Apenas 3% dos profissionais de TIC são mulheres

O número de mulheres que abandonam uma carreira nas TIC também é elevado, o que contribuirá para o reduzido número de mulheres em cargos de chefia neste sector. Só 19,2% dos trabalhadores nesta área têm uma mulher como chefe, uma média que sobe para os 45,2% no resto dos sectores.
iStock_000018132634Large
Os números são de um estudo patrocinado pela Comissão Europeia, onde também se conclui que mais mulheres nas TIC aumentaria o PIB em 9 mil milhões de euros.
O número de mulheres que escolhem as áreas da tecnologia para uma licenciatura fica assim significativamente abaixo do número de homens que fazem esta opção: 95 por cada mil e no mundo do trabalho a relação é ainda pior.

EleAndEleEngSchoolpic

Apenas quatro em cada mil mulheres com formação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação acaba efetivamente por trabalhar no sector.

Para alterar os números a CE propõe um conjunto de medidas, que passam pela renovação da imagem do sector junto do sexo feminino; melhoria das condições de trabalho e facilitação do acesso a capital para apoiar o lançamento de novos projetos.

workinglady

Nas contas realizadas pelos autores do estudo conclui-se que se “as mulheres ocuparem postos de trabalho digitais em paridade com os homens, o PIB europeu poderá aumentar anualmente cerca de 9000 M€”.

A justificar estas conclusões indica-se que as organizações com mais mulheres na hierarquia garantem maior rendibilidade de capital próprio 35% acima do conseguido em organizações equivalentes, mas onde a liderança é dominada por homens. Acontece o mesmo em relação à rendibilidade para os acionistas, que tende a ser mais elevada (34 % superior).

laptop girl

A CE também sublinha que as mulheres empregadas no sector das TIC têm salários 9% acima da média – comparativamente a outros sectores -, para além de estarem integradas num sector em crescimento, que em 2015 será responsável por 900 mil postos de trabalho.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.