Aplicação para evitar pórticos das portagens

Uma empresa da Covilhã criou um programa para telefones que indica ao condutor de um automóvel como fugir aos pórticos de portagem na autoestrada da Beira Interior, explicou um dos criadores à agência Lusa.

A aplicação com o nome «A23 evitar pórticos » foi desenvolvida pela firma Estrela Sustentável, funciona em dispositivos iPhone e custa 79 cêntimos, referiu David Ferreira, programador.

Hoje em dia é uma urgência ser comedido nos gastos, ser inteligente a comprar e, acima de tudo, ter cuidado com despesas. Foi neste sentido que a equipa responsável pela app A23 Evitar pórticos desenvolveu esta aplicação.

As SCUTS, e principalmente as portagens que foram colocadas nessas vias, são um dos gastos que delapidam os orçamentos dos portugueses e infelizmente muita gente não consegue evitar os pórticos … a não ser que existam alternativas bem definidas para que não percam os utilizadores tempo e dinheiro na sua utilização.

Se é um utilizador da A23 então esta app é para si!

O telefone emite sinais sonoros dois quilómetros antes de cada saída que é preciso seguir para evitar pórticos na autoestrada.

Depois, indica num mapa, no visor do telefone, uma estrada alternativa e emite outro aviso quando já é possível voltar à A23, sem pagar portagens.

A empresa está a desenvolver o mesmo programa para a autoestrada A25, entre Aveiro e Vilar Formoso, e vai disponibilizar versões para dispositivos móveis que funcionem com a plataforma Android.

David Ferreira e Alexandre Silva, programadores, criaram a aplicação para pouparem dinheiro nas viagens a Lisboa e só depois se lembraram de a vender ao público.

«É também uma forma de protesto» contra o pagamento de portagens, sublinha David Ferreira.

O programa já conta com mais de 200 utilizadores e os criadores acreditam que o número vai crescer no inverno, sobretudo no Natal, época em que mais pessoas visitam a Serra da Estrela.

A empresa Estrela Sustentável dedica-se ao desenvolvimento de programas para computador e dispositivos móveis.

 

Evitar pórticos – A23

É uma aplicação nativa para iPhone que utiliza mapas Bing da Microsoft e os guarda em memória – ou seja, durante a viagem é necessário ter GPS ativo, mas o programa dispensa ligação à Internet, desde que os mapas tenham sido carregados.

Android: Download

iPhone: Download

 

Evitar pórticos – A25

Viaje por troços gratuitos das Ex-SCUT’s, e estude alternativas aos troços pagos Viaje pelos troços gratuitos da autoestrada A25 (em Portugal), e estude alternativas aos troços pagos.

A25 Evitar Pórticos ajuda-o a planear a sua viagem, utilizando a A25 nos troços onde não existem pórticos e recomendando alternativas para os troços que não são gratuitos.

Android: Download

iPhone: Download

 

O que pensa desta aplicação para evitar os pórticos ?

 

Deveria ser alargada a outras autoestradas?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

3 thoughts on “Aplicação para evitar pórticos das portagens”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.