24 Horas

DISPONÍVEIS

Alterar servidores DNS – MEO Vodafone e NOS

Há muitos motivos pelos quais pode querer alterar os servidores DNS do router da sua operadora. Pode ser para implementar um sistema de controlo para os seus filhos, melhorar a segurança da sua rede ou melhorar a velocidade do seu serviço de Internet.

Sim, pode alterar o servidor DNS de toda a sua rede doméstica no seu router sem ter de o fazer individualmente em cada computador, telemóvel ou tablet que se ligam à sua rede.

Se optar por fazer esta alteração ao nível do Router, todos os dispositivos ligados à sua rede de casa utilizarão automaticamente os novos servidores de DNS. Não sendo necessário, portanto, a configuração individual de cada um.

 

MEO e Vodafone

 

1 – Através do seu navegador dirija-se à interface web do seu router, que deverá estar disponível no endereço IP 192.168.1.254, que deverá digitar na barra de endereços. Em alguns routers é necessário o acesso por cabo para aceder a esta.

Caso lhe seja pedido login, deve proceder ao mesmo com o utilizador e password de administrador do router. Caso não saiba o login, é possível que o seu técnico o tenha escrito aquando da instalação. No caso de ser cliente , o login tende a ser utilizador: Administrator e password: 3!play.

 

2 – No menu à esquerda dirija-se a Rede doméstica e em seguida a Interfaces. Deverá ser apresentado uma janela semelhante à seguinte

 

Alterar servidores DNS - MEO Vodafone e NOS 13

 

3 – Siga para LocalNetwork.

 

Alterar servidores DNS - MEO Vodafone e NOS 14

 

4 – Em seguida clique em Configurar. Ser-lhe-á apresentada a seguinte página:

 

Alterar servidores DNS - MEO Vodafone e NOS 15

 

5 – Em Pools DHCP clique em editar na Pool LAN_private.

6 – Em DNS primário e DNS secundário, inscreva o DNS da sua escolha. Para mais informações, por favor diriga-se à secção de perguntas frequentes. No meu caso utilizei o DNS da Google.

 

Alterar servidores DNS - MEO Vodafone e NOS 16

 

7 – Após clicar em Aplicar e reiniciar o router como indicado, estará a usar os seus novos servidores de DNS. Parabéns!

 

NOS

 

O router ZonHub não permite a alteração dos servidores de DNS a contactar para a tradução de um dado domínio.

No entanto, permite definir entradas estáticas de DNS (pares domínio -> IP) que são servidas pelo router, e que substituem as entradas dinâmicas provenientes dos servidores de DNS da .

Não é aconselhável que utilize este método, mas se for um utilizador experiente, deverá seguir os seguintes passos:

 

1 – Através do seu navegador dirija-se à interface web do seu router, que deverá estar disponível no endereço IP 192.168.1.1. Deverá efectuar login com o username: home e password: zonnet.

 

Alterar servidores DNS - MEO Vodafone e NOS 17

2 – Em seguida dirija-se à opção Serviços.

 

Alterar servidores DNS - MEO Vodafone e NOS 18

 

3 – Depois à opção Servidor DNS.

 

Alterar servidores DNS - MEO Vodafone e NOS 19

4 – Adicione ou remova as entradas que pretender, ficando estas instantaneamente activas.

 

 

Provavelmente ficou com algumas dúvidas. Reconhecemos que os processo para um utilizador mas comum não é muito simples.

De qualquer maneira se quiser pode consultar o video a segui onde eventualmente pode conseguir esclarecer mais alguma dúvida que lhe possa ter surgido no nosso tutorial.

 

 

 

Se mesmo assim ficou com dúvidas em como deve proceder para alterar os DNS do router da sua operadora, entre em contacto connosco e talvez possamos ajudar à distância.

 

Conclusões

 

De facto, os DNS desempenham um papel fundamental na velocidade e segurança de acesso às páginas na Internet. Por exemplo, o Cloudflare lançou o seu serviço gratuito de ‘Domain Name Service’ (1.1.1.1) que promete ser mais rápido que qualquer outro.

Para evitar a memorização de endereços de IP, sempre que precisar de aceder a uma página na internet, são utilizados servidores de DNS (Domain Name Service) que redirecionam os nomes pesquisados para os endereços corretos.

Caso esteja a usar o DNS do seu operador, neste artigo ensinar-lhe a mudá-lo no router, para que tenha servidores mais rápidos e seguros.

 

Qualquer dúvida no processo de alteração dos servidores DNS por favor não hesite em nos .

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

RECEBER GRÁTIS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Conteúdo:

Formulário de Contato

Agendar

serviços informaticos ao domicilio

Mantenha-se ATUALIZADO!

Inscreva-se para receber conteúdo EXCLUSIVO:

Brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin