Use o seu Android para videovigilância

Todas as aplicações que consigam agregar funcionalidades de outros dispositivos são sempre interessantes. ODroidcam transforma o Android numa webcam sem fios que pode usar livremente no computador. A aplicação foi desenvolvida pela Dev47 (www.dev47apps.com), e já está disponível no Market.


O Droidcam consegue ligar-se ao computador através da rede WiFi ou por cabo USB (em ADB Bridge). Para funcionar é preciso  instalar um software cliente no desktop, Linux ou Windows.  

A interface da aplicação podia ser melhor, mas nada que interfira no seu bom funcionamento. Não exige grandes configurações, se deixar tudo como padrão funciona perfeitamente. As funcionalidades da versão Gratuita são: manter o telefone sempre ‘acordado’, descarregar o brilho do ecã automaticamente, fundo da aplicação escuro e a porta para ligação WiFi.

Como instalar?

Para instalar basta apenas abrir a aplicação no android e aparecerá-lhe logo o IP e a porta.

Do lado do PC, executamos o DroidCam Cliente e indicamos os parâmetros fornecidos pela aplicação para Android.

droidcam_02

Para visualizar o stream, podemos por exemplo recorrer ao incomparável VLC. Depois de instalado, vamos aMedia e escolhemos Abrir Emissão em Rede. Na próxima janela escolhemos o separador Dispositivo de Captura e em Device Selection devemos indicar DroidCam.

droidcam_03

Se tudo estiver operacional, o VLC começará de imediato a apresentar o stream proveniente da Camara do Android. Recordamos que além da Webcam, podemos também obter o captura do áudio, realizada através do smartphone. Para isso deve indicar na aplicação cliente a opção Enable Audio.

É bom lembrar, que este tipo de app depende muito do equipamento que estamos a usar.

Pode não ser um substituto permanente de uma webcam, mas é interessante ver as imagens captadas pelo telemóvel no ecrã do nosso computador sem qualquer cabo. Podendo ser assim usado com dispositivo de video vigilância.

O Droidcam ocupa cerca de 256Kb e não deve ser movido para o cartão SD. Segundo o Market, a versão FREE exige Android 1.6 ou superior, já a versão PRO exige no mínimo Android 2.1.

A versão PRO tem melhores resoluções, ligação por Bluetooth e opção de transformar o android numa IP CAM.

Veja este video do youtube que mostra o Droidcam em ação:

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.