a evolução das despesas e receitas da família, à semelhança do que acontece no site, e garante a consistência dos dados e configurações entre as duas plataformas.

Ainda falando de dinheiro, mas numa perspetiva mais “empresarial”, o InvoiceXpress trouxe para o Windows 8 as funcionalidades que já tinha para Windows Phone 7 e para iOS. A aplicação é gratuita para quem já usa o software de faturação da Rupeal e permite gerir a informação de faturas emitidas, tesouraria e clientes devedores, sempre usando um interface intuitivo e simples para facilitar a análise dos dados.

Mas nem só de finanças vivem as aplicações para Windows 8, e não faltam no “pacote” informação, entretenimento e até educação. Neste domínio a aplicação da Porto Editora permite o acesso ao dicionário através de pesquisa, mas também a curiosidades como um Top de Consultas e a Palavra do Dia.

A aplicação estará disponível para download gratuito a partir de 31 de outubro e junta-se às soluções de aplicações para iOS, Android, Kindle e Windows Phone 7.

Saltando para a informação e entretenimento, pode contar com uma aplicação do Meo, mas também com a presença da RTP e da TVI, que replicam nas aplicações do Windows 8 conteúdos que já têm online e noutras plataformas.

O Meo Go! permite a visualização, em direto, de canais de TV e filmes do videoclube, desde que seja cliente do serviço de televisão por subscrição da Portugal Telecom, como já acontecia nos computador e nos smartphones iOS e Android.

Nas revistas e jornais pode encontrar a Banca do SAPO, mas também o Público e a Sábado, assim como o jornal Record. Na app do Público está assegurado o acesso às notícias, a possibilidade de guardar nos favoritos e de partilhar o link por email ou nas redes sociais, desde que estejam configuradas na conta.

Mais “saborosa” é a proposta do Continente que traz para a Windows Store mais de 300 receitas em vídeo e outras tantas em texto. A aplicação funciona de forma semelhante à que existe para outras platafor,as permitindo seleccionar as receitas por ingrediente, por chef ou por preferência dos utilizadores, existindo ainda uma secção de sugestões.

De entre as aplicações disponíveis deixamos ainda uma referência à EDP Mobile, que tem agora uma versão mais completa para Windows 8, com acesso a informação relevante do contrato com a empresa e nível de gás e electrividade, facturas e a possibilidade de comunicar leituras – por enquanto só do contador da electricidade.

Se faltar a energia, e desde que haja bateria, pode ainda despistar as avarias com a função “Estou sem luz” que facilita o processo de identificação dos problemas e permite um melhor atendimento do apoio técnico.

No caso de falta de energia, a função “Estou sem luz” acompanha-o no despiste da avaria e, se necessário, fornece dados os dados necessários para um melhor atendimento telefónico do apoio técnico.

Chef Online é uma App lifestyle  na qual é possível aceder a mais de 300 receitas em vídeo e mais de 300 escritas que constituem a plataforma online. A aplicação permite selecionar as  receitas por ingrediente, por chef, por top de mais vistas, aceitar uma sugestão dos nossos Chefs e criar as suas favoritas. O utilizador detém total controlo na visualização e acompanhamento de cada receita, podendo navegar passo a passo, adicionar notas escritas e comprar os produtos na Loja Online. Encontrar a loja Continente mais perto de si é fácil através de georeferenciação.
Para além do site, o Chef Online está também presente no youtube e no Facebook https://www.facebook.com/chefonline

CTT é uma App que permite aos utilizadores acompanharem o percurso de uma encomenda nos Correios de Portugal.  Os CTT têm-se pautado pela modernização constant e acompanhamento das últimas tendências e tecnologias, tendo introduzido serviços diferenciadores como o Correio Verde, etc. Esta App explora as funcionalidades básicas do Windows 8 ao nível da navegação, visualização, partilha e pesquisa.

A RTP é a primeira empresa portuguesa no setor dos Media a ter disponível uma aplicação para o novo sistema operativo da Microsoft, o WINDOWS 8. Depois de em agosto a aplicação ter sido oficialmente certificada e disponibilizada aos early-adopters, agora com o lançamento mundial do Windows 8 todos os utilizadores poderão aceder às emissões em direto e às notícias da RTP.

A contínua aposta na inovação tecnológica da RTP para distribuição dos seus conteúdos junto das novas audiências é alargada com a disponibilização grátis daquela que é uma das primeiras aplicações nativas desenvolvidas em Portugal para o novo Windows 8©, disponível para computadores pessoais, tablets e outros dispositivos assentes no sistema operativo da Microsoft, o mais utilizado mundialmente.

A App Sage Media & News vai agrupar os diferentes tipos de informação e apresentar de forma categorizada em grandes grupos: Notícias, Artigos de Opinião e Notificações de Atualizações. Toda a App vai utilizar o modelo LiveTiles do Windows 8 que apresenta as principais novidades, para captar a atenção do utilizador, enquanto as Tile mostram os resumos dos conteúdos atuais, que ainda não tenham sido consultados.

Rita Santos, gestora do Windows, escusou-se a precisar o número de aplicações já disponíveis, e garantiu que este está a crescer todos os dias. “Esperamos que muitas mais estejam disponíveis nos próximos meses”, adiantou aos jornalistas.

Entre os parceiros que estavam presentes na conferência da Microsoft, a demonstrar as suas aplicações, a impressão geral em relação ao sistema operativo é bastante positiva. A grande maioria foi contactada no último mês e meio e o desenvolvimento das aplicações decorreu nesse período, mas foi fácil, sobretudo com o apoio muito próximo da equipa da Microsoft, como revelou ao TeK Ricardo Fiel, CTO da Rupeal, que desenvolve o InvoiceExpress.

Grande parte dos parceiros já tinha experiência de desenvolvimento de aplicações para o Windows Phone, e a larga maioria tem aplicações para outras plataformas móveis, mas mostraram o entusiasmo com o interface do Windows 8, nomeadamente em relação à interação com o email que se revela útil em várias situações.

Há também muitas novidades a nível internacional, pelo que não faltarão oportunidades de voltar ao tema.

 

Mais aplicações portuguesas aqui

 

Se conhece mais aplicações deixe por favor um comentário

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

4 thoughts on “Aplicações portuguesas para Windows 8”

  1. Boas. Vivo en españa e é impossivel fazer o donwload da app da rpt para windows 8. Tenho 8.1. A questão é que nem sequer aparece. Tens alguma solucão??¿¿

    Obrigado

  2. Quisiera saber si la descarga de microsoft office en taringa te pide una clave de series para poder utilizarla?

    Gracias

  3. Pues por mi parte, creo que si. Por que Vista es un medio fracaso y además ya están saliendo y hay cosas iguales y mejores que Microsoft.
    ¿Que opinas?

  4. pero porfavor no me digan ve a microsoft y bajala porque ya lo intente denme el link si pueden para bajarla de una vez, y tampoco me digan que espera a que las baje las actualisaciones automaticas, gracias

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.